Card image
Fórmula 1
Bottas bate Hamilton na última volta e fatura a pole em Ímola

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 31/10/2020
  • Atualizado: 31/10/2020 às 11:09
  • Por: Leonardo Marson

Valtteri Bottas conquistou a pole position para o Grande Prêmio da Emilia Romagna de Fórmula 1. Na fase final da classificação realizada neste sábado (31) no circuito Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, o piloto da Mercedes anotou 1min13s609, usando pneus macios. É a 15ª vez que o finlandês partirá da posição de honra, e a quarta na atual temporada.

Valtteri Bottas
Bottas alcançou a quarta pole na temporada. (Foto: Mercedes)

A segunda posição no grid ficou com Lewis Hamilton, que acabou batido pelo companheiro de Mercedes em 0s097. Max Verstappen, que chegou a ter problemas de motor na classificação, largará em terceiro com a Red Bull, dividindo a segunda fila com Pierre Gasly, quarto com a AlphaTauri. Daniel Ricciardo, da Renault, fecha a lista dos cinco primeiros.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Alexander Albon colocou a outra Red Bull do grid na sexta posição, enquanto Charles Leclerc, da Ferrari, e Daniil Kvyat, da AlphaTauri, dividirão a quarta fila do grid, com o monegasco à frente do russo. Lando Norris, da McLaren, partirá da nona posição, ficando imediatamente á frente de Carlos Sainz, seu companheiro de equipe.

LEIA MAIS:

Hamilton lidera único treino livre da Fórmula 1 em Ímola
Gasly usa capacete em homenagem à Senna em Ímola
Alfa Romeo mantém Räikkönen e Giovinazzi para 2021
Veja a programação para o GP da Emilia Romagna e onde ver na TV

O Grande Prêmio da Emilia Romagna será disputado neste domingo (1), a partir das 9h10, com transmissão ao vivo da TV Globo, do GE.Globo e da rádio Band News FM.

Confira como foi a classificação

Q1
A sessão classificatória no circuito de Ímola começou com a temperatura ambiente em 20°C, e o asfalto em 26°C. Pouco depois de a pista ser liberada, os pilotos deixaram os boxes para as primeiras voltas. Kevin Magnussen foi o primeiro a registrar tempo, com 1min17s181. Pouco depois, foi a vez de George Russell tomar a primeira posição com a Williams.

Lance Stroll e Daniil Kvyat também se colocaram na primeira posição, até que Lewis Hamilton assumisse a liderança da atividade ao cravar 1min15s144. Pouco depois, Charles Leclerc bateu o tempo do hexacampeão e tomou a ponta, sendo batido na sequência por Max Verstappen, piloto da Red Bull que marcou 1min15s034.

Hamilton voltou a pontear a sessão ao marcar 1min14s574, enquanto Valtteri Bottas, que marcou o segundo tempo, teve a volta deletada. A atividade chegou aos três minutos finais com Sebastian Vettel na bolha, e Daniel Ricciardo, Antonio Giovinazzi, Nicholas Latifi, Alexander Albon e Valtteri Bottas entre os eliminados.

O finlandês da Mercedes avançou para o segundo lugar quando restavam dois minutos para o final, ficando 0s060 atrás de Hamilton. Pouco depois, o inglês melhorou seu tempo ao marcar 1min14s229. Kevin Magnussen escapou da pista nos instantes finais do treino, enquanto Bottas tomou a liderança ao marcar 1min14s221.

Os eliminados da sequência do treino foram Grosjean, Magnussen, Räikkönen, Latifi e Giovinazzi.

Q2
Os pilotos partiram para a pista logo que o sinal verde foi acionado. Sebastian Vettel foi o primeiro a registrar tempo, com 1min16s302, sendo superado por Pierre Gasly logo na sequência, com 1min15s005. Verstappen, por sua vez, passou a reclamar de perda de potência na Red Bull, recolhendo o carro aos boxes.

Hamilton assumiu a liderança da atividade, mas acabou superado por Bottas, que anotou 1min14s585 com os pneus médios. Albon rodou na variante alta, perdendo a volta quando restavam oito minutos para o final da sessão. Neste momento, o tailandês estaria fora do Q3, assim como Stroll, Russell, Vettel e Verstappen.

Após um breve momento sem pilotos na pista, o silêncio foi quebrado por Gasly, Kvyat e Ocon. A Red Bull, nos boxes, trabalhava nos carros de Verstappen e Albon. O problema no carro do holandês foi uma vela de motor. O francês da AlphaTauri melhorou seu tempo, seguindo com a terceira posição, enquanto Leclerc avançou para o quarto lugar.

Verstappen abriu volta rápida no minuto final da sessão, usando pneus médios, e marcou o quarto tempo, sendo superado por Albon. Bottas terminou com o melhor tempo, seguido por Hamilton e Gasly. Os eliminados foram Pérez, Ocon, Vettel, Russell e Stroll.

Q3
A fase decisiva da classificação começou com os dez pilotos partindo à pista imediatamente ao sinal verde. Kvyat foi o primeiro a marcar tempo, com 1min14s932, marca superada por Hamilton, que anotou 1min13s781, mesmo passando pela área de escape com brita. Bottas apareceu em segundo, enquanto Verstappen vinha em terceiro.

Os pilotos voltaram aos boxes para ajustarem o carro para a volta final. Albon, por sua vez, teve a volta anulada por não respeitar os limites de pista na curva nove. Assim, o tailandês era o único entre os dez pilotos sem tempo aferido no segmento final da sessão classificatória.

Restando três minutos para o encerramento da sessão, os pilotos deixaram os boxes para a volta de aquecimento e, na sequência, a volta rápida. Hamilton melhorou seu tempo para 1min13s706, mas viu Bottas cravar 1min13s609 para garantir a pole position. Verstappen, Gasly e Ricciardo completaram o top-5 em Ímola.

Deixe seu Comentário

Comentários