Card image
Fórmula 1
Hamilton acerta volta voadora e garante pole position no Catar

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 20/11/2021
  • Atualizado: 20/11/2021 às 13:15
  • Por: Leonardo Marson

Lewis Hamilton conquistou a pole position para o Grande Prêmio do Catar, 20ª etapa da temporada 2021 da Fórmula 1. Na fase final da classificação realizada na manhã deste sábado (20) no circuito de Losail, o piloto da Mercedes registrou 1min20s827, garantindo a posição de honra pela 102ª vez na carreira, e pela sexta vez no ano.

Lewis Hamilton
Hamilton conquistou sua 102ª pole position na F1. (Foto: LAT)

A segunda posição ficou com Max Verstappen, piloto da Red Bull que foi 0s455 mais lento que Hamilton, depois de ter de abortar a última volta rápida após Pierre Gasly perder a asa dianteira e sofrer um furo de pneu após atacar uma zebra no terceiro setor. Valtteri Bottas partirá da terceira posição com o outro Mercedes, formando a segunda fila com Gasly, da AlphaTauri.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Fernando Alonso colocou a Alpine na quinta posição do grid, enquanto Lando Norris, da McLaren, partirá em sexto. Carlos Sainz, da Ferrari, garantiu a sétima posição, dividindo a quarta fila com Yuki Tsunoda, companheiro de Gasly na AlphaTauri. Esteban Ocon, da Alpine, ficou com o nono lugar, enquanto Sebastian Vettel, da Aston Martin, completa a lista dos dez melhores.

LEIA MAIS:

Bottas puxa 1-2 da Mercedes no TL3 para o GP do Catar
Bottas comanda segundo treino para o GP do Catar de F1
Verstappen lidera primeiro treino para o GP do Catar em Losail
Confira a programação e onde ver na TV ao GP do Catar de F1

A decepção da classificação em Losail ficou por conta de Sergio Pérez. O piloto da Red Bull foi eliminado ainda na segunda rodada, depois de passar a maior parte do tempo fora do grupo dos dez melhores. Mesmo com os pneus macios na última tentativa, o mexicano ficou somente com a 11ª colocação, e abrirá a sexta fila do grid.

O Grande Prêmio do Catar de Fórmula 1 será disputado neste domingo (21), a partir das 11h, com transmissão da Band, da Rádio Bandeirantes e da BandNews FM.

Confira como foi a classificação

Q1
A primeira classificação da história da Fórmula 1 no circuito de Losail começou com temperatura de 26°C e umidade em 65%. A temperatura da pista estava em 29°C. Os pilotos da Haas partiram para a pista logo que os boxes foram abertos, com Nikita Mazepin sendo o primeiro a registrar tempo, com 1min30s390, tendo a asa dianteira danificada.

Os tempos passaram a cair, com a liderança se alternando de mãos. Kimi Räikkönen, Lance Stroll, Sebastian Vettel, Carlos Sainz, Sergio Pérez e Lando Norris se colocaram na ponta da folha de tempos, até que Lewis Hamilton avançou para a liderança com 1min22s019, usando os pneus macios. Max Verstappen avançou para a segunda posição.

A AlphaTauri mostrou força ao ver Pierre Gasly na terceira posição e Yuki Tsunoda no quinto posto. Pouco depois, Fernando Alonso se colocou no terceiro lugar com a Alpine. Bottas, então, partiu para mais uma volta rápida e tomou a liderança da atividade com 1min22s016, marca que logo foi derrubada por Verstappen, que virou líder ao cravar 1min21s996.

No minuto final, muitos pilotos partiram para mais uma volta rápida, e Hamilton marcou o melhor tempo com 1min21s901. Verstappen foi o segundo, seguido por Bottas. Os eliminados foram Kimi Räikkönen, Nicholas Latifi, Antonio Giovinazzi, Mick Schumacher e Nikita Mazepin.

Q2
A segunda rodada da classificação começou com Ricciardo e Russell sendo os primeiros a sair para a pista. O inglês da Williams foi o primeiro a registrar tempo, com 1min22s925, sendo batido pouco depois por Norris e Sainz. Hamilton, então, tomou a liderança da folha de tempos ao marcar 1min21s682, usando os compostos médios.

Bottas avançou para a segunda posição, mas logo foi batido por Verstappen. Então, Gasly, com pneus macios, pulou para o segundo lugar, 0s298 atrás de Hamilton. Tsunoda, por sua vez, vinha em quinto. Alonso fez boa volta e marcou o sexto tempo com a Alpine, enquanto Vettel se colocou em nono com a Aston Martin.

Russell voltou para a pista, e melhorou seu tempo, seguindo em 13º quando restavam pouco mais de três minutos para o final do Q2. A atividade partiu para o minuto final com os pilotos partindo para novas voltas buscando a vaga entre os dez melhores. Gasly melhorou seu tempo, ficando 0s046 atrás de Hamilton. Os eliminados foram Sergio Pérez, Lance Stroll, Charles Leclerc, Daniel Ricciardo e George Russell.

Q3
A rodada final da classificação começou com os pilotos esperando alguns instantes nos boxes, partindo para a pista pouco depois. Hamilton, o primeiro a marcar tempo, fez 1min21s262, enquanto Verstappen se colocou em segundo, seguido por Bottas. Gasly, em volta forte, apareceu em quarto, Alonso ficou com o quinto tempo.

Após rápida passagem pelos boxes, os dez competidores voltaram à pista, e Hamilton baixou seu tempo para 1min20s827, garantindo a pole após Pierre Gasly aparecer lento na pista na reta dos boxes. Verstappen ficou com a segunda posição, seguido por Bottas.

Deixe seu Comentário

Comentários