Card image
Fórmula 1
Verstappen domina classificação e é pole no Canadá

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 18/06/2022
  • Atualizado: 18/06/2022 às 18:37
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen conquistou neste sábado (18) a pole position para o Grande Prêmio do Canadá, nona etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. O piloto da Red Bull se mostrou dominante em uma classificação realizada com pista molhada no circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, marcando no Q3 1min21s299 para faturar a posição de honra.

Max Verstappen
Verstappen lidera o campeonato. (Foto: Getty Images)

A segunda posição ficou com Fernando Alonso, piloto da Alpine que foi 0s645 mais lento em relação a Verstappen. Carlos Sainz, com a Ferrari, partirá da terceira posição, dividindo a segunda fila com Lewis Hamilton, quarto com a Mercedes. O grupo dos cinco primeiros foi completado por Kevin Magnussen, piloto da Haas.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Mick Schumacher, com um carro da Haas, terminou a sessão com o sexto melhor tempo, enquanto Esteban Ocon, com a Alpine, ficou com a sétima posição do grid. George Russell, que arriscou usar pneus slicks no final do Q3, partirá da oitava posição com a Mercedes. O top-10 ainda conta com Daniel Ricciardo, da McLaren, e GuanYu Zhou, da Alfa Romeo.

LEIA MAIS:

Alonso lidera TL3 realizado com pista molhada no Canadá
Verstappen comanda segundo treino livre da F1 no Canadá
Verstappen lidera primeiro treino para o GP do Canadá de F1
FIA vai interferir em redução do ‘porpoising’ nos carros da F1
Fórmula 1 retorna ao Canadá após dois anos sem provas em Montreal

A sessão contou com uma bandeira vermelha. Durante a segunda rodada da classificação, Sergio Pérez acertou a barreira de proteção, ficando parado na curva 3. Sem alternativa, a direção de prova paralisou o treinamento. O mexicano da Red Bull partirá da 13ª colocação na corrida deste domingo. Já Charles Leclerc, punido, larga em 19º com a Ferrari, à frente de Yuki Tsunoda, também punido, com a AlphaTauri.

O Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1 será disputado neste domingo (19), a partir das 15h, com transmissão da Band e da BandNews FM.

Confira como foi a classificação

Q1
A classificação em Montreal começou com o clima ainda bastante frio. A temperatura era de 12°C, com umidade do ar em 83% e pista molhada e com 17°C. Logo que os boxes foram abertos, os 20 pilotos partiram para a pista, sempre usando os compostos para chuva extrema. O primeiro a marcar tempo foi Valtteri Bottas, com 1min38s646.

George Russell se colocou na ponta com 1min36s688, com Max Verstappen se colocando em segundo, e Sebastian Vettel em terceiro. Enquanto Sergio Pérez se colocou em sexto, Fernando Alonso pulou para a segunda colocação, distante 0s178 do tempo do piloto da Mercedes. Lewis Hamilton pulou para o segundo posto pouco depois.

Verstappen tomou a primeira colocação ao marcar 1min35s830, enquanto Alonso abortou uma volta após marcar os dois melhores primeiros setores da pista. Os tempos seguiram caindo, e Carlos Sainz se colocou na ponta, sendo superado rapidamente por Russell, que cravou 1min35s812. Esteban Ocon se colocou na segunda posição, sendo seguido pelo espanhol da Ferrari.

Com a pista melhorando, os tempos seguiram caindo. Kevin Magnussen, Valtteri Bottas, George Russell, Max Verstappen e Fernando Alonso lideraram a sessão em um período de minutos, até que Sainz se colocasse na frente com 1min32s781 com a Ferrari, sendo o primeiro a quebrar a barreira de 1min33s. Mick Schumacher se colocou em sexto com a Haas após 13 minutos.

Charles Leclerc pulou para a segunda posição, mas perdeu um posto após Verstappen tomar a primeira posição ao marcar 1min32s219. Sainz errou e passou reto na primeira curva, enquanto Alonso avançou para a segunda posição. Verstappen foi o mais rápido ao final do Q1, enquanto Pierre Gasly, Sebastian Vettel, Lance Stroll, Nicholas Latifi e Yuki Tsunoda foram eliminados.

Q2
A segunda rodada da classificação começou com Alonso, Sainz, Magnussen, Ocon, Albon, Schumacher e Pérez com pneus intermediários, enquanto os outros sete pilotos usavam os pneus de chuva pesada. Já Leclerc não participou da segunda rodada da classificação por conta da punição por troca dos componentes do motor.

O primeiro a registrar tempo foi GuanYu Zhou, com 1min33s724, sendo superado por Alexander Albon. Pouco depois, Russell se colocou na ponta com 1min32s960, enquanto Hamilton passou para a segunda colocação. Alonso, com os intermediários, marcou 1min30s910, tomando a primeira posição, sendo seguido por Verstappen.

Albon parou na barreira de proteção com sua Williams, mas conseguiu sair do lugar. Instantes depois, foi a vez de Pérez parar na barreira, desta vez, causando uma bandeira vermelha. A classificação apontava Alonso na ponta, com Verstappen, Sainz, Ocon, Bottas, Russell, Hamilton, Pérez, Albon e Schumacher na zona de classificação.

Após alguns minutos de paralisação, a atividade foi retomada com todos os pilotos partindo com pneus intermediários. Magnussen marcou 1min30s612, tomando a liderança. Depois, Hamilton, Russell e Sainz se colocaram na ponta, mas acabaram superados por Verstappen, que marcou 1min27s764. O dinamarquês da Haas voltou ao segundo lugar, seguido por Alonso.

Sainz tomou a liderança por alguns instantes, mas viu Verstappen marcar 1min26s270 para voltar ao primeiro posto. Russell avançou para o segundo lugar, mas viu o holandês melhorar ainda mais, agora marcando 1min25s201. Pouco depois, o dono do Mercedes número 63 melhorou seu tempo, mas seguiu em segundo.

Schumacher tomou a terceira posição, enquanto Alonso tomou a primeira posição com 1min24s848. Já com o cronômetro zerado, Verstappen marcou 1min23s746 para ser o mais veloz. Bottas, Albon, Pérez, Norris e Leclerc foram os eliminados.

Q3
A rodada final da classificação começou com os dez pilotos partindo para a pista, mais uma vez com pneus intermediários. Hamilton foi o primeiro a completar volta com 1min24s360, sendo superado por Russell logo depois. Verstappen veio para sua volta e marcou 1min22s701, tomando a ponta, enquanto Sainz avançou para segundo, distante 1s111.

Schumacher pulou para a segunda colocação com a Haas, mas logo foi superado por Sainz, que retomou a segunda posição, sendo seguido por Alonso. Restando quatro minutos para o final da sessão, Russell partiu para a pista com compostos slicks macios. Neste meio tempo, Verstappen melhorou seu tempo para 1min21s620.

Russell rodou na abertura de sua volta rápida, enquanto Hamilton pulou para a segunda colocação. Verstappen melhorou seu tempo para 1min21s299, faturando a pole position.

Deixe seu Comentário

Comentários