Card image
MotoGP
Mir conquista o título da MotoGP; Morbidelli vence em Valência

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 15/11/2020
  • Atualizado: 15/11/2020 às 11:57
  • Por: Leonardo Marson

Joan Mir conquistou neste domingo (15) o título da MotoGP ao terminar na sétima posição o Grande Prêmio de Valência, penúltima etapa da temporada 2020. O resultado colocou o piloto da Suzuki 29 pontos à frente de Franco Morbidelli, piloto que venceu a corrida no Circuito Ricardo Tormo, e não pode mais ser alcançado pelos rivais.

Joan Mir
Mir se tornou o primeiro piloto campeão da Moto3 a vencer a MotoGP. (Foto: MotoGP)

Mir largou em 11º e fez uma corrida segura, garantindo a sétima posição para ser campeão da categoria rainha do Mundial de Motovelocidade pela primeira vez. O resultado ainda quebrou um jejum de 20 anos sem títulos da Suzuki, que havia vencido o campeonato pela última vez em 2000, com Kenny Roberts Jr.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Na briga pela vitória, Morbidelli liderou de ponta a ponta, mas foi ameaçado na volta final por Jack Miller, piloto da Pramac, equipe satélite da Ducati. O italiano da SRT Yamaha, porém deu o troco as duas vezes em que o australiano fez a ultrapassagem e seguiu para a vitória. Pol Espargaró, da KTM, terminou em terceiro.

LEIA MAIS:

Hamilton vence na Turquia e fatura o heptacampeonato da F1

Álex Rins, companheiro de Mir na Suzuki, terminou em quarto, sendo seguido por Brad Binder, quinto com uma KTM. Miguel Oliveira, português que corre com uma KTM da Tech3, foi o sexto, chegando à frente do campeão Mir. Andrea Dovizioso, da Ducati, Aleix Espargaró, da Aprilia, e Maverick Viñales, da Yamaha, completaram o top-10.

A temporada 2020 da MotoGP ainda terá mais uma corrida. Na próxima semana, a categoria visita o circuito de Portimão para realizar o Grande Prêmio de Portugal.

Confira como foi a corrida

A largada teve Franco Morbidelli mantendo a primeira posição após ver Jack Miller escapar da pista. O australiano apareceu em segundo, seguido por Pol Espargaró. Takaaki Nakagami apareceu em quarto, seguido por Miguel Oliveira. Álex Rins subiu pra sétimo, Joan Mir, para décimo, e Fabio Quartararo despencou para 19º.

Morbidelli passou a ser pressionado por Miller na terceira volta, enquanto Quartararo ganhou duas posições para avançar ao 17º lugar. Mir seguia em décimo, posição que lhe garantiria o título por um ponto. Oliveira, por sua vez, passou por Nakagami, subindo para a quarta posição. Já Zarco caiu na volta 6, abandonando a corrida.

Na liderança, Morbidelli abriu sete décimos em relação a Miller na sétima volta, enquanto Nakagami foi advertido por não respeitar os limites de pista. Quartararo caiu na nona volta, dando adeus à disputa do título mundial. Terceiro na prova, Pol Espargaró abriu 1,7 segundos em relação a Oliveira, o quarto colocado na décima volta.

Nakagami passou por Oliveira, tomando a quarta posição. O português ainda foi superado por Rins na passagem seguinte, deixando o grupo dos cinco primeiros. Mir, por sua vez, passou por Aleix Espargaró, assumindo a oitava posição no 12º giro. O piloto da Aprilia passou a ser pressionado por Andrea Dovizioso, o décimo colocado.

Miller tentava descontar a vantagem de Morbidelli, que mantinha a diferença na casa de um segundo. Um pouco mais atrás, Nakagami se aproximava de Pol Espargaró, cortando a diferença para sete décimos na volta 17, enquanto o piloto da KTM via o rival da Ducati da Pramac se distanciar. Dovizioso superou Aleix Espargaró, ganhando a nona posição.

Nakagami atacou Pol Espargaró na volta 20, chegou a superar o rival, mas caiu na sequência, abandonando a disputa. Quem se aproveitou disso foi Mir, que avançou para a sétima posição, garantindo o título da temporada com esta posição. Miller cortou para meio segundo a vantagem de Morbidelli para meio segundo restando cinco voltas para o final da corrida.

A última volta chegou com Miller superou Morbidelli, que deu o X duas curvas depois. O australiano conseguiu nova ultrapassagem, mas levou o troco novamente. O italiano seguiu para vencer, sendo seguido por Miller e Pol Espargaró. Mir, em sétimo, conquistou o primeiro título mundial da carreira.

Deixe seu Comentário

Comentários