Card image
Fórmula 1
Verstappen derrota Bottas e fatura pole da F1 em Abu Dhabi

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 12/12/2020
  • Atualizado: 12/12/2020 às 12:12
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen conquistou neste sábado (12) a pole position para o Grande Prêmio de Abu Dhabi, última etapa da temporada 2020 da Fórmula 1. Na fase final da classificação realizada no circuito de Yas Marina, nos Emirados Árabes Unidos, o holandês da Red Bull marcou 1min35s246 com o cronômetro zerado, faturando a primeira pole position da temporada.

Max Verstappen
Verstappen conquistou a primeira pole position dele na temporada. (Foto: Red Bull)

A segunda posição no grid ficou com Valtteri Bottas, piloto da Mercedes que acabou apenas 0s025 atrás do tempo de Verstappen. Lewis Hamilton, com o outro carro da estrela de três pontas, parte da terceira posição, sendo seguido por Lando Norris, quarto com a McLaren. O grupo dos cinco primeiros foi completado por Alexander Albon, da Red Bull.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Carlos Sainz, com a McLaren, ficou com a sexta colocação, enquanto Daniil Kvyat, da AlphaTauri, e Lance Stroll, da Racing Point, dividirão a quarta fila, com o russo à frente do canadense. Pierre Gasly, da Alpha Tauri, parte em nono, beneficiado pela punição de três posições contra Charles Leclerc, da Ferrari, que parte somente em 12º. Esteban Ocon, da Renault, fecha o top-10.

LEIA MAIS:

Verstappen puxa 1-2 da Red Bull no TL3 do GP de Abu Dhabi de F1
Bottas lidera segundo treino livre da F1 em Abu Dhabi
Verstappen supera Bottas e lidera primeiro treino em Abu Dhabi
Confira a programação para o GP de Abu Dhabi de F1 e onde ver na TV

Pietro Fittipaldi largará da 17ª colocação com o carro da Haas. O piloto brasileiro anotou o 19º tempo na classificação, sendo eliminado ainda no Q1, mas, por conta das punições contra Sergio Pérez e Kevin Magnussen, o dono do carro número 51 avançará duas posições no grid.

O Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1 será disputado neste domingo (13), a partir das 10h10, com transmissão ao vivo da TV Globo, do GE.Globo e da rádio Band News FM.

Confira como foi a classificação

Q1
A primeira rodada da classificação começou com Pietro Fittipaldi, Kevin Magnussen e George Russell deixando os boxes imediatamente. Dos três, coube ao dinamarquês da Haas marcar a primeira volta da classificação, com 1min38s086. Pouco depois, Charles Leclerc colocou a Ferrari na frente com 1min36s894.

Com 11 minutos para o final da atividade, Max Verstappen se colocou na frente, mas logo foi superado por Alexander Albon, que cravou 1min36s106. Na sequência, Valtteri Bottas se colocou na liderança com 1min35s699. Lewis Hamilton até fez um tempo mais baixo, mas teve a volta excluída por sair da pista em local proibido.

Hamilton voltou à pista e, restando seis minutos para o encerramento da sessão, marcou o sétimo tempo, relegando Daniel Ricciardo ao oitavo posto. Verstappen retornou ao segundo lugar, sendo seguido por Sergio Pérez, piloto da Racing Point. Antonio Giovinazzi, que estava sem tempo até então, deixou aos boxes restando três minutos para o final da sessão.

Lando Norris se colocou em terceiro com a McLaren, enquanto Hamilton, com o cronômetro zerado, marcou 1min35s528, liderando o Q1. Bottas e Leclerc fecharam a lista dos três primeiros. Os eliminados foram Kimi Räikkönen, Kevin Magnussen, George Russell, Pietro Fittipaldi e Nicholas Latifi.

Q2
A segunda rodada da classificação começou com a maior parte dos pilotos deixando os boxes imediatamente, exceção feita a Sergio Pérez, que largará da última fila por força de punição. Hamilton marcou, com pneus médios, 1min35s466 para abrir o Q2, tempo que não foi batido por Bottas. Carlos Sainz apareceu em terceiro, seguido por Pierre Gasly.

Norris avançou para o terceiro lugar, enquanto Verstappen era só o quinto colocado. Restando sete minutos para o final da sessão, os pilotos foram aos boxes para ajustes nos carros. Pouco depois, Pérez saiu para a pista, mas recolheu antes de abrir uma volta rápida.

Restando dois minutos para o final da atividade, todos os pilotos, menos Pérez, partiram à pista para a última volta rápida no Q2. Daniil Kvyat avançou para o quinto lugar, caindo um posto após Leclerc cravar o quarto tempo. Lance Stroll subiu para quinto. Hamilton foi o mais rápido, seguido por Bottas e Verstappen. Ocon, Ricciardo, Vettel, Giovinazzi e Pérez foram eliminados.

Q3
A rodada final da classificação começou com os pilotos demorando alguns instantes para deixarem os boxes. Kvyat foi o primeiro a marcar tempo, com 1min36s451. A partir daí, Norris, Stroll e Sainz se colocaram na frente, até Hamilton marcar 1min35s550. Na sequência, Bottas tomou a ponta com 1min35s415, sendo seguido por Verstappen.

Pouco depois, os pilotos foram aos boxes para os últimos ajustes nos carros. Restando três minutos para o encerramento da sessão, os competidores voltaram à pista. Hamilton marcou 1min35s332, tomando o melhor tempo, mas viu Bottas cravar 1min35s271, superando-o. Verstappen, porém marcou 1min35s246 para ficar com a pole position.

Deixe seu Comentário

Comentários