Card image
Fórmula 1
Veja curiosidades do GP da Itália de Fórmula 1

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 03/09/2020
  • Atualizado: 03/09/2020 às 12:01
  • Por: Leonardo Marson

A Fórmula 1 realiza neste final de semana uma das suas etapas mais tradicionais, o GP da Itália, que mais uma vez será disputado no Autódromo Nacional de Monza. A pista, considerada a mais veloz do calendário, receberá a principal categoria do automobilismo mundial pela 69ª vez em 70 edições.

GP da Itália
Lewis Hamilton em ação em 2019: vitória o isolará como maior vencedor na Itália. (Foto: LAT)

A pista de 5.793 metros é considerada um dos templos da categoria, tendo recebido uma corrida na temporada inaugural, com vitória de Giuseppe Farina, defendendo a Alfa Romeo. Mas, os maiores vencedores do Grande Prêmio da Itália são Michael Schumacher e Lewis Hamilton, ambos com cinco triunfos. Assim, o inglês da Mercedes pode superar o alemão já neste domingo.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Se Hamilton pode se isolar como maior vencedor na Itália, o recorde de poles position em Monza já é do piloto da Mercedes. O hexacampeão mundial possui seis largadas da posição de honra no tradicional circuito. É do inglês também o maior número de voltas mais rápidas no GP italiano, tendo conquistado o melhor giro em seis edições da corrida.

LEIA MAIS:

Confira a programação para o GP da Itália de Fórmula 1
Hamilton vence com tranquilidade o GP da Bélgica de Fórmula 1

Para isso, porém, será importante largar da pole position neste domingo. Apesar de o Autódromo Nacional de Monza ser o mais veloz da Fórmula 1, nas últimas edições do GP da Itália iniciar a corrida da primeira posição tem sido fundamental: nas dez edições anteriores, o vencedor só não partiu da posição de honra em 2016 e 2018.

Brasil tem história vitoriosa em Monza

O Brasil tem grande desempenho na etapa italiana, com dez vitórias. Nelson Piquet é o representante do País com mais vitórias, quatro no total. Rubens Barrichello, último brasileiro a triunfar em Monza, possui três vitórias em Monza, enquanto Ayrton Senna ganhou no veloz circuito nas cercanias de Milão por duas vezes.

A mais emblemática das vitórias brasileiras, porém, foi a primeira delas. Emersonn Fittipaldi venceu uma única vez em Monza, em 1972, na corrida em que conquistou seu primeiro título mundial de Fórmula 1. A corrida ainda foi transmitida para o Brasil pela rádio Jovem Pan, com narração de Wilson Fittipaldi, o “Barão”, que pôde comemorar no ar a conquista do filho.

Quando o assunto é número de poles positions, Ayrton Senna é o brasileiro mais bem ranqueado neste quesito, com cinco largadas da posição de honra. Nelson Piquet, com duas, e Rubens Barrichello, com uma, são os outros dois representantes do País nesta lista.

Senna também é o melhor brasileiro em GPs da Itália quando o assunto é voltas mais rápidas, com três melhores giros. Rubens Barrichello tem duas melhores voltas, sendo que a obtida em 2004, com a marca de 1min21s046, quando defendia a Ferrari. José Carlos Pace e Nelson Piquet completam a lista de brasileiros com melhores voltas.

Os trenos para o Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1 começam a ser realizados nesta sexta-feira. A corrida está marcada para 10h10 de domingo, com transmissão ao vivo da TV Globo, da rádio Band News FM (apenas por aplicativo para São Paulo) e do portal GE.Globo.

Confira os números do GP da Itália de Fórmula 1:
70 edições já disputadas
Primeiro vencedor: Giuseppe Farina (ITA/Alfa Romeo), em 1950
Maiores vencedores: Michael Schumacher e Lewis Hamilton, com cinco vitórias cada
Maior número de poles positions: Lewis Hamilton: seis poles
Maior número de voltas mais rápidas: Lewis Hamilton: seis melhores voltas
Recorde da pista: Rubens Barrichello (BRA/Ferrari) – 1min21s046, em 2004
Vencedor de 2019: Charles Leclerc (MON/Ferrari)

Deixe seu Comentário

Comentários