Card image
Capa da Semana
TCR South America: super carros e super marcas aceleram na pista!

6 Minutos de leitura

  • Publicado: 27/06/2021
  • Atualizado: 30/06/2021 às 17:03
  • Por: Venicio Zambeli

A TCR South America realizou em Interlagos, SP, a etapa inaugural da competição sul-americana, uma das categorias mais importantes de turismo do mundo. Com carros de várias fabricantes, equipes profissionais e pilotos de alto nível, a TCR South America chegou com uma proposta interessante. Ela pode ser um verdadeiro laboratório de modelos de rua para as montadoras, explorada como marketing pelas marcas e competitiva para os pilotos e público. O sucesso das categorias TCR no mundo prova isso. E agora o Brasil e os países da América do Sul já têm ela pronta, acelerando na pista.

TCR South America 2021
TCR South America 2021

Na primeira etapa da história da categoria por aqui, o piloto espanhol Pepe Oriola dominou e venceu as duas corridas a bordo do Honda Civic da equipe W2 Racing, liderando todas as voltas do fim de semana.

TCR South America 2021
Largada da etapa inaugural da TCR South America, em Interlagos, SP – Fotos: Duda Bairros / Rafael Gagliano / divulgação

Na primeira bateria, largando em segundo lugar, superou o pole Raphael Reis na partida e venceu com tranquilidade. Na segunda prova, graças novamente a uma largada espetacular, saltou de oitavo para segundo lugar até o contorno do S do Senna, assumiu a liderança algumas curvas mais tarde e, novamente, foi o primeiro a ver a bandeira quadriculada.

TCR South America 2021
O vencedor das duas baterias, Pepe Oriola, com seu Honda Civic W2 Racing – Fotos: Duda Bairros / Rafael Gagliano / divulgação

O pódio da Corrida 1 foi completado pelos brasileiros Raphael Reis e Rodrigo Baptista, com o Audi #13. Já a Corrida 2 teve um pódio multinacional, com o espanhol acompanhado do norte-americano Paul Holton e do argentino Ayrton Chorne.

TCR South America 2021
O piloto espanhol Pepe Oriola comemora as vitórias – Fotos: Duda Bairros / Rafael Gagliano / divulgação

Pela classe Trophy, Adalberto Baptista foi o nome do dia com duas vitórias. O Audi #10 terminou a primeira corrida em sétimo no geral e a segunda prova na quarta posição. A próxima etapa do TCR South America acontece dentro de quatro semanas em Curitiba, PR.

 

As corridas

Pepe Oriola reagiu muito bem na largada e soube posicionar seu Honda por fora na primeira perna do S do Senna, aproveitando-se do fato do pole Raphael Reis ter tracionado mal na partida. Jose Manuel Sapag bem que tentou ainda atacar o brasileiro por dentro na tomada da curva, mas precisou se contentar com o terceiro posto naquele momento. Na segunda volta, o espanhol já abria 2s de vantagem na frente, enquanto a disputa pela vice-liderança era intensa. Sapag emparelhou com Reis na freada do S do Senna. O brasiliense novamente conseguiu se defender, mas a disputa entre eles favoreceu aproximação de Rodrigo Baptista e Paul Holton. Pela classe Trophy, Adalberto Baptista assumiu a liderança avançando para a sétima posição. Na terceira volta Geciel Andrade teve que recolher o Audi #55 para box, abandonando a prova. Os três ponteiros vinham separados na casa de 2s entre si e logo atrás Holton tentava seguir as linhas de Baptista para um ataque. Na volta 9 Sapag perdeu ritmo e acabou ultrapassado por Rodrigo Baptista. No giro seguinte foi a vez de Holton superar o argentino. O carro de seu companheiro, Ayrton Chorne, também caiu de rendimento na parte final da prova. Mas conseguiu receber a bandeirada em sexto, apenas 0.145 à frente de Adalberto Baptista, o primeiro vencedor da classe Trophy. No geral, festa da equipe W2, com dobradinha de Oriola e Reis. Rodrigo Baptista completou o pódio.

TCR South America 2021
Raphael Reis marcou a primeira pole position da competição sul-americana – Fotos: Duda Bairros / Rafael Gagliano / divulgação

A segunda corrida largou com a inversão das dez posições do grid em relação ao resultado do quali de sábado. Pepe Oriola novamente fez uma volta formidável e saltou de oitavo para a liderança em questão de um giro. Na primeira perna do S do Senna, o espanhol já vinha em segundo e depois da reta oposta assumiu a ponta. Adalberto Baptista cruzou a primeira volta em segundo, liderando na Trophy, com Paul Holton em terceiro, Ayrton Chorne em terceiro e Rodrigo Baptista em quinto. Raphael Reis era o sexto na segunda volta, quando Holton também passou Adalberto pelo segundo lugar. Na quinta volta, o Audi #10 foi ultrapassado por Chorne, Rodrigo e Raphael Reis após escapar no fim da reta Oposta. O Audi #13 e o Honda #77 então duelaram pela quarta posição, com Reis realizando a ultrapassagem para levar o troco a seguir. Até que na volta 6 os dois tiveram contato e abandonaram a corrida, determinando a intervenção do safety-car. Adalberto reassumiu a quarta posição, seguido por Sapag e Reischl. A corrida relargou na volta 9 e Sapag passou Adalberto pelo quarto lugar.  Oriola livrou 1.5s de Holton em uma volta e este 1.7s sobre Chorne. Logo atrás, Adalberto tentava recuperar o quarto posto sobre Sapag. O Audi #10 conseguiu a manobra na volta 12, para além da vitória na classe Trophy ficar com o quarto lugar no geral. Oriola selou o domínio recebendo a bandeirada com 2.381s sobre Holton. Chorne foi terceiro completando um pódio multinacional em Interlagos.

TCR South America 2021
Maurício Slaviero (centro) foi o responsável por trazer a categoria TCR à América do Sul – Fotos: Duda Bairros / Rafael Gagliano / divulgação

Depoimentos:

Pepe Oriola:

“Estou muito contente. Estrear com duas vitórias é um bom início, especialmente porque diferente dos pilotos brasileiros não conhecia a pista. Então estou muito contente e agradeço a a equipe pela confiança. Demonstramos que o carro é muito bom aqui. Tenho bastante experiência com esse tipo de carro e soube utilizar isso na largada da corrida 2 aproveitando as oportunidades para avançar.”

Paul Holton:

“Foi uma ótima corrida 2, o carro estava realmente muito bom durante todo o fim de semana. Na segunda bateria consegui largar muito bem, não tanto quanto o Pepe, que na primeira perna do S já estava na minha porta. Consegui economizar bem os pneus e terminar na segunda posição em uma pista muito boa de se pilotar.”

Raphael Reis:

“Realmente é um cenário totalmente novo. Consegui imprimir muita velocidade com a pole no quali. De forma geral, saio satisfeito. É um modelo novo de competição com largada parada que demanda muitos procedimentos do piloto. Ontem acabou que não consegui treinar largada e vimos que faz bastante diferença. Na primeira corrida fiquei um pouco na largada e na segunda também. Acabei ficando sem freio na segunda e bati passando reto. Mas o carro é muito seguro e vamos mais fortes para Curitiba”.

Ayrton Chorne:

“Estou muito contente com o resultado. Na primeira corrida não tivemos um bom ritmo, levando azar por causa de problema no pneu. Na segunda pudemos melhorar bem o ritmo com o melhor set de pneus que havíamos guardado. E saio satisfeito com o pódio.”

Rodrigo Baptista:

“Foi muito bom o fim de semana inaugural, correndo em Interlagos um campeonato novo. Vimos na primeira corrida que estamos fortes e com certeza terminar no pódio é positivo. Uma pena o que aconteceu na segunda corrida. Não dá para culpar ninguém, pois acho que foi um problema mecânico do outro carro. Mas com certeza são pontos importantes que perdemos para o campeonato.”

TCR South America 2021
O Pit Lane do TCR South America em Interlagos – Fotos: Duda Bairros / Rafael Gagliano / divulgação

 

Texto e fotos: divulgação TCR

Comentários