Card image
Fórmula E
Vandoorne vence e conquista vice-campeonato da Fórmula E

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 13/08/2020
  • Atualizado: 13/08/2020 às 15:12
  • Por: Leonardo Marson

Stoffel Vandoorne venceu nesta quinta-feira (13) a corrida de encerramento do ePrix de Berlim, etapa que fechou a temporada 2019/2020 da Fórmula E. O piloto da Mercedes largou da pole position e se manteve na liderança por toda a corrida, vencendo pela primeira vez na categoria dos carros elétricos. O resultado ainda garantiu ao belga o vice-campeonato.

Stoffel Vandoorne
Vandoorne venceu pela primeira vez na Fórmula E. (Foto: Mercedes)

A segunda posição terminou nas mãos de Nyck de Vries, que completou o 1-2 da equipe da estrela de três pontas na corrida, após superar Sébastien Buemi nas voltas finais. O piloto da Nissan e.dams completou a corrida na terceira posição, sendo seguido por René Rast, quarto com um equipamento da Audi Sport, e Sam Bird, da Virgin.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Lucas Di Grassi completou a corrida na sexta colocação com o segundo carro da Audi Sport, sendo seguido por Jean-Éric Vergne, sétimo com um carro da DS Techeetah. Alex Lynn, da Mahindra, acabou a prova em oitavo, logo à frente de António Félix da Costa, campeão da temporada e piloto da DS Techeetah. Edoardo Mortara, da Venturi, completou o top-10.

LEIA MAIS:

Evans conquista título do Jaguar eTrophy; Cacá vence em Berlim

Os outros dois brasileiros tiveram corridas para se esquecer. Felipe Massa terminou a prova na 16ª colocação com um carro da Venturi, enquanto Sérgio Sette Câmara, da Dragon, terminou a prova com a 19ª colocação, depois de andar entre os dez primeiros na primeira metade da corrida.

Confira como foi a corrida

A corrida começou com Stoffel Vandoorne mantendo a liderança, sendo seguido por Sébastien Buemi e Nyck de Vries, que ultrapassou René Rast nos metros iniciais. Sérgio Sette Câmara travou uma dura batalha com Lucas Di Grassi para manter a nona colocação, enquanto Felipe Massa seguiu na 11ª posição nas primeiras voltas.

Com as posições mantidas na frente, Sette Câmara superou Neel Jani para tomar a oitava colocação. O suíço da Porsche também acabou ultrapassado também por Di Grassi, caindo para a décima posição. Na sexta volta, Robin Frijns entrou no grupo dos cinco primeiros ao ultrapassar Edoardo Mortara. Na sétima volta, De Vries acionou o attack mode pela primeira vez.

Na oitava volta, Vandoorne pegou sua potência extra pela primeira vez, e cedeu a liderança da corrida para Buemi. De Vries, com a outra Mercedes, recuperou o terceiro lugar ao ultrapassar Rast. Ainda no mesmo giro, Vandoorne voltou à liderança ao ultrapassar o suíço da Nissan e.dams, que fez uso do attack mode na volta seguinte.

Com o uso do attack mode, Buemi voltou ao segundo lugar ao passar por De Vries na volta 11. Na passagem seguinte, Di Grassi deixou Sette Câmara para trás, tomando a oitava posição. No mesmo momento, Rast acionou a potência extra e caiu para a quinta posição, sendo superado por Frijns. Um pouco mais atrás, Sam Bird passou por Massa, tomando a 11ª posição do brasileiro.

Rast recuperou a quarta posição ao passar por Frijns na 14ª volta. Vandoorne e De Vries acionaram o attack mode pela segunda vez na volta 15, em atitude também tomada por Alex Lynn, que acabou ultrapassado por Di Grassi. Neste momento, Buemi tomou a liderança, mas despencou para quarto ao acionar a potência extra.

Di Grassi seguiu se valendo dos rivais desviarem o percurso para ter mais potência para ganhar posições, e avançou para sexto quando Mortara pegou o attack mode. Buemi voltou ao terceiro lugar. Mais atrás, Bird assumiu a nona posição ao ultrapassar Sette Câmara. Momentos depois, o suíço voltou ao segundo lugar da prova.

Sette Câmara despencou para a 12ª colocação ao ser ultrapassado por Maximilian Günther e Jean-Éric Vergne. Rast e Frijns acionaram o attack mode pela segunda vez na volta 22. No mesmo momento, De Vries passou a atacar Buemi pela segunda colocação da corrida. Di Grassi, por sua vez, pegou seu primeiro attack mode na passagem seguinte, caindo para sétimo.

Di Grassi se valeu de seu attack mode para avançar para o sexto lugar. A corrida seguiu e Oliver Rowland abandonou a corrida após deixar um detrito na pista. Restando sete minutos para o final da prova, Bird acionou o attack mode pela segunda vez, partindo para o ataque sobre Di Grassi. Massa, por sua vez, caiu para 15º ao ser superado por Sims.

O brasileiro da Audi voltou para a sexta colocação ao ultrapassar Frijns quando restavam três minutos para o final da prova. Na volta seguinte, De Vries deixou Buemi para trás para tomar a segunda posição. Na frente, Stoffel Vandoorne seguiu para vencer pela primeira vez na categoria e, de quebra, garantir o vice-campeonato.

Deixe seu Comentário

Comentários