Card image
Capa da Semana
Max x Lewis batem em Monza: quem foi o culpado?

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 13/09/2021
  • Atualizado: 13/09/2021 às 1:50
  • Por: Venicio Zambeli

O acidente entre Lewis Hamilton e Max Verstappen no Grande Prêmio da Itália de F1 2021 gerou muita polêmica. Quem foi o culpado?

Max x Lewis batem em Monza: quem foi o culpado?
Capa Destaque da Semana RACING – batida Hamilton x Verstappen – Monza 2021 – Imagens: reprodução editorial / F1TV

A verdade é que os dois pilotos estavam disputando duramente a posição – afinal, a Fórmula 1 é uma corrida de carros e necessita de brigas por posicionamento  – e deu a impressão que nenhum deles premeditou a batida.

Max x Lewis batem em Monza: quem foi o culpado?
Hamilton saia dos boxes e Verstappen vinha em velocidade na reta antes da batida – Foto: Mercedes / divulgação

Mesmo parecendo uma manobra de corrida, onde não sobrou espaço para passar dois carros e nenhum deles evitou a disputa, os comissários decidiram punir Max Verstappen com 3 posições no grid de largada da próxima corrida, considerando o holandês o culpado pela batida.

Max x Lewis batem em Monza: quem foi o culpado?
O choque fez com que o carro da Red Bull subisse em cima do modelo da Mercedes e Hamilton até teve seu capacete acertado pela roda do adversário – Foto: Mercedes / divulgação

Confira os depoimentos completos de Lewis Hamilton e Max Verstappen sobre o acidente:

Lewis Hamilton, piloto da Mercedes-Benz

“Obviamente foi decepcionante para mim encerrar a corrida da maneira que terminou. Achei que a equipe fez um ótimo trabalho com a estratégia e estávamos em uma boa posição até aquela colisão na volta 26. Pelo que me lembro, depois que saí dos boxes, vi Max chegando e me certifiquei de deixar um largura do carro do lado de fora para ele. Eu entrei na Curva 1 e estava na frente, e eu estava na frente indo na Curva 2, e então, de repente, ele estava em cima de mim. No geral, não foi um ótimo final de semana para, mas foi bom ver que Valtteri carregou a equipe com seu incrível impulso de recuperação. Vir da parte de trás até o pódio em uma pista como essa não é fácil. A equipe fez um ótimo trabalho e sair com mais pontos do que a Red Bull é definitivamente positivo.”

 

Max Verstappen, piloto da Red Bull

“Estávamos competindo por uma posição hoje, mas você precisa de duas pessoas entendendo seus limites de pista juntas para fazer a curva, e Lewis continuou a apertar até não haver mais espaço para dois carros – e foi quando batemos. Quando ele saiu dos boxes, ele começou a me espremer para entrar na Curva 1, então tive que usar a parte verde da pista. Estava muito apertado, mas havia espaço para eu dar a volta por fora e então fui empurrado para o meio-fio de “salsichas” laranja. Eu estava lá para tentar disputar forte, mas justo. Não concordo totalmente com a penalidade, pois acredito que foi um incidente de corrida. É muito lamentável o que aconteceu hoje, mas nós dois somos profissionais e, portanto, seguiremos em frente.”

Max x Lewis batem em Monza: quem foi o culpado?
Antes da batida, os dois duelaram em outra chicane – e daquela vez, Hamilton usou a parte de fora da pista para não bater – Foto: Red Bull / divulgação

Deixe seu Comentário

Comentários