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ODYSSEY 21: conheça o supercarro SUV elétrico da Extreme E

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  • Publicado: 05/04/2021
  • Atualizado: 06/04/2021 às 16:20
  • Por: Venicio Zambeli

Os carros de campeonato Extreme.E – que começou neste fim de semana com vitória da equipe de Nico Rosberg e que tem prova marcada para acontecer no Brasil na Floresta Amazônica em outubro – são um projeto de SUV totalmente elétrico, denominado ODYSSEY 21.

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ODYSSEY 21: o carro SUV elétrico da categoria Extreme.E – Foto: Extreme.E / divulgação

Para suportar as condições adversas que enfrenta nas provas, a potência máxima do carro de 400 kw (550 cv de potência) é capaz de empurrar os 1.780 kg de peso e 2,3 m de largura de 0-100 km/h em apenas 4,5s.

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Os carros das equipes da Extreme.E em 2021 – Foto: Extreme.E / divulgação

Cada veículo compreende em um pacote comum de peças padronizadas, fabricadas pela Spark Racing Technology com uma bateria produzida pela Williams Advanced Engineering. Isso engloba uma estrutura tubular de liga de aço reforçada com nióbio, bem como uma estrutura de impacto e gaiola de proteção, enquanto seus pneus – a conexão crucial do veículo a esses terrenos – são projetados especialmente para as condições extremas pela parceira fundadora Continental Tires.

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O carro vencedor da primeira etapa, da equipe Rosberg-Xtreme-Racing – Foto: Extreme.E / divulgação

Para a 1ª temporada, as equipes tiveram a opção de usar nossa carroceria ou trabalhar com um parceiro automotivo, como a equipe Chip Ganassi fez com o GM HUMMER EV, para colocar sua própria carroceria no chassi, com objetivo de falar diretamente ao mercado consumidor.

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ODYSSEY 21: SUVs elétricos em ação – Fotos: Extreme.E / divulgação

A carroceria externa do ODYSSEY 21 é feita de fibra de linho natural da Bcomp, em uma tentativa de ser mais sustentável. Os dois produtos da bolha, ampliTex ™ e powerRibs ™, são feitos de fibras de linho naturais e trazem uma variedade de benefícios ambientais, incluindo uma redução de 75% na emissão de carbono, ao mesmo tempo que fornecem os melhores padrões de segurança.

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Extreme.E tem a participação de grandes pilotos, como Sébastein Loeb, Carlos Sainz e Jenson Button – Foto: Extreme.E / divulgação

 

Confira a ficha técnica do carro da Extreme E:

Comprimento total: 4,401m

Largura total: 2,3m

Altura total: 1,864m

Altura do solo: 450mm

Distância entreeixos: 3,001m

Peso: 1780kg

Capacidade da bateria: 40kWh de energia utilizável

Motores: duplo de 250KW (equivalente a 550cv de potência)

Aceleração 0-100 km/h: 4,5 segundos

Curso de suspensão: 385 mm

Especificações das peças: Estrutura tubular construída em liga de aço reforçada com nióbio. Suspensão e amortecedores duplos wishbone com três vias ajustáveis. ​​Macaco hidráulico. Freio com pinça Alcon de seis pistões e disco de ferro. Direção elétrica assistida. Bateria construída pela Williams Advanced Engineering. Pneus projetados para terrenos extremos pela Continental.

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Ficha Técnica do ODYSSEY 21 da Extreme.E – Ilustração e imagem: Extreme.E / divulgação

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