Card image
Super carros
Safety Car: o supercarro que entra para dar emoção à F1

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 08/07/2020
  • Atualizado: 09/07/2020 às 1:21
  • Por: Venicio Zambeli

Ele é uma estrela. E não é só porque é um carro da Mercedes-AMG. No GP da Áustria, quando a corrida parecia caminhar para mais uma prova normal, o Safety Car entrou na pista três vezes. E isso foi fundamental para dar mais emoção à corrida.

Mercedes-AMG GT-R - Foto: divulgação Mercedes-Benz
Safety Car F1: Mercedes-AMG GT R – Foto: divulgação Mercedes-Benz

O acionamento do carro de segurança é muito usado nas provas norte-americanas. Fórmula Indy e Nascar utilizam a todo o instante a bandeira amarela com o veículo entrando na pista. Na maioria das vezes em circuitos ovais. Ele já faz parte da imprevisibilidade da corrida. Isso faz com que os pilotos e equipes não tenham zona de conforto até o final da prova. A qualquer momento, ele pode ser acionado por motivo justo de precaução.

Mercedes-AMG GT-R - Foto: divulgação Mercedes-Benz
Mercedes-AMG GT R – Foto: divulgação Mercedes-Benz

E a Fórmula 1, agora comandada por norte-americanos, pode estar usando este ingrediente para trazer mais emoção às corridas da categoria. Como mostrou a abertura da temporada no Red Bull Ring, em 2020.

Mercedes-AMG GT-R - Foto: divulgação Mercedes-Benz
Mercedes-AMG GT R – Foto: divulgação Mercedes-Benz

Neste caso da F1, quando acionado o Safety Car, quem entra na pista para comandar os carros de corrida é uma máquina especial: o Mercedes-AMG GT R. O modelo já é uma visão familiar para os fãs do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA. Quando houve um acidente na pista ou as condições climáticas estão ruins, um Mercedes-AMG lidera com segurança os carros de F1 na pista.

Mercedes-AMG GT-R - Foto: divulgação Mercedes-Benz
Mercedes-AMG GT R – Foto: divulgação Mercedes-Benz

É assim há 25 anos. E há 20 anos, Bernd Mayländer é o piloto oficial do carro de segurança da F1. O esquema de cores do carro, com pintura prateada e decoração preta, permaneceu sempre o mesmo em todo este período. Mas para a temporada 2020, as coisas mudaram.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

O AMG GT R, que desenvolve 585 cv de potência, apresenta um novo visual. O carro apoiará de forma destacada a campanha de Fórmula 1 “WeRaceAsOne” (veja aqui a Coluna da Bel desta semana para saber mais sobre esta ação da FIA).  Agora ele apresenta o logo da campanha em formato de  arco-íris nos flancos e no capô do carro. O design atraente simboliza o compromisso esportivo com a diversidade e a inclusão.

Mercedes-AMG GT-R - Foto: divulgação Mercedes-Benz
Mercedes-AMG GT R – Foto: divulgação Mercedes-Benz

Além da campanha “WeRaceAsOne”, a chamada “Dirija com Segurança” será visível no capô do Safety Car, dirigindo-se aos fãs em casa que estão assistindo a corrida na TV ou na transmissão ao vivo e lembrando-os de sempre dirigir de maneira cuidadosa e atenciosa. O carro também usa a hashtag #PurposeDriven para promover o compromisso da FIA com segurança, sustentabilidade, igualdade de gênero, diversidade e para segurança rodoviária, com menções no teto e porta traseira do carro.

Mercedes-AMG GT-R - Foto: divulgação Mercedes-Benz
Mercedes-AMG GT R (Safety Car) e Mercedes-AMG C 63 S Estate (Medical Car) – Foto: divulgação Mercedes-Benz

Mas falando sobre este supercarro, o Mercedes-AMG GT R Safety Car F1 permanece com seu alto desempenho e parte mecânica inalterados. Ele usa o conceito de motor central dianteiro com caixa de câmbio transaxle (automática).

O potente propulsor é um biturbo V8 de 4.0 litros. O chassi é projetado para usar da melhor maneira possível toda a aerodinâmica ativa sofisticada do carro. E a sua construção leve e inteligente formam a base para uma experiência de direção particularmente dinâmica. Ele utiliza o AMG Track Package, com sistema de proteção contra capotamento. O sistema de freio de alto desempenho é feito em cerâmica.

O AMG GT R está perfeitamente qualificado para este trabalho difícil, que é ditar o ritmo dos carro de Fórmula 1 quando a corrida está em bandeira amarela. Os requisitos da FIA para ser o Safety Car Oficial da FIA F1 são altos. Ele deve ser capaz de manter uma velocidade mínima alta para que os pneus e os freios dos carros de Fórmula 1 que vem atrás não percam muita temperatura e os motores não superaqueçam. Com uma velocidade máxima de 318 km, ele faz de 0 a 100 km/h em 3s6.

Mercedes-AMG C 63 S Estate - Foto: divulgação Mercedes-Benz
Medical Car F1: Mercedes-AMG C 63 S Estate

Além do Safety Car, o outro modelo Mercedes-AMG C 63 S Estate completa a linha de carros de segurança da Fórmula 1 como o Medical Car oficial. Ele fica pronto para atender emergências na pista com uma equipe de médicos especializada para os primeiros socorros aos pilotos em caso de acidentes. O Medical Car também adotou o novo layout do #WeRaceAsOne.

Deixe seu Comentário

Comentários