Card image
Capa da Semana
Stock Car tem vitória decidida por 0s01 depois de 75 km de prova!

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 20/09/2021
  • Atualizado: 20/09/2021 às 1:49
  • Por: Venicio Zambeli

A vitória de Ricardo Maurício foi decidida na linha de chegada por aproximadamente 50 cm de pista de vantagem de seu carro em relação ao de Thiago Camilo.

A chegada mais apertada da história da Stock Car
Capa Destaque da Semana RACING – Vitória na Linha de Chegada Stock Car – Foto: Stock Car / divulgação

Disputada no anel externo do traçado de Goiânia, a nona etapa da Stock Car Pro Series de 2021 teve pelo menos dois grandes nomes. Além do feito de Ricardo Maurício, que foi o primeiro a vencer as duas provas de uma etapa desde a estreia deste formato da categoria, em 2014, Gabriel Casagrande, piloto da nova geração que desde o início do ano duela com o tricampeão Daniel Serra pela liderança, assumiu a ponta da tabela pela primeira vez em sua carreira.

A chegada mais apertada da história da Stock Car
A chegada mais apertada da história da Stock Car – Foto: Carsten Horst / divulgação

O maior feito de Ricardinho Maurício aconteceu na vitória por apenas 0s010 (dez milésimos), isso depois de terem competido durante 75 km de prova. Foi a chegada mais apertada da história da Stock Car.

A chegada mais apertada da história da Stock Car
Largada em Goiânia, com Ricardo Maurício na frente – Foto: Victor Eleuterio / divulgação

Na etapa, ele cravou outro recorde: é o único piloto da temporada com 100% de aproveitamento. Com seu Chevrolet Cruze, o atual campeão fez a pole (conquistando dois pontos), venceu a Corrida 01 (30 pontos) e também a prova complementar (24), totalizando 56 pontos. Até então, o maior pontuador vinha sendo Rubens Barrichello, com 92% (52 pontos) na quarta etapa, Velocitta.

A chegada mais apertada da história da Stock Car
Ricardo Maurício e os troféus das duas vitória da nona etapa de Goiânia, GO, em 2021 – Foto: Duda Bairros / divulgação

Brigas paralelas

Na primeira prova, Ricardinho largou da pole e manteve um ritmo superior até o final, vencendo depois de disputas com Allam Khodair (Cruze) e Ricardo Zonta (Toyota Corolla), que completaram o pódio nessa ordem. Paralelamente, o líder do campeonato Daniel Serra e o vice Gabriel Casagrande travavam uma disputa particular pela ponta da tabela, mas ambos com muita dificuldade.

Casagrande chegou em 14º, um resultado modesto, mas Serra ficou ainda mais atrás: terminou em 18º, o que fez a diferença entre eles cair de seis para dois pontos a favor do tricampeão.

Todos sabiam que na segunda corrida a dupla deveria decidir quem sairia de Goiânia na frente da classificação. E foi o que aconteceu: enquanto Casagrande escalou do 14º lugar para o terceiro, Serra levou uma batida nas primeiras voltas e abandonou uma corrida pela primeira vez na temporada.

Com isso, o campeonato passou a ter em Casagrande o novo líder, com 16 de vantagem sobre o Daniel Serra.

A chegada mais apertada da história da Stock Car
Gabriel Casagrande, o novo líder da Stock Car – Foto: Duda Bairros / divulgação

Margem intangível

Ricardo Maurício venceu a segunda prova em uma chegada no mínimo espetacular, com ele e Thiago Camilo ultrapassando o então líder Gabriel Casagrande já na reta de chegada – e ambos decidindo a vitória pela intangível margem equivalente a um décimo do tempo necessário para uma piscada de olhos.

A vitória da segunda prova do dia foi especialmente festiva para a Stock Car: ela marcou a corrida número 500 da Chevrolet, marca fundadora da categoria que permanece como a maior vencedora da principal categoria do Brasil. Os resultados do final de semana recolocaram Ricardo Maurício na briga direta pelo título.

Com uma vitória na etapa de sábado e as duas deste domingo (cada etapa tem duas largadas), ele subiu do décimo para o quarto lugar, passando a somar 231 pontos. Rubens Barrichello é o terceiro colocado, com três pontos a mais.

A Stock Car Pro Series prevê para este ano mais três etapas, ou seja, seis largadas, com um total de 168 pontos em jogo – deixando a disputa pelo título totalmente em aberto. O próximo compromisso será no dia 24 de outubro, no Velocittá, valendo pela 10ª etapa. Confira o resultado das provas da nona etapa e, também, a pontuação completa.

Classificação após 9 etapas (18 largadas, duas por etapa)
1º – Gabriel Casagrande – 278 pontos
2º – Daniel Serra – 262
3º – Rubens Barrichello – 234
4º – Ricardo Maurício – 231
5º – Cesar Ramos – 218
6º – Ricardo Zonta – 210
7º – Átila Abreu – 205
8º – Thiago Camilo – 199
9º – Bruno Baptista – 184
10º – Allam Khodair – 171
11º – Diego Nunes – 165
12º – Marcos Gomes – 165
13º – Denis Navarro – 165
14º – Rafael Suzuki – 158
15º – Cacá Bueno – 138
16º – Julio Campos – 135
17º – Guilherme Salas – 133
18º – Gaetano di Mauro – 126
19º – Galid Osman – 88
20º – Matías Rossi – 83

Texto: divulgação / Stock Car

Deixe seu Comentário

Comentários