Card image
Fórmula 1
Hamilton vence GP do Bahrein marcado por acidente de Grosjean

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 29/11/2020
  • Atualizado: 29/11/2020 às 15:13
  • Por: Leonardo Marson

Lewis Hamilton venceu neste domingo (29) o tumultuado Grande Prêmio do Bahrein de Fórmula 1. O inglês manteve a liderança da corrida, disputada no circuito de Sakhir, ao longo das 57 voltas, garantindo mais uma vitória no ano em uma corrida marcada por uma bandeira vermelha e dois acidentes fortes na pista barenita, com Romain Grosjean e Lance Stroll.

Lewis Hamilton
Verstappen tentou, mas Hamilton seguiu para vencer no Bahrein. (Foto: Mercedes)

Logo na primeira volta, Grosjean se envolveu em um toque com Daniil Kvyat e viu sua Haas seguir direto para um guard-rail, pegando fogo na sequência. O francês, que foi encaminhado ao hospital, viu a barreira se romper e o carro partir em duas partes, mas deixou o carro sozinho. O acidente paralisou a prova em 1h26min. Depois, Stroll capotou após um novo toque de Kvyat.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Com a corrida em andamento, a segunda posição ficou com Max Verstappen, da Red Bull, que superou Valtteri Bottas na primeira largada e tentou, sem sucesso, se aproximar de Hamilton. Alexander Albon terminou em terceiro após Sergio Pérez ver o motor de sua Racing Point estourar. Lando Norris completou em quarto, sendo seguido por Carlos Sainz, seu companheiro de McLaren.

LEIA MAIS:

Grosjean sofre forte acidente na largada do GP do Bahrein de F1

Pierre Gasly, que apostou em uma estratégia de apenas duas paradas, terminou a corrida em sexto com a AlphaTauri, sendo seguido por Daniel Ricciardo, da Renault. Valtteri Bottas, que teve um estouro de pneu na primeira volta, levou a Mercedes ao oitavo lugar, enquanto Esteban Ocon, da Renault, e Charles Leclerc, da Ferrari, completaram o top-10.

A Fórmula 1 parte para a sua penúltima etapa já no próximo domingo, novamente no Bahrein, quando será disputado o Grande Prêmio de Sakhir, no anel externo do circuito barenita.

Confira como foi a corrida

Momentos antes da largada, a temperatura no circuito de Sakhir era de 25°C, com o asfalto em 28°C. Quando as luzes vermelhas se apagaram, Lewis Hamilton manteve a liderança da prova, sendo seguido por Max Verstappen, Sérgio Pérez, Alexander Albon e Daniel Ricciardo. Valtteri Bottas despencou para a sexta colocação.

Romain Grosjean perdeu o controle da sua Haas e bateu com violência contra uma mureta de proteção, imediatamente pegando fogo. A direção de prova interrompeu a corrida em bandeira vermelha. O francês foi tocado por Daniil Kvyat e viu o carro rasgar o guard-rail e se dividir em dois. O piloto foi encaminhado ao hospital com suspeita de fraturas nas costelas.

A corrida ficou paralisada por mais de uma hora para que o guard-rail pudesse ser refeito. A relargada, parada, teve Hamilton mantendo a liderança, seguido por Verstappen, que segurou o ataque de Pérez. Bottas e Albon fechavam a lista dos cinco primeiros na retomada da corrida. O Safety Car foi acionado na sequência após Lance Stroll capotar após um toque de Daniil Kvyat.

A corrida recomeçou na nona volta com Leclerc atacando Ocon, sem conseguir a ultrapassagem. Mais atrás, Bottas, que teve um pneu furado ainda na primeira volta, avançou para a 16ª colocação. Na frente, Hamilton abria um segundo sobre Verstappen, o segundo colocado. Kvyat, por sua vez, passou a ser investigado pelo acidente com Stroll.

Sainz passou por Leclerc na volta 12, assumindo a sétima colocação. O monegasco ainda acabaria ultrapassado por Daniel Ricciardo, na mesma volta, e por Pierre Gasly, na volta seguinte, despencando para a décima posição. Já Kvyat foi punido em dez segundos no incidente com Stroll. Bottas, mais atrás, passou a pressionar Kimi Räikkönen pela 13ª posição.

Na 17ª volta, Ricciardo foi aos boxes para a troca de pneus. Na volta seguinte, foi a vez de Esteban Ocon fazer seu pit stop, o que foi seguido por Kvyat, que pagou seus dez segundos de punição, e Räikkönen. Na volta 19, foi a vez de Lando Norris visitar os boxes. Na frente, Hamilton mantinha uma diferença de 4,8 segundos sobre Verstappen.

Na 20ª volta, o líder foi aos boxes para colocar pneus médios, o que foi repetido por Albon no mesmo momento. Verstappen fez sua troca de pneus na volta seguinte, colocando pneus duros, mesma situação de Pérez. Já na volta 22, foi a vez de Sainz parar nos boxes, colocando pneus de faixa amarela, retornando à pista atrás de Ricciardo. Na pista, Albon passou por Leclerc para tomar o quinto posto.

Pérez retomou a terceira colocação ao superar Gasly, que largou com os pneus duros e seguia sem fazer seu primeiro pit stop. Na volta seguinte, foi a vez de o francês ser superado por Albon, enquanto Leclerc, que tinha pneus médios, foi aos boxes para colocar compostos duros em sua Ferrari na volta 24 no circuito de Sakhir.

Hamilton mantinha a diferença em relação a Verstappen na casa dos quatro segundos na volta 25, enquanto Bottas acabou ultrapassado por Norris, perdendo a sexta posição. Na volta seguinte, o finlandês da Mercedes e Gasly pararam nos boxes. Um giro depois, Sainz passou por Ocon para tomar a sexta posição da prova.

Outro que vinha escalando o pelotão era Bottas, que pulou para a 11ª posição ao passar por George Russell e Kevin Magnussen. Na frente, Hamilton aumentou a distância sobre Verstappen para a casa de cinco segundos. Na volta 32, Bottas entrou no grupo dos dez melhores ao superar Leclerc na reta dos boxes.

Kvyat foi aos boxes pela segunda vez na volta 34, colocando mais um jogo de pneus duros. Na volta seguinte, foi a vez de Verstappen parar e colocar pneus de faixa branca, o que foi repetido no carro de Albon na mesma volta. Na volta 36, foi a vez de Hamilton parar nos boxes, também colocando os pneus duros, voltando na liderança da corrida.

Pérez foi aos boxes na volta 37, também colocando pneus duros, o mesmo de Ricciardo, com a Renault. O australiano, por sua vez, passou a atacar Ocon, seu companheiro de equipe, na volta 38, em disputa valendo a décima posição. Após dividirem algumas curvas, a ultrapassagem veio na passagem seguinte. Norris e Bottas, pouco depois, foram para as suas trocas de pneus.

Sainz parou mais uma vez na volta 40, ganhando pneus duros. Na frente, Verstappen cortou a vantagem de Hamilton para a casa de três segundos. O inglês, porém, logo se distanciou novamente. Um pouco mais atrás, Albon tentava aproximação sobre Pérez, em disputa valendo a terceira colocação na volta 45. No fim do pelotão, Räikkönen passou por Magnussen para ganhar a 17ª posição.

Verstappen foi aos boxes mais uma vez na volta 47, colocando pneus médios. Mais atrás, Kvyat passou por Giovinazzi, tomando a 12ª posição. Sainz, com um ritmo mais rápido, partiu para o ataque sobre Gasly, em disputa pelo sexto lugar, conseguindo a manobra na volta 51. Três giros depois, o motor de Pérez apresentou problemas, causando o abandono do mexicano. O Safety Car foi acionado mais uma vez, agora restando três voltas para o final.

A prova terminou em bandeira amarela, com Hamilton vencendo, seguido por Verstappen e Albon.

Deixe seu Comentário

Comentários