Card image
Fórmula 1
Russell estreia na Mercedes e lidera primeiro treino em Sakhir

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 04/12/2020
  • Atualizado: 04/12/2020 às 13:00
  • Por: Leonardo Marson

George Russell foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para o Grande Prêmio de Sakhir, penúltima etapa da temporada 2020 da Fórmula 1. O inglês, que substitui Lewis Hamilton, que testou positivo para Covid-19, marcou na sessão realizada na manhã desta sexta-feira (4) no circuito de Sakhir, no Bahrein, a marca de 54s546, usando pneus macios na Mercedes.

George Russell
Russell faz seu primeiro GP pela Mercedes neste final de semana. (Foto: Mercedes)

A segunda colocação ficou com Max Verstappen, piloto da Red Bull que acabou o treinamento distante 0s176 do tempo de Russell. Alexander Albon, com a outra Red Bull, foi o terceiro, sendo seguido por Valtteri Bottas, quarto com a Mercedes. O grupo dos cinco primeiros na atividade em Sakhir foi completado por Daniil Kvyat, da AlphaTauri.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Pierre Gasly, companheiro de equipe de Kvyat, fechou o treinamento em sexto, ficando logo à frente de Esteban Ocon, sétimo com a Renault. Sebastian Vettel fechou a sessão em oitavo com a Ferrari, sendo seguido por Daniel Ricciardo, da Renault. A lista dos dez melhores do primeiro treinamento do final de semana foi fechada por Charles Leclerc, da Ferrari.

LEIA MAIS:

Russell substitui Hamilton em Sakhir; Aitken estreia na Williams
Mick Schumacher é anunciado como piloto da Haas para 2021
Estreia de Pietro Fittipaldi na F1 terá transmissão do Sportv
Confira a programação para o GP de Sakhir de F1 e onde ver na TV

Pietro Fittipaldi, que substitui neste final de semana Romain Grosjean, anotou o 19º tempo da sessão com a Haas, ficando 2s531 atrás da melhor marca da sessão. O brasileiro ficou à frente do outro estreante do final de semana, Jack Aitken, que defende a Williams neste final de semana, ocupando justamente o lugar de Russell.

O segundo treino para o Grande Prêmio de Sakhir está marcado para 14h30, e contará com transmissão dos canais Sportv.

Confira como foi o treino livre

O treino livre que abriu as atividades no Bahrein começou com temperatura de 26°C de temperatura ambiente, enquanto o asfalto tinha 29°C. Assim que a pista foi liberada, alguns pilotos deixaram a pista, entre eles o brasileiro Pietro Fittipaldi, que faz sua estreia na Fórmula 1 neste final de semana defendendo a Haas.

Com pouco mais de cinco minutos de atividade, o Safety Car virtual foi acionado por alguns segundos, com a sessão sendo retomada logo depois. A primeira volta registrada na sessão foi feita por Carlos Sainz, que marcou 1min05s259. Pouco depois, o espanhol da McLaren baixou a marca para 56s631, marcando a primeira volta abaixo de um minuto na Fórmula 1 em décadas.

Lando Norris avançou para a segunda posição, ficando 0s452 atrás de Sainz, seu companheiro de equipe. Pouco depois, George Russell partiu à pista pela primeira vez com a Mercedes, e marcou o quinto tempo, mais de dois segundos atrás do melhor tempo. Fittipaldi se colocou em sétimo com a Haas em seu primeiro giro.

Daniel Ricciardo tomou a liderança da sessão ao marcar 56s194 com a Renault, enquanto Kimi Räikkönen tomou a segunda posição com a Alfa Romeo. Com 20 minutos de treino, o australiano melhorou sua marca, cravando 55s845. Pouco depois, Russell, ainda em seus primeiros contatos com a Mercedes, pulou para a oitava posição.

Sebastian Vettel pulou para o segundo posto, sendo seguido por Charles Leclerc, seu companheiro de equipe. Na sequência, Valtteri Bottas colocou a Mercedes na frente ao marcas 55s154. O finlandês foi seguido por Max Verstappen, piloto da Red Bull que pulou para a segunda posição, com um tempo 0s479 mais lento.

Verstappen melhorou seu tempo de volta, ficando 0s196 atrás de Bottas. Alexander Albon, por sua vez, se colocou em sexto com a Red Bull. Pierre Gasly precisou ir aos boxes por conta de um problema no espelho retrovisor, que se quebrou. Minutos mais tarde, Albon avançou para a terceira colocação, enquanto Jack Aitken, estreante na Williams, cravou o 19º tempo.

O Safety Car virtual foi acionado pela segunda vez após 40 minutos de treino por conta de detritos na pista. A bandeira verde reiniciou o treinamento pouco depois, mas os pilotos ficaram mais alguns minutos nos boxes. Coube a Fittipaldi quebrar o silêncio na pista barenita, avançando para 19º, 0s002 atrás de Kevin Magnussen, seu companheiro de equipe.

Gasly pulou para a segunda posição do treino, 0s159 atrás de Bottas. Na sequência, Russell tomou a liderança da atividade com 55s030, enquanto Esteban Ocon avançou para a terceira posição com a Renault. Aitken rodou com a Williams, voltando à pista na sequência. Bottas voltou à pista, mas escapou do traçado, sem conseguir melhorar sua melhor volta.

Verstappen pulou para a primeira posição no fechamento da segunda meia hora da sessão, marcando 54s848. Kvyat, com a AlphaTauri, pulou para o segundo lugar, deixando a dupla da Mercedes em terceiro e quarto. Gasly fechava a lista dos cinco primeiros. Na sequência, Bottas reagiu e avançou para a segunda colocação.

Restando 25 minutos para o final da sessão, Albon tomou a primeira posição com 54s811. Russell, então, voltou a ponta da classificação ao cravar 54s546, enquanto Verstappen, que deu uma escapada da pista, pulou para a segunda colocação. Na sequência, Albon rodou no primeiro setor da pista, voltando ao traçado pouco depois.

O treinamento chegou aos últimos 15 minutos com os pilotos realizando simulações de corrida, o que fez com que os tempos não baixassem. Verstappen chegou a voltar à pista, mas com pneus usados. Assim, Russell foi o melhor do primeiro treino, sendo seguido por Verstappen e Albon.

Deixe seu Comentário

Comentários