Card image
Fórmula 1
Bottas acerta giro final e lidera primeiro treino da F1 em Imola

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 16/04/2021
  • Atualizado: 16/04/2021 às 7:15
  • Por: Leonardo Marson

Valtteri Bottas foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Emilia Romagna, segunda etapa da temporada 2021 da Fórmula 1. Em uma atividade das mais movimentadas no circuito Enzo e Dino Ferrari, em Imola, na Itália, o finlandês marcou no último instante da sessão 1min16s564, usando pneus macios em sua Mercedes.

Valtteri Bottas
Bottas fez o melhor tempo no instante final da sessão. (Foto: Mercedes)

A equipe da estrela de três pontas ainda completou o 1-2, já que Lewis Hamilton foi o segundo, 0s041 atrás do tempo de Bottas. Max Verstappen, que se colocou na ponta nos instantes finais, foi o terceiro com a Red Bull, 0s058 mais lento em relação ao melhor tempo. Charles Leclerc, que só foi à pista na segunda metade da sessão, foi o quarto com a Ferrari, sendo seguido por Pierre Gasly, da AlphaTauri.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Carlos Sainz, que liderou boa parte da atividade, foi o sexto com a Ferrari, sendo seguido por Fernando Alonso, sétimo com um carro da Alpine. Lance Stroll colocou a Aston Martin na oitava colocação, enquanto Nicholas Latifi conquistou uma surpreendente nona posição. Daniel Ricciardo, com a McLaren, fechou o grupo dos dez melhores.

LEIA MAIS:

Veja a programação e onde assistir na TV o GP da Emilia Romagna

A sessão ainda contou com duas bandeiras vermelhas. A primeira foi provocada após um incidente envolvendo Sergio Pérez e Esteban Ocon. O mexicano da Red Bull, que vinha em volta rápida, acertou o adversário da Alpine, que estava lento. Depois, já com o cronômetro zerado, Nikita Mazepin bateu com a Haas quando completava seu último giro.

A partir das 9h30 será realizada a segunda sessão de treinos livres, com transmissão do canal BandSports. O Grande Prêmio da Emilia Romagna tem largada marcada para 10h deste domingo (18), com exibição ao vivo da Band.

Confira como foi o treino

A primeira sessão de treinos livres do final de semana em Imola começou pontualmente às 6h, pelo horário de Brasília, com clima frio na pista italiana. A temperatura apontava apenas 11°C, enquanto o asfalto estava em 22°C. Quem visitou a pista primeiro foram os pilotos da Alfa Romeo, com Kimi Räikkönen e Antonio Giovinazzi. O italiano foi o primeiro a marcar tempo com 1min18s257.

Esteban Ocon tratou de marcar o melhor tempo logo na sequência, enquanto Nikita Mazepin rodou com a Haas logo em seu primeiro giro no final de semana, conseguindo sair da brita. Com sete minutos de sessão, Valtteri Bottas marcou o melhor tempo com 1min20s345 com a Mercedes, sendo batido na sequência por Räikkönen.

Bottas retomou a primeira colocação, mas foi superado por Sergio Pérez, em um primeiro momento, e por Carlos Sainz. Então, Lewis Hamilton se colocou na ponta da folha de tempos, mas viu o espanhol da Ferrari cravar 1min17s862 com 15 minutos de sessão. No mesmo momento, Yuki Tsunoda escapou da pista com a AlphaTauri.

Max Verstappen avançou para a terceira posição no fechamento do primeiro terço da sessão, caindo um posto na sequência, já que Pierre Gasly pulou para o segundo posto, distante 0s061 do tempo de Sainz. O francês melhorou ainda mais seu tempo e se colocou na liderança da sessão aos 25 minutos, com 1min17s470.

Com 30 minutos de sessão, Verstappen escapou da pista, mas sem causar danos para sua Red Bull. Já Charles Leclerc era o único piloto sem registrar tempo na atividade. Hamilton avançou ao segundo lugar, superando Sainz, enquanto a Williams via George Russell aparecer em quinto, seguido por Nicholas Latifi.

Verstappen superou Hamilton e se colocou em segundo, 0s047 atrás de Gasly, que foi superado Bottas, que cravou 1min17s396 com a Mercedes. Sainz tomou a ponta com 1min17s296, sendo seguido por Verstappen. Pouco depois, Pérez, que apareceu com a roda danificada, e Ocon, pararam no traçado, provocando a primeira bandeira vermelha do final de semana em Imola.

A sessão foi retomada quando restavam 12 minutos para o final da atividade, com Fernando Alonso sendo o primeiro a visitar a pista. Segundos depois, Leclerc foi à pista com a Ferrari pela primeira vez no treino. Sainz melhorou seu tempo, mas viu Hamilton tomar a ponta da atividade com 1min16s892, usando pneus macios.

Enquanto Latifi escapava da pista, Leclerc acertou uma boa volta para se colocar em segundo com a Ferrari. Pouco depois, foi a vez de Verstappen cravar 1min16s622, também com os pneus de faixa vermelha. Gasly avançou para segundo, mas a Mercedes conseguiu, no minuto final, o 1-2, com Bottas marcando 1min16s564, sendo seguido por Hamilton. Houve tempo ainda para Mazepin bater já com o cronometro zerado.

Deixe seu Comentário

Comentários