Card image
Capacete de ouro
Diretoria de motorsports da Pirelli no Capacete de Ouro

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 10/09/2020
  • Atualizado: 11/09/2020 às 12:41
  • Por: Venicio Zambeli

A série Imagens Históricas do Capacete de Ouro traz uma foto que reuniu em 2018 Fabio Magliano, Product & Motorsports Manager Latam Region da Pirelli, e Mario Isola, Head of F1 & Car Racing da Pirelli. Os dois dirigentes, que são responsáveis pelas ativações da Stock Car e da Fórmula 1 da marca italiana, mostraram no evento Capacete de Ouro as inovações e novidades da Pirelli para automobilismo e para carros de passeio superesportivos.

Capacete de Ouro Pirelli
Fabio Magliano e Mario Isola: diretoria internacional de motorsports da Pirelli no Capacete de Ouro – Foto: Rafael Munhoz / divulgação Capacete de Ouro

 

Mario Isola trabalha no programa da Pirelli na Fórmula 1 desde quando a marca retornou à categoria, em 2011. Antes disso ele já atuava no desenvolvimento do produto com a Pirelli, desde o primeiro teste com os pneus de Fórmula 1 no circuito de Mugello, mesmo lugar onde neste fim de semana será disputado o GP da Toscana.

“Mugello é uma adição fantástica ao calendário do Campeonato Mundial com um significado particular para a Pirelli, já que foi onde andamos com os nossos pneus de Fórmula 1 pela primeira vez em agosto de 2010, apenas dois meses após o anúncio do nosso acordo para fornecer para a categoria a partir de 2011.”, comentou esta semana Mario Isola.

“É um circuito espetacular e muito rápido que certamente exigirá muito dos pneus, por isso selecionamos os compostos mais duros. Como acontece com qualquer pista nova, Mugello representa um pouco de desconhecimento para a maioria dos pilotos e uma folha de papel totalmente em branco quando se trata de estratégia. Os treinos livres serão particularmente importantes para coletar o máximo de dados possível e é provável que vejamos equipes dividindo seus programas para obter o máximo de informações sobre cada pneu em todas as circunstâncias. Do nosso ponto de vista, temos sido capazes de nos preparar também analisando dados de nossos outros campeonatos que correram em Mugello. Parabéns à Ferrari por atingir a incrível marca de 1000 corridas: apenas um dos fatores que tornam a equipe tão icônica em nosso esporte e digna desta comemoração adequada, onde também estamos muito satisfeitos por sermos a patrocinadora principal”, concluiu Isola.

Pneus Pirelli
Pneus Pirelli P Zero de Fórmula 1 expostos no evento Capacete de Ouro – Foto: Rafael Munhoz / divulgação Capacete de Ouro

 

Assim como a F1 neste fim de semana, a Pirelli corrrerá em Londrina na mesma data com a Stock Car. A marca leva para o cuircuito paranaense dois tipos de pneus: o Pirelli P Zero, slick, para pista seca, e o Pirelli Cinturato, para pista molhada. Em 2020, a Pirelli padronizou as dimensões de ambos os produtos, que agora contam com a medida 305/660 aro 18. Ambos são produzidos em fábricas da Pirelli na Europa, em seus centros de pneus de competição da Turquia e da Romênia.

“Com traçado anti-horário, composto por dez curvas, sendo seis para a esquerda e quatro para a direita, a pista de Londrina é de média velocidade, e o desafio para os pneus é complexo, já que temos forças longitudinais atuando de forma constante”, explicou Fabio Magliano.

”Ter um carro que consiga contornar de forma veloz as curvas, mas que não comprometa frenagens e as acelerações é um desafio extra que os engenheiros terão que lidar, ainda mais nesses novos carros da categoria, mais sensíveis nesse quesito do que o anterior. Para isso reforçamos às equipes a necessidade de seguirem nossas recomendações de pressão e cambagem para um melhor uso dos produtos”, finalizou Magliano.

Capacete de Ouro Pirelli
Fabio Magliano e Mario Isola recebem placa de homenagem de Isabel Reis (RACING) pelo trabalho da Pirelli no automobilismo mundial – Foto: Estúdio Bueno – divulgação Capacete de Ouro

 

A série Imagens Históricas do Capacete de Ouro traz várias fotos de grandes pilotos e personalidades que participaram do evento em mais de 20 anos de premiação, da Fórmula 1 ao kart, da Fórmula Indy ao Rally, da Fórmula E às categorias de Turismo. O intuito é de homenagear e valorizar os competidores , as categorias e todo o meio do automobilismo no Brasil.

O Capacete de Ouro está previsto para realizar a sua 24ª edição em 2020.

Deixe seu Comentário

Comentários