Card image
Capa da Semana
MAX no Máximo! Verstappen campeão mundial de F1 2021

7 Minutos de leitura

  • Publicado: 13/12/2021
  • Atualizado: 13/12/2021 às 2:26
  • Por: Venicio Zambeli

Verstappen vence após ultrapassagem na última volta para garantir o seu primeiro título na categoria. Max derrotou Lewis Hamilton na pista de maneira épica!

Verstappen Campeão Mundial de F1 2021
Capa Destaque da Semana RACING – Max Verstappen Campeão Mundial de F1 2021 – Foto: Red Bull Content Pool / divulgação

O holandês ultrapassou o grande rival inglês na última volta da corrida final da temporada do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA de 2021 para ganhar seu primeiro título, após aproveitar um Safety Car nas voltas finais em Yas Marina, que e trouxe um drama inacreditável para o final do Grande Prêmio de Abu Dhabi.

Verstappen Campeão Mundial de F1 2021
Max Vertappen recebe a bandeirada à frente de Lewis Hamilton e leva o título – Foto: Kamran Jebreili / RB Pool / Getty Images

Verstappen largou da pole position com Hamilton em segundo lugar, mas foi o piloto britânico que o ultrapassou na primeira volta para colocar o holandês para trás desde o início.

O companheiro de equipe de Max, o mexicano Sergio Pérez, assumiu a liderança em um movimento estratégico após a primeira rodada de paradas nas boxes, segurando Hamilton para que Verstappen pudesse recuperar os sete segundos cruciais necessários para retomar a disputa.

Verstappen Campeão Mundial de F1 2021
Festa para Verstappen e sua equipe depois da prova – Foto: Lars Baron/Getty Images/ RB Pool

A Red Bull Racing Honda tentou diferentes estratégias de pit-stop para obter vantagem sobre a Mercedes, no entanto, parecia que não seria o suficiente ir para as voltas finais em condições de brigar pela primeira posição, mesmo com um safety car virtual.

Verstappen Campeão Mundial de F1 2021
Verstappen emocionou-se após sair do carro – Foto: Bryn Lennon / Getty Images / Red Bull Content Pool

Mas quando o carro Williams de Nicholas Latifi bateu no muro, o safety car real foi acionado com cerca de cinco voltas para o fim e deu a Verstappen a chance de atacar Hamilton com pneus macios mais frescos com apenas uma volta para a bandeirada.

Verstappen viu uma chance final e ultrapassou o heptacampeão na Curva 5 e segurou uma última investida de Hamilton em direção à linha de chegada que lhe rendeu um dramático título inaugural na F1 – o primeiro holandês a ganhar um campeonato na competição.

Verstappen Campeão Mundial de F1 2021
O holandês comemorou também a vitória do motor Honda – Foto: Mark Thompson / Getty Images) // Getty Images / Red Bull Content Pool

Max conquistou seu primeiro título no Campeonato Mundial em sua sétima temporada na F1, após uma luta feroz de 22 corridas com o atual campeão, Hamilton. Esta batalha direta e roda a roda produziu uma temporada histórica. No final, depois de Verstappen ter conquistado 10 vitórias, 10 poles e 18 pódios, o holandês se torna o segundo campeão mundial da equipe Red Bull de Adrian Newey e Christian Horner – após Sebastian Vettel ter levado o mundial com o time por quatro anos consecutivos de 2010 a 2013.

Verstappen Campeão Mundial de F1 2021
Max chora após a corrida junto com seu pai, Jos Verstappen – Foto: Mark Thompson / Getty Images / Red Bull Content Pool

O título da Red Bull encerra a conquista de pilotos da equipe Mercedes de sete anos, que coincide com a introdução do V6 turbo híbrido de 1,6 litros, em 2014, Max se tornou o 34º campeão mundial na história da F1 desde 1950.

É o primeiro título da Honda desde que Ayrton Senna conquistou o campeonato de 1991 – e bem agora que foi a última corrida da fabricante de motores japonesa com a equipe.

Verstappen Campeão Mundial de F1 2021
Max celebra junto de sua namorada, Kelly Piquet – Foto: Mark Thompson / Getty Images / Red Bull Content Pool

Leia o que falaram os protagonistas do título:

Max Verstappen – Campeão Mundial de Fórmula 1 2021

“É inacreditável. A corrida inteira eu continuei lutando e então veio aquela oportunidade na última volta… É incrível. Ainda estou com cãibra (na perna). É uma loucura. Esses caras (torcedores nas arquibancadas), minha equipe e, claro, o pessoal na fábrica. Eu os amo muito e realmente gostei de trabalhar com eles desde 2016, mas este ano foi especial. Finalmente um pouco de sorte para mim. Também quero dizer um muito obrigado ao Checo (Sergio Pérez), ele também colaborou muito. Foi um ótimo trabalho em equipe e ele é um companheiro importante. Para o meu time, acho que eles sabem que os respeito e espero que possamos fazer isso por 10, 15 anos juntos. Quero ficar com eles para o resto da minha vida. Espero que deixem. Estou muito feliz. Christian Horner e Helmut Marko confiaram em mim para estar no time. Nosso objetivo era para ganhar este campeonato e conseguimos isso.

Antes da última volta, é claro, era difícil de acreditar. Mas você sempre tem que continuar acreditando; eu continuei forçando a corrida toda para tentar ficar dentro possibilidades. Isso me ajudou, eles não podiam fazer um pit stop, e pudemos acelerar porque não tive nenhuma pressão de quem vinha atrás. Então, no final, é claro, isso me deu a oportunidade com os pneus novos de atacar e ir para a jogada final naquela última volta.

Meu objetivo quando desde pequeno era, claro, me tornar um piloto de Fórmula 1 e você espera por vitórias e você espera estar no pódio. Eles tocam o hino nacional e um dia você espera que eles toquem o seu com você no pódio. Mas agora falam “você é o campeão mundial!”… Isso é incrível, principalmente com o meu pai (Jos) e o momento especial que passamos aqui.

Ao longo de todos os anos que estivemos juntos viajando para atingir esse objetivo, se juntou na última volta desta corrida. Minha equipe inteira, minha família, meus amigos, as pessoas com quem cresci no kart, eles queriam me empurrar para onde eu estou hoje e a maioria deles estava aqui.

É muito bom ver toda essa torcida laranja aqui e em todo o mundo. Eles me apoiaram ao longo de toda a minha carreira. Tentei continuar pressionando e acreditando nisso, pois às vezes acontecem milagres.

Eu tive uma cãibra, começando a última volta. Então, toda a última volta nas retas, quando eu estava acelerando, sentia uma dor enorme na minha panturrilha. Isso não foi muito bom, mas você tem que mantê-la esticada. Você não pode recuar.

Quando comecei a trabalhar junto com o Pérez, é sempre difícil saber exatamente como vai ser o relacionamento e se vai dar certo. Mas Checo é um ser humano incrível. É muito raro ter um companheiro de equipe assim. O que ele mostrou hoje foi um verdadeiro jogador da equipe e espero que possamos continuar assim por muito tempo.

Sobre Lewis, ele é um piloto fantástico e um competidor de alto nível, que tornou isso muito, muito difícil para nós e acho que todos adoraram ver esta disputa. Claro que as duas equipes passaram por momentos difíceis, mas acho que tudo isso faz parte do esporte e é emoção. Todo mundo quer vencer e hoje poderia ter sido de qualquer maneira.

No próximo ano, vamos voltar e tentar tudo de novo!”

Verstappen Campeão Mundial de F1 2021
Verstappen conquistou seu primeiro títuloa na F1 em 2021 – Foto: Bryn Lennon / Getty Images / Red Bull Content Pool

 

Christian Horner – Diretor de Equipe – Red Bull Racing

“Eu disse que precisaria de algo “dos Deuses” na corrida nas últimas 10 voltas – e obrigado Nicholas Latifi por aquele Safety Car. Devo dizer que com os comissários, sentimos que foi difícil chegar a iniciar a corrida de novo, mas eles se saíram muito bem para conseguir dar a largada.

Foi uma competição insana e, para Max ganhar o campeonato mundial, não foi apenas sobre esta prova, foi sobre o ano inteiro. Devo dizer que muito de nossa vitória tem valor pelos créditos de Lewis Hamilton. Ele foi um oponente fenomenal o ano todo e um grande campeão mundial – e é isso que torna ainda mais válido ganhar o título de pilotos. Esse campeonato chegou até a última volta e uma grande estratégia nossa foi chamar para fazer aquele pit stop e colocar aquele conjunto de pneus macios para dar a Max a melhor performance na volta final.

Estou muito orgulhoso de Verstappen e da equipe pelo que passamos este ano e pelo que conquistamos contra alguns adversários fortes e grandiosos. Eu estava gritando desde a Curva 5, até a chegada. Max conseguiu fazer o trabalho!”

Verstappen Campeão Mundial de F1 2021
Christian Horner levou a Red Bull Racing ao título da F1 entre os pilotos em 2021 – Foto: Mark Thompson / Getty Images / Red Bull Content Pool

 

Verstappen Campeão Mundial de F1 2021
Lewis Hamilton x Max Verstappen: duelo seguirá em 2022? – Foto: Lars Baron / Getty Images / Red Bull Content Pool

Deixe seu Comentário

Comentários