Card image
Fórmula 1
Hamilton derrota as Red Bulls e fatura a pole em Imola

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 17/04/2021
  • Atualizado: 17/04/2021 às 10:27
  • Por: Leonardo Marson

Lewis Hamilton conquistou neste sábado (17) a pole position para o Grande Prêmio da Emilia Romagna, segunda etapa da temporada da Fórmula 1. Na fase final da classificação realizada no circuito de Imola, na Itália, o inglês da Mercedes registrou 1min14s411, garantindo a pela primeira vez na temporada a posição de honra.

Lewis Hamilton
Hamilton chegou a 99ª pole position da carreira. (Foto: Mercedes)

Hamilton terá a companhia de Sergio Pérez na primeira fila. O mexicano da Red Bull ficou apenas 0s035 atrás do tempo da pole position. Max Verstappen, com a outra Red Bull, largará da terceira posição, sendo seguido por Charles Leclerc, quarto com a Ferrari. O grupo dos cinco primeiros na classificação foi completado por Pierre Gasly, da AlphaTauri.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Daniel Ricciardo, com a McLaren, se colocou em sexto no grid para a corrida deste domingo, e largará à frente de Lando Norris, seu companheiro de equipe. Valtteri Bottas foi a grande decepção da definição do grid de largada e partirá apenas em oitavo com a Mercedes. Esteban Ocon, com a Alpine, e Lance Stroll, da Aston Martin, fecham o top-10.

LEIA MAIS:

Verstappen voa no fim e lidera terceiro treino em Imola
Bottas lidera TL2 em Imola e é o mais rápido da sexta-feira
Pérez e Ocon batem durante primeiro treino da F1 em Imola
Bottas acerta giro final e lidera primeiro treino da F1 em Imola
Veja a programação e onde assistir na TV o GP da Emilia Romagna

A sessão contou ainda com uma paralisação. Ainda no Q1, Yuki Tsunoda bateu com a AlphaTauri na curva 15 do circuito italiano, provocando o acionamento da bandeira vermelha. Após alguns minutos, o carro foi retirado da pista e a sessão recomeçou.

O Grande Prêmio da Emilia Romagna de Fórmula 1 será disputado neste domingo (18), a partir das 10h, com transmissão da Band e da rádio Band News FM.

Confira como foi a classificação

Q1
A classificação começou com temperatura um pouco maior em relação ao treino livre da manhã, com 12°C de temperatura ambiente e 27°C na pista. Logo que os boxes foram abertos, a Haas mandou Mick Schumacher e Nikita Mazepin para a pista, enquanto as outras nove equipes mantinham seus pilotos parados nos boxes.

Schumacher foi o primeiro a registrar tempo, com 1min16s806, usando pneus macios, sendo um segundo mais rápido em relação a Mazepin. Só depois de quatro minutos que os pilotos das outras equipes partiram para a pista. Sebastian Vettel, com a Aston Martin, deu uma escapada da pista. Lance Stroll, por sua vez, se colocou na frente com 1min16s082.

Após seis minutos, a bandeira vermelha foi acionada pela primeira vez por conta de um acidente com Yuki Tsunoda, que bateu com a AlphaTauri na curva 15, destruindo o carro. Alguns minutos depois, a sessão foi retomada. Sergio Pérez se colocou na ponta, mas logo foi superado por Charles Leclerc e Max Verstappen, que marcou 1min15s109, tomando a ponta.

A Mercedes viu Valtteri Bottas avançar para a primeira colocação com 1min14s926, enquanto Lewis Hamilton se colocou em terceiro. Pouco depois, Lando Norris pulou para a segunda posição com a McLaren, enquanto o finlandês da Mercedes melhorou ainda mais, chegando a 1min14s672, sendo seguido por seu companheiro de equipe.

Nikita Mazepin deu um passeio na brita restando dois minutos para o final da sessão. Bottas terminou com o melhor tempo, sendo seguido por Hamilton e Norris. Os eliminados foram Kimi Räikkönen, Antonio Giovinazzi, Mick Schumacher, Nikita Mazepin e Yuki Tsunoda.

Q2
Os pilotos partiram para a pista para a segunda fase da classificação após um minuto da abertura dos boxes. Nicholas Latifi foi o primeiro a registrar tempo na segunda rodada com um alto 1min16s634 com a Williams. Pouco depois, Verstappen tomou a ponta, mas acabou superado por Hamilton, que cravou 1min14s817 com os pneus médios.

Lando Norris se colocou na liderança da atividade ao marcar 1min14s718 com a McLaren, usando pneus macios. Vindo da 15ª posição, Sebastian Vettel avançou para sétimo quando restavam três minutos para o final da sessão, sendo superado por Lance Stroll um pouco depois. No minuto final, Pérez marcou 1min14s716.

A sessão terminou com o mexicano da Red Bull na frente, seguido por Norris e Leclerc. Os eliminados foram Carlos Sainz, George Russell, Sebastian Vettel, Nicholas Latifi e Fernando Alonso.

Q3
A rodada decisiva da classificação começou com os pilotos partindo à pista imediatamente. Stroll foi o primeiro a marcar tempo, mas teve a volta excluída por conta dos limites de pista. Norris se colocou na frente, mas logo viu Pérez avançar para a primeira posição. O mexicano, então, foi superado por Hamilton, que fez 1min14s411, 0s091 mais rápido que Verstappen, o segundo colocado.

Os pilotos foram aos boxes para trocar os pneus, e retornaram para a última volta da classificação quando restavam três minutos para o final. Norris pulou para a segunda posição, 0s043 atrás de Hamilton, que não melhorou seu tempo. O giro do piloto da McLaren, porém, foi excluído.

O inglês da Mercedes ficou com a pole position. Pérez se colocou na segunda posição, distante 0s035 de Hamilton, enquanto Verstappen foi o terceiro. Leclerc e Gasly fecham o grupo dos cinco primeiros. Bottas largará apenas na oitava posição.

Deixe seu Comentário

Comentários