Card image
Fórmula E
Bird vence prova encerrada por bandeira vermelha em Diriyah

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 27/02/2021
  • Atualizado: 27/02/2021 às 15:21
  • Por: Leonardo Marson

Sam Bird venceu a segunda corrida do ePrix de Diriyah, etapa que abriu a temporada 2021 da Fórmula E. Em uma corrida das mais movimentadas no circuito montado nas ruas de Ad-Diriyah, na Arábia Saudita, o piloto da Jaguar travou ótima batalha com Robin Frijns, que largou da pole position, para vencer pela primeira vez pelo seu novo time.

Sam Bird
Bird travou bom duelo com Frijns pela vitória. (Foto: Jaguar Racing)

A corrida, porém, acabou em bandeira vermelha. Max Günther perdeu o controle de seu BMW Andretti e acertou outros rivais. Na sequência, Alex Lynn capotou com a Mahindra, parando na barreira de pneus. Não se sabe ainda os motivos do acidente, nem as condições do piloto inglês.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

A segunda posição ficou com Frijns, que dominou os treinos livres e a classificação deste sábado com a Virgin, sendo superado por Bird na corrida. Jean-Eric Vergne, da DS Techeetah, foi o terceiro após travar um duro duelo com seu companheiro de equipe, António Félix da Costa, o quarto colocado. Nick Cassidy, da Virgin, completou o grupo dos cinco primeiros.

LEIA MAIS:

Frijns fatura a pole em Diriyah; Sette Câmara larga em segundo
Frijns derruba De Vries no fim e lidera TL3 da Fórmula E em Diriyah
Nyck de Vries impede aproximação de rivais e vence em Diriyah
Nyck de Vries voa no final e fatura a pole em Diriyah

Sérgio Sette Câmara encerrou a corrida com a sexta posição, após largar em segundo. Nico Müller, companheiro do brasileiro na Dragon/Penske, foi o sétimo, sendo seguido por Oliver Turvey, da NIO. Oliver Rowland, da Nissan e.dams, fechou a corrida em nono, e René Rast, da Audi, acabou na décima posição. Lucas Di Grassi, também da Audi, foi o 11º.

Além do acidente que encerrou a corrida, a prova na Arábia Saudita teve outra neutralização. Pascal Wehrlein prensou Jake Dennis contra o muro, causando um acidente e o acionamento do Full Course Yellow. Pelo lance, o alemão foi punido pela direção de prova.

A próxima etapa da temporada da Fórmula E está marcada para o dia 10 de abril, com a realização do ePrix de Roma.

Confira como foi a corrida

A corrida começou com Robin Frijns mantendo a liderança nos metros iniciais, enquanto Sam Bird deixou Sérgio Sette Câmara para trás, tomando a segunda posição. Oliver Turvey e Tom Blomqvist completaram o grupo dos cinco primeiros. Lucas Di Grassi, partindo de trás, avançou da 15ª para a 12ª colocação na primeira volta.

Quem começou a crescer na corrida a partir da terceira volta foi Nico Müller, que superou Blomqvist para tomar a quinta posição. Mais atrás, Stoffel Vandoorne foi aos boxes. Na quarta volta, Blomqvist perdeu mais uma posição, desta vez para Jean-Eric Vergne, que avançou para o sexto posto com o carro da DS Techeetah.

Sette Câmara não conseguia acompanhar o ritmo dos dois líderes, mas mantinha uma vantagem segura em relação aos rivais que vinham atrás. Blomqvist seguiu despencando na classificação, caindo para o oitavo lugar ao ser superado por António Félix da Costa. Mais na frente, Turvey tinha um ritmo que formava um pelotão junto de Vergne e Félix da Costa.

Vergne foi o primeiro a acionar o modo ataque, usando a potência extra na nona volta. Na abertura do décimo giro, o francês passou por Félix da Costa, enquanto Turvey e Müller também desviaram o caminho para ganhar a potência extra. Vergne colocou de lado e passou por Turvey para tomar o quarto lugar, enquanto Sette Câmara acionou o modo ataque pela primeira vez na volta 11.

Bird abriu ataque sobre Frijns, que optou por usar o modo ataque, voltando ao traçado à frente do brasileiro da Dragon/Penske. Se valendo da potência extra, Frijns retomou a primeira posição, de Bird, que caiu para terceiro ao acionar a potência extra e ser superado por Sette Câmara. Na volta seguinte, o piloto da Jaguar ultrapassou o brasileiro, tomando o segundo lugar.

Bird se aproximou de Frijns para brigar pela primeira posição, enquanto Vergne passou a pressionar Sette Câmara pela terceira colocação, conseguindo a ultrapassagem na abertura da 17ª volta. Na mesma volta o Full Course Yellow foi acionado após um acidente entre Jake Dennis e Pascal Wehrlein. Pouco antes, Frijns acionou o modo ataque e perdeu a liderança para Bird.

A bandeira verde foi acionada novamente na volta 19, com Félix da Costa passando por Sette Câmara e Vergne, tomando a terceira posição. Na sequência, Frijns passou por Bird para retomar a segunda posição. Neste momento, um pelotão formado pelos dois líderes, mais os dois pilotos da DS Techeetah, se formou.

Bird abriu ataque sobre Frijns na volta 22, enquanto Da Costa e Vergne passaram a duelar pelo terceiro lugar, com o francês levando vantagem. Sette Câmara, por sua vez, acionou o modo ataque pela segunda vez, atacando a dupla da DS Techeetah. Pouco depois, o piloto da Jaguar acionou o modo ataque para tomar a liderança mais uma vez.

Sette Câmara não conseguiu superar os pilotos da DS Techeetah mesmo com o modo ataque acionado, e passou a ser pressionado por Nick Cassidy, sofrendo a ultrapassagem. Max Günther bateu seu BMW Andretti quando restavam 11 minutos para o encerramento da corrida, e coletou Alex Lynn, da Mahindra. Pelo lance, o Full Course Yellow pela segunda vez.

A direção de prova acionou, momentos depois, o Safety Car físico, que permaneceu na pista por mais duas voltas. Posteriormente, a bandeira vermelha foi acionada, encerrando a corrida com a vitória de Bird.

Deixe seu Comentário

Comentários