Card image
Notícias
Kart recebe incentivo do Governo de São Paulo

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 26/02/2021
  • Atualizado: 26/02/2021 às 13:16
  • Por: Venicio Zambeli

Um dos momentos mais importantes da carreira de um piloto é o início, no kart. É ali, nos primeiros contatos com um carro de corrida, com a pista, com os adversários e com a velocidade que se abre o caminho para ele se tornar um esportista de verdade.

Kart
Arte: Thomas Bento

Existem muitas nuances relativas às partes física e psicológica que esta fase requer nestes jovens e crianças, que estão se tornando competidores (leia aqui a coluna da semana passada da jornalista Isabel Reis sobre este assunto). Mas outro fator fundamental é o suporte financeiro.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Investimento e “paitrocínio”: não é fácil manter…

A maioria dos kartistas no Brasil correm com investimento próprio, proveniente do chamado “paitrocínio” (bancado pelo pai), ou de empresas de familiares e conhecidos que incentivam um sonho de um pupilo virar piloto. Com os custos altos que este esporte requer, muitos talentos e promessas não conseguem oportunidade de seguirem nem mesmo estes primeiros passos no kart – um período essencial no desenvolvimento pleno para se tornar piloto.

LEIA MAIS:

Coluna da Isabel Reis: como crianças se tornam pilotos!

RACING e o Capacete de Ouro sempre deram espaço e visibilidade

Assim, quanto mais chances ou incentivos acontecerem ao kartismo, melhor. Tudo ajuda e este é um dos motivos da RACING, desde o seu início, tratar o kart com amplo espaço editorial e proporcionar retorno a este meio.

O evento Capacete de Ouro é outra ativação que valoriza o kart, tratando a categoria com a mesma importância da Fórmula 1 ou da Fórmula E, com premiações exclusivas para esta competição.

Kartistas terão suporte de preparação para o Mundial de Kart

Uma boa novidade de incentivo aos kartistas, anunciada nesta semana, foi o lançamento do Circuito Paulista de Kart, que terá apoio do Governo do Estado de São Paulo com a isenção de inscrições, e servirá como preparatório para o Mundial de Kart de 2021.

A iniciativa foi anunciada pelo governo em parceria com os proprietários do Kartódromo Speed Park, em Birigui, interior de SP, mesmo local que receberá o Mundial de Kart, de 27 a 31 de outubro de 2021.

Circuito Paulista: oportunidade de treinar na “casa” do Mundial

O Circuito Paulista de Kart terá cinco etapas, todas elas utilizando o mesmo traçado que será usado no Mundial, servindo como preparação dos pilotos brasileiros para participarem do campeonato internacional. Vale lembrar que o Speed Park também sediou o Brasileiro de Kart 2020.

Benefício também para kartistas de outras categorias

Além das categorias que disputam o Mundial de Kart (OK e OK Junior), o certame paulista contará com mais oito categorias: Mini 2 tempos (lançamento do Speed Park para alinhamento com as competições da Europa); Júnior Menor; Júnior; Graduados; Sênior; Super Sênior; KZ e KZ Sênior. A isenção da inscrição vale para todas as categorias.

Iniciativa do Governo de SP

Aildo Rodrigues, secretário de esportes do estado de São Paulo, anunciou o incentivo: “Venho aqui convidar vocês a participarem do Circuito Paulista de Kart, o circuito oficial do estado de São Paulo. Serão cinco etapas, todas realizadas no Speed Park, em Birigui, com inscrições gratuitas. Esse será o maior pacote de benefícios para os kartistas. Por isso, contamos com a sua participação”.

Presidente da CBA: modelo pode ser exemplo para outros estados

O novo presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Giovanni Guerra, destacou o suporte ao kartismo: “O Governo do Estado de São Paulo está dando um grande exemplo de apoio ao kartismo, para ser seguido por outros estados. Esse trabalho conjunto entre o Speed Park, do empresário e entusiasta do kartismo Ricardo Gracia, e o secretário de esportes Aildo Rodrigues Ferreira, é uma oportunidade para que pilotos de todo o Brasil disputem o Circuito Paulista, no mesmo traçado do Mundial com inscrição gratuita e concorrendo a prêmio”.

Propostas como esta, que impactam em diminuir custos aos atletas em categorias de base, deveriam ser uma constante no esporte. Somente desta maneira o acesso poderá ser mais justo a quem quiser aperfeiçoar seu talento em busca de algo grandioso no futuro.

Confira o Calendário do Circuito Paulista de Kart:
1ª etapa: 27 de março
2ª etapa: 1 de maio
3ª etapa: 5 de junho
4ª etapa: 7 de agosto
5ª etapa: 4 de setembro

Deixe seu Comentário

Comentários