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Fórmula E
Di Grassi segura Mortara no final e vence em Berlim

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  • Publicado: 14/08/2021
  • Atualizado: 14/08/2021 às 10:07
  • Por: Leonardo Marson

Lucas Di Grassi venceu neste sábado (14) a primeira corrida do ePrix de Berlim, etapa final da temporada 2021 da Fórmula E. O piloto da Audi largou da terceira posição no circuito do aeroporto de Tempelhof e se aproveitou do modo ataque para superar Edoardo Mortara e Norman Nato, e segurou o suíço na volta final para vencer pela segunda vez no ano e seguir vivo na disputa pelo título.

Lucas Di Grassi
Lucas Di Grassi venceu pela segunda vez na temporada. (Foto: Audi Sport)

A segunda posição ficou com Mortara, piloto da Venturi que se manteve entre os primeiros ao longo dos 45 minutos de prova, e tentou um ataque sobre Di Grassi no final, sem sucesso. Mitch Evans, da Jaguar, terminou com a terceira posição. O grupo dos cinco primeiros ainda contou com Norman Nato, companheiro de Mortara, e Jake Dennis, da BMW Andretti.

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Jean-Éric Vergne, que liderou a parte inicial da prova, terminou em sexto com a Techeetah, sendo seguido por António Félix da Costa, sétimo com o outro carro do time chinês. Maximilian Günther, da BMW Andretti, fechou a corrida na oitava posição, enquanto René Rast, da Audi, foi o nono. André Lotterer, com uma Porsche, foi o décimo. Sérgio Sette Câmara cruzou a linha de chegada na 18ª posição coma Dragon/Penske.

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A temporada 2021 da Fórmula E será encerrada neste domingo (15), com a segunda corrida do ePrix de Berlim. A largada está marcada para 10h15, com transmissão da TV Cultura e do Sportv.

Confira como foi a corrida

A primeira corrida da decisão da Fórmula E começou com Jean-Éric Vergne mantendo a primeira colocação nos metros iniciais, sendo seguido por António Félix da Costa e Lucas Di Grassi, que também ficaram nas mesmas posições de largada. Mais atrás, Sérgio Sette Câmara avançou uma posição e apareceu no 18º posto.

Na segunda volta, Sam Bird, um dos principais candidatos ao título, escapou de traseira e quase rodou, caindo para a 13ª posição. Pouco depois, no sexto giro, André Lotterer foi o primeiro a acionar o modo ataque, que nesta etapa pôde ser pego em apenas uma oportunidade, durando oito minutos. Na sequência, foi a vez de Alexander Sims fazer a mesma coisa.

Enquanto Vergne mantinha a liderança, sempre seguido de perto por Félix da Costa e Di Grassi, Pascal Wehrlein se envolveu em um toque com Oliver Rowland, após o inglês acionar o modo ataque ao lado do companheiro de Nissan, Sébastien Buemi. O alemão da Porsche teve que se dirigir aos boxes. No mesmo momento, Sam Bird parou na pista com problemas, causando a entrada do Safety Car na volta 11.

A relargada foi acionada na volta 14, com Edoardo Mortara pressionando Di Grassi pelo terceiro lugar. Um pouco mais atrás, dois giros depois, René Rast ganhou duas posições, ao passar por Maximilian Günther e Sébastien Buemi, para tomar a nona posição. Pouco depois, o alemão da Audi passou também por Rowland, avançando para o oitavo posto.

Na 18ª volta, Félix da Costa passou por Vergne, tomando a liderança da corrida, enquanto Rast, se valendo do modo ataque, pulou para a quarta posição no mesmo momento. Na volta seguinte, foi a vez de Di Grassi passar pelo francês da Techeetah, que também foi superado pelo alemão da Audi e por Mortara, despencando para o quinto lugar.

Na volta 21, Di Grassi e Rast passaram por Félix da Costa, tomando as duas primeiras posições. No mesmo momento, Nyck de Vries, líder do campeonato, foi aos boxes com a Mercedes. Na volta seguinte, Mortara passou por Da Costa e Rast, tomando o segundo lugar graças ao modo ataque. No giro 23, foi a vez de Di Grassi acionar a potência extra, caindo para terceiro.

Neste momento, Mortara tomou a liderança, seguido por Norman Nato, seu companheiro de Venturi. Di Grassi vinha em terceiro, seguido por Rast e Félix da Costa. O alemão da Audi, sem o modo ataque, caiu para o quinto lugar na volta 25, e despencou para o sexto posto logo depois, ao ser superado por Dennis.

Di Grassi, se valendo do modo ataque, passou por Nato na volta 27, e tomou a liderança da corrida no giro seguinte, superando Mortara. Mais atrás, Alex Lynn passou a ser investigado por usar indevidamente o Fan Boost. Na volta 30, Evans passou por Nato, mas viu o francês dar o troco na curva seguinte, devolvendo-o ao quarto posto. Algumas curvas depois, o neozelandês conseguiu a manobra.

Nato voltou a atacar Evans, trazendo consigo Dennis e Vergne. Lynn, por sua vez, foi punido por usar o Fan Push antes da hora. Mortara partiu para o ataque sobre Di Grassi, reduzindo a diferença para seis décimos na abertura da última volta. O suíço tentou a ultrapassagem nos últimos metros, mas o brasileiro venceu por 0s141.

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