Card image
Capa da Semana
F1 à francesa: Alpine Renault vence seu primeiro GP com Esteban Ocon

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 02/08/2021
  • Atualizado: 02/08/2021 às 0:54
  • Por: Venicio Zambeli

A Alpine F1 Team garantiu sua primeira vitória na Fórmula 1 no Grande Prêmio da Hungria de 2021. O piloto Esteban Ocon pilotou de maneira perfeita seu carro para conquistar também sua primeira vitória na categoria.

Vitória Alpine Renault F1
Vitória da Alpine Renault na F1 – Imagem: Alpine Renault F1 / divulgação

A equipe teve bom desempenho também com o competidor Fernando Alonso, que terminou a prova em quarto lugar, depois de boas disputas. Com o resultado, a Alpine Renault está na quinta posição no Campeonato de Construtores.

Vitória Alpine Renault F1
Alpine Renault cruzou a linha de chegada em primeiro lugar no GP da Hungria de 2021 – Foto: Alpine Renault F1 / divulgação

Em condições de tempo úmido, Esteban e Fernando largaram bem e conseguiram evitar vários incidentes na primeira curva. Deixando muitos competidores para trás, o piloto francês saiu da Curva 1 em segundo lugar, com Alonso em sétimo. Uma bandeira vermelha levou parou a corrida para permitir que o os detritos resultantes das batidas fossem removidos. Durante o intervalo de 15 minutos em ação, a pista começou a secar, o que exigiu dos competidores e equipes uma escolha de colocar ou não os pneus slicks no final da volta de formação de grid para a segunda largada.

Vitória Alpine Renault F1
Após a boa largada e a estratégia acertada de troca de pneus, Ocon lidera a corrida – Foto: Alpine Renault F1 / divulgação

No final, apenas um carro (Lewis Hamilton) se alinhou no grid com pneus intermediários, com Esteban e Fernando optaram por mudar para os compostos secos junto com o resto dos times. Ambos os carros evitaram qualquer contato largando dos boxes e Esteban assumiu a liderança da corrida em seguida, uma vez Hamilton optou por fazer seu pit para pneus de seco uma volta após a relargada.

Vitória Alpine Renault F1
Esteban Ocon fez boa estratégia e segurou Sebastian Vettel para vencer a prova húngara – Foto: Alpine Renault F1 / divulgação

Ocon passou a adotar um bom ritmo de corrida, sempre acompanhado de perto pelo Aston Martin de Sebastian Vettel. Na metade da corrida o Alemão foi para os boxes uma volta antes de Esteban, mas um pit stop eficiente da equipe fez com que ele mantivesse a posição.

Vitória Alpine Renault F1
Ocon comemora a sua primeira vitória na Fórmula 1 – Foto: Alpine Renault F1 / divulgação

Enquanto seu companheiro de equipe liderava, Alonso lutava dentro pelo pódio, com Carlos Sainz e Hamilton, que vinha em corrida de recuperação. Com pneus mais novos, Lewis travou uma batalha emocionante pelo quarto lugar com o espanhol, cujas ações protegeram a liderança de Esteban. O espanhol acabou sendo ultrapassado pelo inglês da Mercedes depois de segurar bem a posição.

Vitória Alpine Renault F1
Bandeira quadriculada para a equipe Alpine Renault e Esteban Ocon – Foto: Alpine Renault F1 / divulgação

Na frente, apesar da pressão constante de Vettel, Esteban seguiu livre para receber a bandeira quadriculada em primeiro lugar. O resultado significou que Esteban se tornou o primeiro piloto a vencer em um carro francês e com motor francês desde a vitória de Alain Prost para a Renault no GP da Áustria de 1983. Foi também a primeira vitória da marca Alpine, apenas seis meses depois de ter feito sua estreia na F1.

Alonso finalizou em quinto lugar, obtendo seu melhor resultado em seu retorno na Fórmula 1, com a dupla marcando o melhor resultado da Alpine na categoria até o momento.

Vitória Alpine Renault F1
Pódio com Ocon em primeiro, Vettel em segundo e Hamilton em terceiro – Foto: Alpine Renault F1 / divulgação

Confira os depoimentos dos pilotos e dirigentes da Alpine F1:

Laurent Rossi – CEO Alpine

“Estou extremamente orgulhoso e satisfeito com este resultado. Para Esteban, para Alpine, para o Grupo Renault, para Fernando e pelas nossas equipes que trabalharam no Reino Unido e da França incansavelmente para entregar a primeira vitória para Alpine. Todos demonstraram grande resiliência, dedicação e paixão para obter este resultado – foi um ótimo trabalho em equipe, principalmente para Fernando e seu incrível espírito de luta. Nós estamos orgulhosos por estar no pódio entre os gigantes deste esporte incrivelmente competitivo. Foi uma semana incrível. Começamos com a abertura de nossa concessionária Alpine na Hungria, tivemos o aniversário de Fernando e agora terminamos com uma dupla vitória francesa! Podemos comemorar isso agora e usar como inspiração para mais sucesso enquanto continuamos a jornada da Alpine rumo ao futuro.”

 

Esteban Ocon – piloto Alpine

“Vencer um Grande Prêmio de Fórmula 1 é inacreditável e definitivamente ainda não caiu a ficha. Que momento, allez les bleus! Foi uma corrida louca do início ao fim. Houve muitas decisões para tomar e a equipe executou isso muito bem junto com o pessoal que fez um mega pit-stop, crucial para eu ficar na frente de Sebastian Vettel. Fiquei feliz em controlar o ritmo da melhor maneira possível na frente e tudo funcionou bem hoje. Que luta do Fernando também, é incrível o trabalho em equipe e no final ele desempenhou um papel importante na vitória – foi ótimo compartilhar este momento com ele. Eu não posso ser grato o suficiente pelo trabalho e apoio da equipe e tudo valeu a pena hoje. Agradeço também a todos nas nossas sedes de Enstone e Viry – isto é para vocês!”

 

Fernando Alonso – piloto Alpine

Foi uma corrida muito longa, muito difícil, e lutamos o tempo todo. O começo foi fundamental – eu tive um pouco de azar e perdi algumas posições, mas alguns foram ainda mais azarados do que eu. Isso comprometeu a nossa corrida um pouco, no entanto, ficar entre os cinco primeiros é o melhor resultado do ano para mim até agora. E a vitória na corrida para o time é o melhor resultado nosso até agora. Temos um bom histórico nesta pista da Hungria! Minha primeira vitória aconteceu aqui com a Renault em 2003, agora Esteban venceu como Alpine em 2021. Estou muito feliz por ele e pelo nosso pessoal. Hoje foi um dos dias de sorte e temos que maximizar essas oportunidades. Podemos executar corridas perto da perfeição e sermos competitivos. Passamos por altos e baixos, mas agora podemos olhar para o futuro e repetir esta dose de sucesso. Isso nos incentiva e nos motiva a entrarmos neste período de intervalo da F1 com um sorriso no rosto.”

 

Marcin Budkowski – Diretor Executivo Alpine F1 Team

Que resultado incrível esta primeira vitória de Esteban e da Alpine F1 Team. Esteban foi inacreditável hoje, parabéns a ele por sua primeira vitória na F1. Foi uma corrida estressante e pareceu incrivelmente longa. Colocamo-nos em uma ótima posição no início, tomamos as decisões certas durante a corrida, a equipe de box executou duas paradas perfeitas e então conseguimos ir bem até o fim. Sabíamos que Lewis Hamilton seria uma ameaça nas últimas voltas, mas devemos dar crédito a Fernando Alonso por lutar muito para se defender dele, pois isso ajudou muito a proteger a nossa posição. Já vimos corridas malucas no passado e é importante estar no lugar certo e aproveitar as oportunidades – e hoje fizemos exatamente isso. Estou muito orgulhoso desta equipe hoje, não apenas aqui na pista mas também nas fábricas de Enstone e Viry. Esta é uma recompensa pelo nosso trabalho árduo nos últimos anos. Vamos saborear essa vitória, ela nos dará apetite para muitas outras.”

Comentários