Card image
Capa da Semana
Épico! Colisão Hamilton-Verstappen inevitável!

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 19/07/2021
  • Atualizado: 19/07/2021 às 1:39
  • Por: Venicio Zambeli

O Grande Prêmio da Grã-Bretanha de 2021 foi histórico para a F1. A corrida ganhou ares épicos após o duelo acirrado entre os pilotos Max Verstappen (Red Bull) e Lewis Hamilton (Mercedes). A disputa lado a lado durante as primeiras curvas resultou em uma batida entre os dois ainda na primeira volta. Uma colisão destes grandes pilotos parecia inevitável em algum momento este ano, visto que os pegas já estavam acontecendo nas corridas anteriores. No toque, Verstappen acabou indo para fora da pista, batendo com força na barreira de pneus (precisando ficar em observação no centro médico do circuito). Já Hamilton, que se manteve na pista, foi considerado pelos comissários da prova como culpado pelo acidente e recebeu uma punição de 10s – o que não o impediu de fazer uma corrida de recuperação perfeita, ultrapassar a Ferrari de Charles Leclerc nas volta finais, e vencer a corrida em frente ao público de seu país.

Colisão Épica Hamilton vs Verstappen 2021
Capa Destaque da Semana RACING: Colisão Épica – Hamilton x Verstappen – GP da Inglaterra de F1 2021 – Imagem: reprodução editorial / F1TV.com

Confira os pontos de vista sobre a corrida de Hamilton e Verstappen – e de suas respectivas equipes -, esquentando a disputa pelo título do campeonato de 2021:

Colisão Épica Hamilton vs Verstappen 2021
O momento da batida pela visão da câmera on board de Lewis Hamilton – Imagem: reprodução editorial / F1TV.com

 

Lewis Hamilton (piloto Mercedes)

“Tenho dado tudo de mim na última semana, trabalhando na fábrica, me empenhando para conseguir mais desempenho neste carro com a equipe e estou muito orgulhoso de todos por continuarem trabalhando, mesmo tendo que recuperar um déficit. Hoje, como sempre, tentei ser cauteloso em como atacar na corrida, especialmente lutando com Max – ele é muito agressivo, mas eu estava totalmente ao lado dele e ele não me deixou espaço. Independentemente de concordar com a penalidade, ergui a cabeça e continuei trabalhando. Eu estava tipo “eu não vou deixar nada atrapalhar a diversão do público no fim de semana, o hino nacional e a bandeira britânica”. Não poderia ter feito isso sem o grande trabalho em equipe de Valtteri e o incrível esforço da equipe, então estou muito grato e muito feliz por entregar este resultado para a equipe e os fãs.”

Colisão Épica Hamilton vs Verstappen 2021
Lewis Hamilton comemorou a vitória na Inglaterra carregando a bandeira da Grã-Bretanha, ao estilo Ayrton Senna – Foto: Mercedes-Benz / divulgação

 

Toto Wolff (chefe de equipe Mercedes)

“Vimos uma corrida dramática e emocionante hoje com Lewis vencendo o Grande Prêmio da Inglaterra novamente e pegando Charles no final – acho que foi algo legal para todos. Quanto ao incidente entre Lewis e Max, sempre estão “dançando um Tango” e esses dois competidores não se davam um centímetro. É uma curva de alta velocidade e é por isso que essas coisas são desagradáveis ​​de se olhar, mas há um regulamento claro, que é preto e branco no papel: se o eixo dianteiro está sobre o meio do carro do lado de fora, é a sua curva. Este é um campeonato onde o maior piloto de todos os tempos, um heptacampeão mundial, luta com uma ferramenta que talvez não seja tão boa quanto o outro carro adversário, dirigido por uma estrela em ascensão que tenta deixar sua marca. E eles colidiram e se espatifaram. Já vimos isso antes e com todas as grandes rivalidades da história da F1, e é isso que aconteceu hoje. O mais importante é que Max está bem e o resto da corrida foi ótimo.”

Colisão Épica Hamilton vs Verstappen 2021
O piloto inglês e o holandês duelaram roda a roda nas primeiras curvas até o choque – Foto: Mercedes-Benz / divulgação

 

Max Verstappen (piloto Red Bull)

“Que bom que estou bem. Muito desapontado por ter sido eliminado assim. A penalidade dada não nos ajuda e não faz justiça ao movimento perigoso de Lewis na pista. Ter de assistir a todas aquelas celebrações ainda no hospital, acho que foi um comportamento desrespeitoso e antidesportivo, mas seguimos em frente.”

Colisão Épica Hamilton vs Verstappen 2021
Max Verstappen descreveu seu descontentamento com a manobra de Hamilton via mídias sociais – Imagem: reprodução editorial / Twitter Max Verstappen

 

Christian Horner (chefe de equipe Red Bull)

“Esta é uma maneira incrivelmente difícil de terminar o fim de semana do Grande Prêmio da Inglaterra e nem é preciso dizer que estamos todos gratos por Max ter conseguido sair do carro, apesar de mais tarde ter sido levado ao hospital para exames preventivos. Eu revi a filmagem do acidente muitas vezes e ainda não posso deixar de sentir que colocar uma roda no meio do carro na curva Copse, uma das curvas mais rápidas neste campeonato mundial, foi mal julgado e um grande risco de Lewis para os dois pilotos. Ele não estava significativamente ao lado de Max, como você pode ver do ponto de contato, da frente da esquerda de Lewis para a traseira direita de Max. A mudança nunca aconteceu e resultou em um impacto de 51G para Max. Saímos com uma pequena vantagem em ambos os campeonatos e você pode ter certeza que assim que tivermos tempo para refletir sobre o dia de hoje, tudo o que este fim de semana fará é adicionar fogo à nossa luta pelo campeonato.”

Colisão Épica Hamilton vs Verstappen 2021
Lewis Hamilton e Max Verstappen se cumprimentam um dia antes da batida na Inglaterra – Foto: Red Bull / divulgação

Comentários