Card image
Fórmula 1
Verstappen bate Hamilton e fatura pole para o GP dos Estados Unidos

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 23/10/2021
  • Atualizado: 23/10/2021 às 19:12
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen conquistou a pole position para o Grande Prêmio dos Estados Unidos, 17ª etapa da temporada da Fórmula 1. Na fase final da classificação realizada no início da noite deste sábado (23) no Circuito das Américas, em Austin, o piloto da Red Bull registrou 1min32s910, garantindo a posição de honra pela 12ª vez na carreira.

Max Verstappen
Verstappen superou Hamilton na última volta rápida. (Foto: Getty Images)

A segunda posição no grid ficou com Lewis Hamilton, piloto da Mercedes que chegou a ter a pole nas mãos, antes de ser batido em 0s209 por Verstappen. Sergio Pérez, com a outra Red Bull, garantiu a terceira posição, e dividirá a segunda fila com Charles Leclerc, piloto da Ferrari que se beneficiou da punição de cinco posições contra Valtteri Bottas. Carlos Sainz, da Ferrari, fecha o top-5.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Daniel Ricciardo colocou a McLaren na sexta posição, e largará uma posição à frente de Lando Norris, seu companheiro de equipe. Pierre Gasly, com a AlphaTauri, ficou com a oitava posição no grid de largada. Punido pela troca do motor a combustão, Bottas partirá somente da nona posição com a Mercedes, enquanto Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, completou o grupo dos dez melhores.

LEIA MAIS:

Pérez vê Verstappen e Hamilton terem voltas excluídas e lidera TL3 em Austin
Pérez coloca Red Bull na frente no TL2 para o GP dos Estados Unidos
Bottas lidera 1-2 da Mercedes no primeiro treino nos Estados Unidos

O Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1 será disputado neste domingo (24), a partir das 16h. A corrida será transmitida pela Band e pela rádio BandNews FM.

Confira como foi a classificação

Q1
A definição das posições de largada em Austin começou com temperatura ambiente em 29°C e umidade do ar em 54%. O asfalto estava em 37°C. Logo que os boxes foram abertos, Nikita Mazepin e Mick Schumacher, ambos da Haas, e Lance Stroll, da Aston Martin, partiram para a pista. Aos poucos, outros pilotos começaram seus trabalhos.

O primeiro a registrar tempo foi Mazepin, que perdeu o giro por não respeitar os limites de pista. Assim, a primeira volta válida foi de Schumacher, que marcou 1min37s241. Pouco depois, Stroll e Charles Leclerc superaram o alemão, até que Max Verstappen marcasse 1min34s521 para tomar a ponta. Sergio Pérez avançou para o segundo lugar, 0s054 atrás do holandês.

A Mercedes mandou seus pilotos à pista com cinco minutos de atividade, e viu Valtteri Bottas ser o terceiro, seguido por Lewis Hamilton. Quem avançou muito na classificação foi Antonio Giovinazzi, que se colocou em sexto, sendo superado pouco depois por Sebastian Vettel. Daniel Ricciardo, então, marcou 1min34s407, tomando a liderança.

Lando Norris avançou para a terceira posição, sendo seguido por Carlos Sainz. Com seis minutos para o encerramento do Q1, Verstappen voltou à ponta, agora com 1min34s352, enquanto Pérez voltou a aparecer na segunda posição. Com Pouco mais de quatro minutos para o final, os pilotos retornaram aos boxes para fazerem ajustes nos carros e colocarem novos pneus.

Com pouco mais de dois minutos para o encerramento da primeira rodada, diversos pilotos retornaram à pista, entre eles Hamilton e Bottas, que não completaram a volta. Mas quem tomou a ponta foi Leclerc, que marcou 1min34s153. O monegasco foi seguido por Verstappen e Pérez. Lance Stroll, Nicholas Latifi, Kimi Räikkönen, Mick Schumacher e Nikita Mazepin foram eliminados.

Q2
A segunda rodada da classificação começou com os pilotos partindo à pista imediatamente, exceções feitas a Vettel e Giovinazzi. O primeiro a marcar tempo foi Bottas, que cravou 1min33s959 com pneus médios, marca logo batida por Hamilton, que fez 1min33s797. Verstappen, então, pulou para a primeira posição com 1min33s464.

Norris avançou para a terceira colocação, sendo seguido por Leclerc. Já Pérez teve a volta excluída e aparecia fora do top-10. Com pouco mais de seis minutos para o final da segunda rodada, os pilotos retornaram aos boxes. Pouco depois, o mexicano da Red Bull voltou à pista, e avançou para o sétimo lugar, sete décimos atrás de Verstappen.

Nos instantes finais, Ricciardo pulou para a nona posição, se garantindo no Q3. Verstappen foi o mais rápido do Q2, seguido por Hamilton e Norris. Esteban Ocon, Sebastian Vettel, Antonio Giovinazzi, Fernando Alonso e George Russell foram eliminados.

Q3
A rodada final da classificação começou com os dez pilotos partindo imediatamente para a pista. Hamilton foi o primeiro a marcar tempo, mas logo foi batido por Bottas, que marcou 1min33s475, tomando a liderança. Verstappen partiu para sua volta e avançou para a primeira posição, mas acabou superado por Pérez, que marcou 1min33s180.

Após uma rápida passada pelos boxes, os pilotos retornaram à pista para a última tentativa de volta rápida. Hamilton avançou para a primeira posição com 1min33s119, mas foi batido por Verstappen, que marcou 1min32s910 para ficar com a pole. Pérez obteve a terceira posição, enquanto Bottas terminou em quarto, mas largará da nona posição.

Deixe seu Comentário

Comentários