Card image
Fórmula 1
Racing Point perde 15 pontos após FIA aceitar protesto da Renault

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 07/08/2020
  • Atualizado: 07/08/2020 às 7:36
  • Por: Leonardo Marson

A FIA aceitou os protestos da Renault e puniu com a perda de 15 pontos a Racing Point no Mundial de Construtores da Fórmula 1. A punição, que inclui ainda uma multa de 400 mil euros, acontece após os dutos de freios dos carros cor-de-rosa serem considerados praticamente uma cópia do Mercedes W10, modelo utilizado pela equipe alemã na última temporada.

Racing Point
Racing Point fez uma “cópia” dos dutos de freios da Mercedes de 2019. (Foto: Racing Point)

A entidade máxima do esporte a motor mundial entendeu que a adaptação feita pela equipe inglesa é ilegal, já que vai contra o regulamento da Fórmula 1. Assim, o projeto dos dutos de freios do RP20, modelo utilizado pela Racing Point na atual temporada, passa a ser considerada a Mercedes.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

“A Racing Point teve a oportunidade tanto em 2019, quando foi comunicado às equipes participantes que os dutos de freio passariam a fazer parte das partes listadas, como em 2020, durante a visita da FIA à sua fábrica, para esclarecer suas intenções a respeito dos dutos de freios, mas optaram por não fazê-lo”, declarou a FIA.

LEIA MAIS:

Mercedes renova contrato com Bottas até o fim de 2021
Confira a programação do GP dos 70 anos da Fórmula 1
F1 confirma programação de dois dias para GP em Ímola

A punição contra a equipe baseada em Silverstone se dá pelo uso dos dutos no Grande Prêmio da Estíria, segunda corrida da temporada, disputada no Red Bull Ring, na Áustria. Houve protestos da Renault ainda após os GPs da Hungria e da Inglaterra, mas a FIA apenas advertiu a Racing Point.

“Como os detalhes da infração são os mesmos em cada caso, a razão por trás de cada decisão é a mesma. A respeito da punição, a visão dos comissários é de que a punição no GP da Estíria é proporcional à violação no processo de design do carro. Foi isso que levou à infração e uma reprimenda é suficiente para os GPs da Hungria e da Inglaterra”, completou a FIA.

A punição afeta a Racing Point apenas no Mundial de Construtores. Os pilotos da equipe seguem com suas pontuações inalteradas.

Deixe seu Comentário

Comentários