Card image
Capa da Semana
Felipe Drugovich vence sob os olhares da Fórmula 1

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 06/07/2020
  • Atualizado: 06/07/2020 às 12:21
  • Por: Venicio Zambeli

Texto: Erno Drehmer. Edição: Venício Zambeli

O final de semana no Autódromo Red Bull Ring, na Áustria, foi o palco para uma estreia perfeita do brasileiro Felipe Drugovich na Fórmula 2, a última categoria antes da Fórmula 1. Depois de uma tomada de tempos em que garantiu um lugar na primeira fila do grid de largada na sexta-feira (3/7) e de terminar em 8º na primeira corrida no sábado, neste domingo (5/7) ele venceu de ponta a ponta a corrida 2, transformando-se no principal destaque da rodada de abertura da temporada da Fórmula 2.

Felipe Drugovich
Foto: Dutch Photo Agency
Arte: Venício Zambeli

Felipe Drugovich, valendo-se do regulamento que determina a inversão da ordem de chegada entre os oito primeiros da corrida 1, largou na pole position da corrida 2 na Áustria. O brasileiro fez boa largada e manteve-se na ponta, liderando um pelotão que trazia o suíço Louis Deletraz na segunda posição.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

As primeiras voltas da prova foram marcadas por três entradas do safety car, o que naturalmente causou três relargadas, quando Felipe Drugovich novamente soube se impor ante os concorrentes. Após a prova retomar sua normalidade, o piloto da equipe holandesa MP Motorsport manteve-se sem cometer erros e marcou a melhor volta da prova diversas vezes, sempre abrindo vantagem sobre Deletraz.

LEIA MAIS:

Felipe Drugovich vence de ponta a ponta na Áustria

Nas últimas voltas, já com mais de 1 segundo de vantagem sobre o piloto suíço, Felipe Drugovich não se preocupava com a possibilidade de Deletraz poder utilizar o DRS e tentar uma última aproximação. Com isso, o piloto de Maringá (PR) abriu uma distância ainda maior, que chegaria a 2.469 segundos na bandeirada para conquistar uma vitória maiúscula em sua rodada de estreia na Fórmula 2.

Felipe Drugovich
Drugovich celebra no pódio na Áustria. (Foto: Dutch Photo Agency)

O 8º lugar obtido no sábado e a vitória e os pontos obtidos por ter estabelecido a melhor volta da prova (1:17.277) neste domingo valeram a Felipe Drugovich o terceiro lugar na classificação do campeonato, com 21 pontos. O inglês Callum Illot, vencedor da prova no sábado, e o russo Robert Shwartzmann são os dois primeiros colocados, respectivamente com 27 e 23 pontos.

“Extremamente feliz não chega nem perto de como estou me sentindo hoje”, resumiu o piloto brasileiro, de 20 anos de idade. “Desde ontem (sábado) o carro já mostrava boa performance, mas um erro no balanço do carro não nos deixou traduzir isso na pista. Os pneus são muito sensíveis e se não tivermos um bom balanço fica difícil manter um bom ritmo. Corrigimos isso para hoje e então consegui comandar a corrida de acordo com os meus sonhos, digamos assim”, completou Felipe Drugovich.

Fórmula 2
Drugovich estreou na F2 neste final de semana. (Foto: Dutch Photo Agency)

A necessidade da direção de prova em utilizar o safety car várias vezes atrapalhou um pouco a estratégia de Felipe Drugovich. “Foram vários e eu sempre tentei estabelecer uma diferença de 1 segundo para o Deletraz para que ele não pudesse utilizar do DRS, que é muito importante para todos os pilotos. Quando finalmente eu consegui, pude ficar mais tranquilo e abrir essa boa vantagem na última parte da prova”, finalizou.

A Fórmula 2 volta à pista no próximo final de semana, novamente como preliminar da Fórmula 1 e outra vez no Autódromo Red Bull Ring, para sua segunda rodada dupla da temporada.

Deixe seu Comentário

Comentários