Card image
Capa da Semana
Williams e sua história com o Brasil na Fórmula 1: ligação eterna

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 29/11/2021
  • Atualizado: 29/11/2021 às 6:04
  • Por: Venicio Zambeli

Frank Williams deixou um legado para a Fórmula 1 e para o Brasil. A equipe do dirigente, que faleceu ontem, dia 28 de novembro de 2021, tem histórias, vitórias e título com pilotos brasileiros. Nelson Piquet, Ayrton Senna, José Carlos Pace, Rubens Barrichello e Felipe Massa são alguns dos competidores que pilotaram carros do construtor inglês na F1.

Frank Williams
Capa RACING – Frank Williams – Foto: Williams / divulgação

Confira a lista dos pilotos brasileiros que correram e testaram oficialmente modelos da equipe de Frank Williams na principal categoria do automobilismo mundial:

 

– José Carlos Pace

Pace correu com a equipe de Frank Williams quando ele ainda alugava carros de outros construtores da F1. Foram 11 GPs na temporada de 1972, tendo como melhor colocação um 5º lugar na Bélgica.

Frank Williams
José Carlos Pace – Equipe Williams F1, 1972 – Foto: reprodução editorial

 

– Nelson Piquet

Piquet pilotou para Frank Williams nas temporadas de 1986 e 1987. Enquanto em seu primeiro ano chegou a disputar o título até a última prova, mas terminou em 3º lugar na tabela, no seguinte ele conquistou o seu tricampeonato na F1. O título com a equipe Williams veio depois de uma disputa interna duríssima contra seu companheiro de time, o inglês Nigel Mansell. Piquet foi o único brasileiro campeão com a Williams.

 

– Ayrton Senna

Senna fez seu primeiro teste em carro de Fórmula 1 com um Williams. A convite de Frank, o brasileiro andou pela primeira vez de F1 em um treino no circuito de Donington Park, Inglaterra, em 1983. Depois, 11 anos mais tarde, em 1994, Senna foi contratado pela equipe Williams, mas não completou o campeonato, naquela que seria sua última temporada na F1. As primeiras e últimas voltas de F1 de Ayrton Senna acabaram sendo com um carro Williams.

Frank Williams
Ayrton Senna e Frank Williams em 1994 – Foto: Williams Renault / divulgação

 

– Antonio Pizzonia

Pizzonia fez nove provas com o time Williams entre as temporadas de 2004 e 2005 da F1, tendo como melhores resultados quatro 7ºs lugares. Ele foi também piloto de testes da equipe.

 

– Rubens Barrichello

Barrichello realizou duas temporadas completas com a equipe Williams: 2010 e 2011. Os melhores resultados na equipe foram um 4º e um 5º lugares nos GPs da Europa e da Grã-Bretanha, em 2010. A temporada de 2011 acabou sendo a última do piloto brasileiro na F1 e com o time de Frank, quando fez seu GP número 326 em Interlagos naquele ano.

View this post on Instagram

A post shared by Rubens Barrichello 1️⃣1️⃣1️⃣ (@rubarrichello)

 

– Bruno Senna

Bruno refez a parceria Senna- Williams em 2012, quando correu o campeonato pela equipe inglesa. Foram 20 grandes prêmios, tendo como melhor resultado a 6ª posição na Malásia. Bruno disputou sua última corrida de F1 com um Williams no Brasil naquele ano.

Frank Williams
Bruno Senna, Frank Williams e Pastor Maldonado – Foto: XPB Images / Williams Racing / divulgação

 

– Felipe Massa

Massa foi o último piloto brasileiro a correr na Fórmula 1 até o momento e suas quatro temporadas finais foram com a Williams. Sua estreia com o time de Frank aconteceu em 2014, e seguiu até 2017, quando encerrou sua carreira. Massa conquistou 4 pódios/3ºs lugares para o time inglês, dentre eles o GP do Brasil de 2014.

 

Pilotos de testes

Além dos pilotos brasileiros que disputaram GPs com o time de Frank Williams, vários outros tiveram as portas abertas pelo dirigente inglês para a realização de testes de F1 – o que demonstra ainda mais o elo e importância que ele teve para com o país. Dentre eles aparecem Roberto Pupo Moreno, Gil de Ferran, Max Wilson, Bruno Junqueira, Ricardo Sperafico, Aluizio Coelho, Jaime Melo Jr., Nelsinho Piquet, Felipe Nasr e João Paulo Oliveira.

 

Transferência de tecnologia

A equipe Williams também teve ajuda informal da equipe brasileira Copersucar Fittipaldi na troca de equipamentos e motores, e mais tarde firmou longa e promissora parceria tecnológica com a empresa nacional Petrobras, no fornecimento de combustíveis e óleos lubrificantes.

Frank Williams
Frank Williams – Foto: XPB Images / Williams Racing / divulgação

O Brasil perdeu muito de sua história na Fórmula 1 com a partida de Frank Williams, o dono da equipe que mais teve ligação com o Brasil na categoria. É o fim de uma era…

Comentários