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Fórmula 4
F4 Brasil estreia com pneus da mesma fábrica da Pirelli na F1

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  • Publicado: 10/05/2022
  • Atualizado: 10/05/2022 às 17:33
  • Por: Ana Oliveira

 O fim de semana no Autódromo Velocitta promete fortes emoções, pois além das etapas da Stock Car Pro Series e da Stock Series (antiga Stock Light), a Fórmula 4 Brasileira irá fazer sua corrida de abertura. É a primeira vez que as três categorias correm juntas. Todas utilizarão pneus Pirelli em seus carros.

Carros da Stock Car também utilizam pneus da fábrica na Turquia. Foto: Divulgação

Os pneus utilizados são produzidos na fábrica da Turquia, a mesma que produz os pneus de GT das principais competições do mundo, além de ser a fábrica backup de pneus da Fórmula 1. A partir desse ano, os carros da Stock Car Pro Series e da Stock Series possuem os mesmos pneus: 305/660 – 18, tanto na versão P Zero, de pista seca, quando na versão Cinturato, de pista molhada.

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Já os carros da Fórmula 4 possuem diferentes medidas nos eixos dianteiro e traseiro: na frente vão pneus 200/540 – 13 Slick enquanto no eixo motriz os F4 são calçados com pneus 250/575 – 13. As dimensões entre os modelos P Zero e Cinturato também não variam nos fórmulas.

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“Para nós é um grande orgulho ampliar a parceria técnica com a Vicar, equipando também os pneus da categoria monoposto mais rápida do País, que será a Fórmula 4 Brasileira. Os pneus serão exatamente iguais aqueles utilizados na Europa, o que faz com que um piloto que corra no Brasil tenha uma igualdade de equipamentos em comparação aos de outros países”, disse Fábio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América Larina.

O carro da Fórmula 4 Brasileira fez seu primeiro teste em terras brasileiras no Circuito Panamericano, o complexo multipistas de testes da Pirelli, situado na cidade de Elias Fausto, no fim do mês de abril. O bólido, como esperado, se comportou muito bem equipado com os pneus Pirelli.

Para as corridas da Stock Car Pro Series, da Stock Series e da F4 Brasileira, o traçado do Velocitta é bastante exigente com os pneus. Não há curvas que demandem muita força lateral, mas constantemente o pneu está submetido a forças longitudinais, como em acelerações e frenagens.

“Os pilotos não têm descanso no Velocitta – e os pneus acompanham esse esforço. A todo o momento ou eles estão acelerando, freando ou fazendo curva. O desgaste costuma ser mais alto do que em algumas pistas, mas nada que comprometa a segurança ou o desempenho” finalizou Magliano. No Velocitta, o pneu que mais se desgasta é o traseiro direito, devido ao sentido anti-horário da pista e pelo eixo de trás ser o da tração nos carros.

A Band é a responsável por exibir a Stock Car Pro Series na TV aberta, com as corridas ao vivo no domingo. Além disso, o SporTV segue como parceiro da categoria para as transmissões em TV fechada. A Stock Series e a Fórmula 4 Brasil terão transmissões de forma online e pelo Bandsports.

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