Card image
Capa da Semana
Felipe Drugovich coloca o Brasil na liderança da F2

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 27/03/2022
  • Atualizado: 27/03/2022 às 21:49
  • Por: Venicio Zambeli

O final de semana foi perfeito para o piloto de Maringá, PR, com pole position, vitória e liderança no campeonato 2022 da Fórmula 2. Assim pode ser resumida a participação do brasileiro Felipe Drugovich na 2ª etapa da competição de acesso à Fórmula 1, realizada no Jeddah Corniche Circuit, na Arábia Saudita, e que culminou com uma maiúscula vitória do piloto da equipe holandesa MP Motorsport.

Capa Destaque da Semana RACING - Drugovich lidera na Fórmula 2
Capa Destaque da Semana RACING – Drugovich lidera na Fórmula 2 – Foto: Dutch Photo Agency / divulgação

Felipe Drugovich, que vencera três etapas da Fórmula 2 na temporada de 2020, seu ano de estreia na categoria, abriu as atividades da rodada que conta com duas provas liderando o único treino na sexta-feira  para, logo depois, marcar a pole position que lhe daria o primeiro lugar no grid de largada da corrida principal de domingo.

Capa Destaque da Semana RACING - Drugovich lidera na Fórmula 2
Felipe Drugovich venceu na F2 em Jeddah, Arábia Saudita – Foto: MP Motorsport /Eric Alonso / Dutch Photo Agency / divulgação

Na prova do sábado, após largar em 10º em função do grid invertido previsto em regulamento, Felipe Drugovich teve bela atuação para chegar ao 4º lugar na bandeirada. Depois, com a desclassificação de Jake Hughes, o brasileiro subiria para 3º , conquistando seu primeiro pódio na temporada 2022.

Capa Destaque da Semana RACING - Drugovich lidera na Fórmula 2
Felipe Drugovich comemora com o troféu de vencedor – Foto: Sebastiaan Rozendaal / Dutch Photo Agency / divulgação

E na corrida principal de domingo o piloto fechou o final de semana com chave de ouro. Largando da pole position, Drugovich manteve a liderança, suportou a pressão inicial do holandês Richard Verschoor e liderou até a 8ª volta, quando parou para a troca obrigatória de pneus.

Capa Destaque da Semana RACING - Drugovich lidera na Fórmula 2
Comemoração do piloto brasileiro após a vitória – Foto: MP Motorsport / Sebastiaan Rozendaal / Dutch Photo Agency / divulgação

O brasileiro voltou à pista na 14ª posição e em primeiro entre os que haviam feito o pitstop. Na medida em que os concorrentes paravam, Felipe Drugovich retomava as posições de direito e aos poucos foi se aproximando dos pilotos que ainda não haviam parado. Quando já estava em 3º, os dois últimos pilotos efetuaram suas trocas e, então, Drugovich voltou à liderança para encaminhar sua quarta vitória na categoria – a primeira na atual temporada.

Assim, Felipe Drugovich conquistou seu 10º pódio na Fórmula 2 e é um dos dois únicos pilotos que marcaram pontos nas quatro provas disputadas até aqui. A consistente campanha, somada aos 25 pontos obtidos com a vitória deste domingo, permitiram que Felipe Drugovich assumisse a 1ª colocação na tabela de classificação, tornando-se o primeiro brasileiro na história a liderar o Campeonato Mundial de Fórmula 2, a última categoria antes da Fórmula 1.

Capa Destaque da Semana RACING - Drugovich lidera na Fórmula 2
Drugovich lidera o campeonato 2022 da F2 – Foto: MP Motorsport / Sebastiaan Rozendaal / Dutch Photo Agency / divulgação

 

Felipe Drugovich:

“Foi um final de semana perfeito, incrível. Primeiro no treino e na tomada e ontem terminando em 3º, depois de largar em 10º. E depois venci largando na pole position. Estou muito feliz, por mim e pela equipe. Trabalhamos muito para isso, principalmente para este final de semana que sabíamos que podia ser muito bom. Queríamos maximizar tudo o que tínhamos e conseguimos. Essa vitória me dá muita confiança depois de um ano difícil em 2021 e começar a temporada desta forma, vencendo e liderando o campeonato, é muito bom. Vamos continuar trabalhando para continuar crescendo”.

A terceira etapa da Fórmula 2 será disputada entre os dias 22 e 24 de abril, em Ímola, na Itália. Antes disso, porém, a categoria fará sua segunda sessão de treinos coletivos, em Barcelona, na Espanha, de 12 a 14 de abril.

Capa Destaque da Semana RACING - Drugovich lidera na Fórmula 2
Pódio com o brasileiro no lugar mais alto – Foto: Sebastiaan Rozendaal / Dutch Photo Agency / divulgação

 

Os 10 primeiros na classificação da Fórmula 2 após duas etapas e quatro corridas:

1 Felipe Drugovich (BRA) – 45 pontos

2 Liam Lawson (NZL) – 34

3 Richard Verschoor (HOL) – 32

4 Juri Vips (EST) – 28

5 Theo Pourchaire (FRA) – 25

6 Jehan Daruvala (IND) – 25

7 Marcus Armstrong (NZL) – 20

8 Ralph Boschung (SUI) – 17

9 Jake Hughes (ING) – 14

10 Ayumu Iwasa (JAP) – 10

 

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer

Fotos: Dutch Photo Agency / divulgação

Comentários