Card image
Fórmula 1
Hamilton fatura pole para corrida classificatória na Inglaterra

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 16/07/2021
  • Atualizado: 16/07/2021 às 15:16
  • Por: Leonardo Marson

Lewis Hamilton conquistou a pole position para a corrida classificatória para o Grande Prêmio da Inglaterra, décima etapa da temporada 2021 da Fórmula 1. Na fase final da classificação realizada no circuito de Silverstone na tarde desta sexta-feira (16), o piloto da Mercedes registrou 1min26s134, usando pneus macios em seu melhor giro.

Lewis Hamilton
Hamilton celebra pole position para prova classificatória. (Foto: LAT)

A segunda posição ficou com Max Verstappen, piloto mais rápido do treino livre com a Red Bull, mas que acabou 0s075 atrás do tempo de Hamilton. Valtteri Bottas, com a outra Mercedes, partirá da terceira posição, dividindo a segunda fila com Charles Leclerc, quarto com a Ferrari. O grupo dos cinco primeiros será completado por Sergio Pérez, da Red Bull.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Lando Norris colocou a McLaren na sexta posição, batendo seu companheiro de equipe, Daniel Ricciardo, por apenas 0s002. O australiano largará em sétimo com o outro carro do time inglês. George Russell, com a Williams, ficou com o oitavo lugar no grid, e será seguido por Carlos Sainz, da Ferrari. Sebastian Vettel, piloto da Aston Martin, foi o décimo.

LEIA MAIS:

Verstappen lidera com sobras primeiro treino da F1 em Silverstone
F1 apresenta novo carro para a temporada de 2022
Confira a programação e onde ver na TV o GP da Inglaterra de F1
Alfa Romeo renova acordo com Sauber e segue na F1

A corrida de classificação será disputada neste sábado (17), a partir das 12h30, com transmissão da Band e do BandSports. Antes, às 8h, tem a segunda sessão de treinos livres, com exibição do BandSports. O Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1 será disputado neste domingo (18), às 11h. A Band e a rádio BandNews FM mostram a corrida ao vivo.

Confira como foi a classificação

Q1

A classificação em Silverstone começou com condições bastantes semelhantes em relação ao treino livre, com 25°C de temperatura ambiente e 54% de umidade no ar. O asfalto estava em 40°C. Boa parte dos pilotos saíram para a pista, e o primeiro a registrar tempo foi Carlos Sainz, que marcou 1min28s632 com a Ferrari.

Fernando Alonso e Antonio Giovinazzi apareceram na liderança, até que Lando Norris avançasse para a ponta com 1min28s447. O piloto da McLaren logo foi batido por Sergio Pérez e Valtteri Bottas. Lewis Hamilton, então, tomou a ponta com 1min27s160 com a Mercedes. Então, a Red Bull mandou Max Verstappen para a pista, e o holandês tomou a liderança ao cravar 1min26s751.

Pouco depois, Fernando Alonso pulou para a quarta posição com a Alpine, enquanto Pierre Gasly avançou para a quinta colocação com a AlphaTauri. Norris, por sua vez, tomou o segundo lugar. A sessão se encaminhou para o final com Verstappen na liderança, apenas 0s035 à frente de Hamilton. Leclerc, Pérez e Ricciardo completaram o top-5.

Os eliminados da primeira rodada foram Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, Kimi Räikkönen, da Alfa Romeo, Nicholas Latifi, da Williams, Mick Schumacher e Nikita Mazepin, ambos da Haas.

Q2

A segunda rodada da classificação começou com parte dos pilotos partindo à pista logo que os boxes foram abertos. A Mercedes mandou seus dois pilotos à pista e viu Hamilton marcar 1min26s602, enquanto Bottas apareceu na segunda posição. Pouco depois, Verstappen tomou a liderança da sessão com 1min26s504. Pérez e Vettel completavam o top-5.

Restando seis minutos para o encerramento da atividade, Gasly, Russell, Alonso, Stroll e Giovinazzi estavam na zona de eliminação. Neste momento, os pilotos foram aos boxes para realizar ajustes nos carros. Dois minutos depois, os pilotos voltaram para a pista para a última tentativa de volta rápida.

Hamilton melhorou seu tempo para 1min26s023, tomando a liderança da sessão. Verstappen também melhorou, mas ficou 0s292 atrás de Hamilton, enquanto Bottas foi o terceiro. Os eliminados foram Alonso, Gasly, Ocon, Giovinazzi e Stroll.

Q3

A rodada final da classificação começou com os pilotos permanecendo nos boxes por dois minutos, até que Pérez fosse o primeiro a visitar a pista. O mexicano se colocou na frente, sendo batido por Bottas na sequência. Hamilton tomou a ponta ao marcar 1min26s134, e viu Verstappen ficar 0s172 atrás, na segunda posição.

Russell, restando três minutos para o final da sessão, colocou a Williams na sétima posição. Os outros nove pilotos foram à pista no minuto seguinte para a última tentativa de volta rápida. Hamilton veio baixando seu tempo, mas perdeu tempo no terceiro setor. Ainda assim, o inglês foi o mais rápido, já que Verstappen ficou 0s075 acima do tempo.

Deixe seu Comentário

Comentários