Card image
Capa da Semana
Porsche Endurance Series: vitória de Paludo/Dirani nos 300 km de Goiânia

9 Minutos de leitura

  • Publicado: 18/10/2021
  • Atualizado: 18/10/2021 às 0:20
  • Por: Venicio Zambeli

Miguel Paludo e Dennis Dirani converteram pole em vitória na segunda etapa da Porsche XP Private Cup Endurance Series em Goiânia. A dupla do carro #7 controlou a corrida desde a largada e, com uma estratégia impecável, finalizou a corrida de 300 km com 16.346s de vantagem sobre o perseguidor mais próximo.

Porsche Endurance Series 300 KM de Goiânia
Capa Destaque da Semana – Porsche Endurance Series – 300 KM de Goiânia – Foto: Luca Bassani / divulgação

O segundo lugar ficou com o carro #3, de Fran Lara e Guilherme Salas. Eles venceram também na classe Sport e lideram a tabela de pontos, tanto no geral quanto na subcategoria.

Porsche Endurance Series 300 KM de Goiânia
Miguel Paludo e Dennis Dirani venceram a corrida – Foto: Luca Bassani / divulgação

Dupla mais jovem do grid, Enzo Elias e Jeff Giassi, ficaram a corrida inteira praticamente no top3. Receberam a bandeirada em terceiro no geral, segundo na Sport e vitória na Trophy. A tripulação do carro #73 é vice-líder na classificação geral.

Porsche Endurance Series 300 KM de Goiânia
Disputa entre Feldmann/Camilo e Lara/Salas – Foto: Luca Bassani / divulgação

O quarto lugar ficou com o carro #20, de Pedro Aguiar e Ricardo Zonta. É a terceira dupla com mais pontos na tabela do campeonato após duas etapas.

Porsche Endurance Series 300 KM de Goiânia
Enzo Elias e Jeff Giassi – Foto: Luca Bassani / divulgação

O carro #11 completou o pódio geral, com Pedro Boesel e o estreante Sergio Sette Câmara.

Porsche Endurance Series 300 KM de Goiânia
Matheus Iorio e Marçal Muller – Foto: Luca Bassani / divulgação

Pela classe GT3 Cup, a vitória ficou com o #17, de Marçal Müller e Matheus Iorio. O #87, de Nelson Monteiro e Alan Hellmeister completou em segundo. O terceiro foi o #19, de Lucas Salles e Rafa Suzuki, tripulação que lidera a classificação geral após duas etapas.

Porsche Endurance Series 300 KM de Goiânia
Lucas Salles e Rafael Suzuki – Foto: Luca Bassani / divulgação

Caio Castro e Tony Kanaan receberam a bandeirada em quarto na GT3 Cup, triunfando na classe Sport. Eles lideram o campeonato nesta divisão. O pódio geral da GT3 Cup foi completado pelo #555, de Ayman Darwich e Nicolas Costa.

Porsche Endurance Series 300 KM de Goiânia
Caio Castro e Tony Kanaan – Foto: Luca Bassani / divulgação

A classe GT3 Trophy teve disputas do início ao fim, com a dupla do #880, composta por Gustavo Farah e pelo colombiano Sebastian Moreno, prevalecendo na bandeirada. A liderança na divisão é do experiente Paulo Totaro.

Porsche Endurance Series 300 KM de Goiânia
Gustavo Farah e Sebastian Moreno – Foto: Luca Bassani / divulgação

A próxima reunião da Porsche XP Private Cup acontece entre os dias 12 e 14 de novembro com o desfecho do campeonato de Sprint dentro da programação oficial do GP São Paulo de F1 em Interlagos. A pista paulistana recebe também a etapa final do Endurance Series, em 4 de dezembro, com prova de 500 km dentro do Sportscar Together Day, celebração dos carros da marca Porsche que vai reunir modelos de rua e de competição no principal palco do esporte a motor brasileiro.

Porsche Endurance Series 300 KM de Goiânia
Nelson Marcondes e Rubens Barrichello – Foto: Luca Bassani / divulgação

 

A corrida

Dennis Dirani segurou bem a liderança com o #7. Enzo Elias contornou a primeira curva em segundo com o #73, mas Gaetano di Mauro jogou pesado com o #88 e ultrapassou antes da curva 3 para ser vice-líder. Werner Neugebauer foi outro destaque da largada, levando o #8 de sexto no grid para a quarta posição. Outro grande salto foi de Nelson Piquet Jr, de 11º para sexto com o #29.

Porsche Endurance Series 300 KM de Goiânia
Eduardo Menossi e Diego Nunes – Foto: Luca Bassani / divulgação

O líder na GT3 Cup era o carro #555, com Nicolas Costa em 17º no geral. Piquet passou Lara na volta 5 e Feldmann tentou aproveitar o espaço para vir junto, sem sucesso. Na passagem seguinte, Piquet ultrapassou Werner no fim da reta. Feldmann tentou a mesma manobra sobre Lara imediatamente atrás, mas os carros #1 e #3 se tocara. Alceu teve um pneu danificado e, a seguir, acabou atravessando uma freada após tentativa de defesa contra assédio do #9, de Cesar Ramos.

Porsche Endurance Series 300 KM de Goiânia
Eduardo Azevedo e Ricardo Mauricio – Foto: Luca Bassani / divulgação

Na nona volta foi a vez de Di Mauro enquadrar Dirani no fim da reta, pela ponta da corrida. Mas o #88 perdeu rendimento no meio da volta com aparente problema de câmbio e foi forçado a levar a máquina para os pits. Feldmann entrou no box na volta seguinte, para a primeira parada do carro #1.

Na volta 13 Piquet passou Enzo no fim da reta. A diferença do #29 para o #7 na liderança era de 4.5s no fim daquele giro. Os três primeiros lideravam, respectivamente, no geral, Carrera Sport e Carrera Trophy.

No fim da volta 18, enquanto Dirani perdia tempo negociando ultrapassagens sobre carros da GT3 Cup que batalhavam entre si, Piquet levou o #29 para a primeira parada obrigatória.

Com meia hora de prova, a liderança seguia com Dirani a 3.664 de distância de Enzo Elias (liderando na Sport e Trophy). Na GT3 Cup o líder era o #555, com Nicolas Costa.

Dirani recolheu para o primeiro pit do #7 na volta 23. Elias seguiu na pista, assumindo a liderança.

O #73 entrou nos pits no fim da volta 28, com 21.568s de vantagem sobre o #3. Nessa altura da corrida, apenas 8, dos 34 carros do grid prolongavam seu stint inicial. Lara liderava no geral e na Sport, Galid Osman, com o #32 liderava a GT3 Cup no geral e na Sport, em quinto no geral.

No fim da volta 33, Lara entrou nos pits, bem como o segundo colocado Pedro Aguiar. Em terceiro no geral, Lucas Salles veio junto, seguido por Caio Castro e Lineu Pires. Todos eles já haviam percorrido o requisito mínimo de 32 voltas na prova.

Após o primeiro pit de todos os carros, o #7 voltou para a liderança com Paludo. Giassi vinha 8.2s atrás, liderando na Carrera Sport e Carrera Trophy. Giaffone era terceiro com o #9. Sergio Sette Câmara, com o #11, e Rodrigo Mello, com o#29, completavam o top5.

Na marca de uma hora de prova, Paludo voltou aos pits após um stint de apenas 14 voltas. Giassi assumiu a liderança no geral, Sport e Trophy. Pela GT3 Cup, Matheus Iorio liderava com o décimo posto no geral. Ayman Darwich liderava a Sport com o #555 e Carlos Ambrósio a Trophy com o #99.

Na volta 40, o carro mais veloz da pista era o #20, de Ricardo Zonta. O ex-F1 protagonizou bela ultrapassagem sobre Eduardo Menossi, para entrar no top5.

Sette Câmara passou Giaffone no fim da reta na volta 42, colocando o carro #11 em segundo lugar. A desvantagem do titular da Fórmula E para Giassi na liderança era de 15s.

Giassi entrou nos pits com o carro #73 na volta 47, com isso o #11 foi para a cabeça do pelotão. Faltando 30 voltas para o fim, o segundo era Menossi, com o #85, liderando na Sport e Trophy. Em sexto no geral, o #32 de Paulo Sousa liderava a GT3 Cup geral e Sport, enquanto Abbate, com o #440, liderava na GT3 Trophy com o sétimo lugar no geral.

Com o segundo round de pits realizado, o #7 voltou para a liderança sob comando de Paludo. Giassi era o segundo, com cerca de 5s de margem para o #8, pilotado por Fabio Carbone. Imediatamente atrás vinha muito rápido o #3, com Gui Salas.

Com 1h30 de prova e faltando 25 voltas para o fim, Salas deixou Carbone para trás na reta. Paludo liderava com 19s sobre Giassi.  Na GT3 Cup, a liderança era do #17, com Marçal Müller. O carro líder na GT3 Sport era o #15, com Átila Abreu. Pela GT3 Trophy o primeiro era o #880, do colombiano Sebastian Moreno.

Paludo trouxe o #7 para os pits a 20 voltas da bandeirada. Giassi ficou mais quatro na pista. Salas herdou a liderança com o #3, mas entrou no box na volta seguinte.

Com o pelotão reordenado e sem pit-stops devidos, Dennis Dirani liderava com o #7. Salas saiu do box uma volta depois do #3 e emparelhou sua máquina com a de Enzo Elias. Prevaleceu Salas no contorno da curva 2 para ser vice-líder.

Ricardo Zonta, em quarto com o #20, e Fabio Carbone, em quinto com o #8, completavam o top5. Pela GT3 Cup, a liderança era do #17, com Matheus Iorio. Tony Kanaan liderava a GT3 Sport com o #22 e Gustavo Farah era o melhor Trophy com o #880.

Com duas horas de prova, o #7 liderava com folga, seguido pelos carros #3, #73, #20 e #8. Salas vinha tirando a diferença de Dirani, mas não o suficiente para atacar pela vitória. As grandes disputas dentro do top5 eram entre Zonta e Enzo Elias pelo terceiro lugar e Carbone e Sette Câmara pelo quinto.

Iorio seguia imbatível na GT3 Cup, seguido pelo #87 de Alan Hellmeister, o #19 de Rafa Suzuki e o #22 de Tony Kanaan (liderando na Sport). Gustavo Farah, com o #880, liderava a Trophy.

Dirani venceu com autoridade. Salas veio em segundo (vencendo na Sport) e Enzo em terceiro (vencendo na Trophy). Zonta e Sette Câmara completaram o top5.

Iorio venceu pela GT3 Cup, com Hellmeister em segundo e Suzuki em terceiro. O pódio foi completado pelos carros #22 (vencendo na Sport com Caio Castro e Tony Kanaan) e #555, de Ayman Darwich e Nicolas Costa. A vitória na Trophy ficou com o #880, de Gustavo Farah e Sebastian Moreno.

Porsche Endurance Series 300 KM de Goiânia
Pódio Carrera Cup – Foto: Luca Bassani / divulgação

Resultado

Porsche XP Private Endurance Series – Goiânia

  1. #7 Miguel Paludo e Dennis Dirani 2:12:02.630
  2. #3 Fran Lara e Guilherme Salas* +16.343
  3. #73 Enzo Elias e Jeff Giassi** +21.043
  4. #20 Pedro Aguiar e Ricardo Zonta +23.596
  5. #11 Pedro Boesel e Sergio Sette Câmara +35.688
  6. #29 Rodrigo Mello e Nelson Piquet Jr* +46.952
  7. #9 Franco Giaffone e Cesar Ramos** +55.494
  8. #199 Nelson Marcondes e Rubens Barrichello** +1:04.972
  9. #0 Marcelo Franco e Cacá Bueno* +1:05.302
  10. #90 Eduardo Azevedo e Ricardo Mauricio* +1:09.504
  11. #80 Rouman Ziemkiewicz e Gabriel Casagrande* +1:10.235
  12. #77 Francisco Horta e William Freire** +1:10.747
  13. #88 Georgios Frangulis e Gaetano di Mauro** +1:24.118
  14. #85 Eduardo Menossi e Diego Nunes** +1:25.903
  15. #17 Marçal Müller e Matheus Iorio -2 voltas
  16. #87 Nelson Monteiro e Alan Hellmeister -2 voltas
  17. #121 João Barbosa e João Gonçalves** -2 voltas
  18. #19 Lucas Salles e Rafael Suzuki -2 voltas
  19. #22 Caio Castro e Tony Kanaan* -2 voltas
  20. #555 Ayman Darwich e Nicolas Costa* -2 voltas
  21. #888 Lineu Pires e Beto Gresse* -2 voltas
  22. #15 Leonardo Sanchez e Átila Abreu* -3 voltas
  23. #880 Gustavo Farah e Sebastian Moreno** -3 voltas
  24. #12 Edson dos Reis e Sergio Jimenez** -3 voltas
  25. #99 Edu Guedes e Carlos Ambrósio** -3 voltas
  26. #45 Paulo Totaro e Ramon Alcaraz** -3 voltas
  27. #32 Paulo Sousa e Galid Osman* -3 voltas
  28. #440 Carol Aranha e Raphael Abbate** -3 voltas
  29. #117 Guilherme Bottura e Gabriel Robe* -4 voltas
  30. #8 Werner Neugebauer e Fabio Carbone -5 voltas
  31. #145 Carlos Renaux e Vitor Baptista -5 voltas
  32. #10 Sergio Laurentys e Henrique Tielas** -7 voltas
  33. #23 Marco Pisani e Vinicius Valle** -7 voltas
  34. #1 Alceu Feldmann e Thiago Camilo -10 voltas

*Sport

**Trophy

Em itálico GT3 Cup

Porsche Endurance Series 300 KM de Goiânia
Pódio GT3 Cup – Foto: Luca Bassani / divulgação

 

Texto: Luís Ferrari / divulgação

Foto: Luca Bassani / divulgação

Comentários