Card image
Capa da Semana
Sertões tem “aquecimento virtual” para edição de 2020

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 01/06/2020
  • Atualizado: 01/06/2020 às 12:54
  • Por: Venicio Zambeli

A edição 2020 do Sertões vai acontecer no mês de novembro, com largada dia 7, em São Paulo, e chegada dia 15 do mesmo mês, na Vila Preá, perto da entrada do Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará. Mas vários competidores participaram da versão virtual da prova, que foi realizada como forma de aquecimento das atividades deste ano. O piloto Lucas Moraes tornou-se o campeão do Sertões Virtual, competição oficial de games criada pelos organizadores do Rally dos Sertões, que teve a participação de competidores profissionais.

Sertões
Arte: Venício Zambeli

O piloto da equipe MEM Motorsports derrotou Cadu Sachs (que é navegador de rali na vida real) por duas vitórias a uma na melhor de três baterias da finalíssima. A competição de rally virtual utilizou o game Gran Turismo Sport, da PlayStation, e teve apoio de Motul.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Foi um duelo interessante de piloto contra navegador. Eles chegaram à grande final com a moral lá no alto, depois de atuações brilhantes na disputa da semifinal. Lucas recebeu a bandeirada com pouco mais de 4 segundos de vantagem sobre Cadu. Só que os números não refletem o que foi a disputa final: um mano a mano duríssimo, que só pendeu para o lado de Lucas porque ele se mostrou imbatível na pista mais longa e difícil do campeonato: Fischermans Ranch, com 6.893m e 40 curvas.

LEIA MAIS:

Piloto da Semana: Lucas Moraes

A primeira bateria, na pista Sardegna Moinhos de Vento, teve uma disputa intensa nas primeiras curvas até que Lucas acertou o ritmo de líder e fechou com 1s5 de vantagem. Cadu ficou próximo esperando um erro de Lucas, que não aconteceu. 1 x 0.

Em “Colorado Springs”, Cadu tinha obrigação de vencer para levar a decisão para o terceiro confronto. O representante dos navegadores largou bem, assumiu a ponta, mas não conseguiu desgarrar. Os dois ficaram lado a lado várias vezes até que Lucas achou um espaço para passar. Cadu seguiu no vácuo, a torcida sem conseguir respirar, até a última curva quando cavou uma brecha e retomou a ponta para vencer a bateria e empatar a disputa.
Na final, no circuito de Fishermans Ranch, Lucas Moraes foi soberano. Venceu de ponta a ponta cruzando a linha de chegada de forma implacável.

O campeão do Sertões 2019 venceu também o Sertões virtual em 2020.

Lucas Moraes comentou: “Foi uma experiência muito legal, nunca imaginei correr um rally virtual. O que posso dizer é que a emoção é muito parecida com o real, é bem intenso, ainda mais com o concorrente do lado. Quero agradecer o Cadu que foi monstro demais, levou até a 3ª. Bateria. Foi muito legal. Andei bem na primeira bateria, mas ali na pressão não consegui defender na segunda, nem sempre é o mais rápido que ganha, as vezes quem tem uma noção melhor de corrida e sabe se posicionar. O Cadu andou muito bem na segunda e conseguiu a ultrapassagem na última curva. E Fischermans Ranch já vinha andando bem desde os treinos e deu tudo certo. Há 6 meses que entrei no mundo dos games e nunca tinha jogado o Gran Turismo. Foi um prazer disputar com a fera que é o Cadu.”