Card image
Fórmula 1
Bottas garante a pole position na Áustria

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 04/07/2020
  • Atualizado: 04/07/2020 às 11:16
  • Por: Leonardo Marson

Valtteri Bottas conquistou neste sábado (4) a pole position para o Grande Prêmio da Áustria, corrida que abre a temporada 2020 da Fórmula 1. Em uma classificação dominada pelos pilotos da Mercedes no Red Bull Ring, o finlandês deu o bote no Q3, marcou 1min02s939 usando os pneus macios, garantiu a posição de honra e o recorde da pista.

Valtteri Bottas
Bottas conquistou sua terceira pole position na Áustria. (Foto: LAT)

O resultado representa a 12ª pole position da carreira do finlandês na Fórmula 1, sendo a terceira conquistada no circuito localizado em Spielberg. Lewis Hamilton, companheiro de Bottas na Mercedes, completará a primeira fila, após ficar 0s012 atrás do tempo da pole.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Max Verstappen, da Red Bull, ficou com a terceira posição, e dividirá a segunda fila com Lando Norris, quarto com a McLaren. Alexander Albon, com a outra Red Bull, partirá da quinta posição, enquanto Sergio Pérez confirmou o bom desempenho da Racing Point e alcançou a sexta posição.

LEIA MAIS:

Hamilton lidera último treino livre para o GP da Áustria de F1
Hamilton comanda segundo treino da F1 na Áustria
Hamilton puxa 1-2 da Mercedes no TL1 para o GP da Áustria

Charles Leclerc sofreu com o ritmo da Ferrari e conseguiu apenas a sétima colocação no grid, tendo ao seu lado na quarta fila Carlos Sainz, piloto da McLaren e que será companheiro do monegasco no ano que vem. Lance Stroll, da Racing Point, foi o nono, enquanto Daniel Ricciardo fecha o top-10 com a Renault.

A decepção da classificação ficou por conta da Ferrari, especialmente com Sebastian Vettel. O tetracampeão do mundo foi eliminado ainda na segunda rodada da classificação, ficando com a 11ª posição no grid de largada. O alemão perdeu a vaga no Q3 ao ser superado por Albon nos instantes finais do Q2.

O Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1 será disputado neste domingo (5), a partir das 10h10, com transmissão da TV Globo, do portal GloboEsporte.com e da rádio Band News FM.

Confira como foi a classificação

Q1

A classificação começou com tempo quente no Red Bull Ring. A temperatura estava em 24°C, enquanto a pista tinha 53°C, sendo o asfalto mais quente do final de semana. O primeiro a registrar volta foi Nicholas Latifi, da Williams, que marcou 1min07s208, tempo que logo foi batido por Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo.

Lance Stroll se colocou na ponta com a Racing Point ao marcar 1min04s678, enquanto Daniil Kvyat pulou para o segundo lugar com a AlphaTauri. Lando Norris tomou a ponta com a McLaren, mas logo foi superado por Max Verstappen, que cravou 1min04s326 com a Red Bull.

A Mercedes mandou seus dois pilotos à pista, e viu Bottas se colocar em quarto, enquanto Hamilton, com um erro na curva dez, se posicionou apenas em 14º. Vettel foi outro a marcar tempo, colocando a Ferrari na quinta posição. Restando cinco minutos para o final, Hamilton avançou para a segunda posição, 0s109 atrás de Verstappen.

Restando dois minutos para o final, George Russell colocou a Williams na 15ª colocação, entrando na zona de classificação. Stroll, por sua vez, colocou a Racing Point na ponta ao marcar 1min04s309, mas acabou superado por Verstappen, que anotou 1min04s024.

A sessão chegou ao final com Verstappen na frente, seguido por Bottas, Hamilton, Stroll e Leclerc. Os eliminados foram Kevin Magnussen, da Haas, George Russell, da Williams, Antonio Giovinazzi e Kimi Räikkönen, da Alfa Romeo, e Nicholas Latifi, da Williams.

Q2

A segunda rodada da classificação começou, mas viu os pilotos aguardarem alguns instantes para visitar a pista. Com pouco mais de 11 minutos para o encerramento da sessão, Hamilton foi o primeiro a visitar a pista, com a Mercedes calçada com pneus macios.

Bottas foi o primeiro a registrar tempo, mas logo foi superado por Hamilton, que marcou 1min03s325. Verstappen, por sua vez, fez uma volta usando pneus médios, e se colocou em oitavo, 0s770 atrás do inglês da Mercedes. Alexander Albon, por sua vez, marcou apenas o 13º tempo mesmo usando os pneus macios.

Verstappen melhorou seu tempo com os pneus médios, avançando para a sexta posição, enquanto Norris colocou a McLaren na terceira posição, à frente de Stroll. O canadense da Racing Point foi à pista restando três minutos para o final da atividade para buscar melhorar seu tempo, mas manteve a quarta posição.

Bottas tomou a primeira colocação nos instantes finais com 1min03s015, garantindo o melhor tempo do Q2. Hamilton foi o segundo, 0s081 atrás do companheiro de equipe, enquanto Albon, nos instantes finais, se colocou em terceiro, eliminando Vettel da rodada final.

Além do piloto da Ferrari, foram eliminados Pierre Gasly e Daniil Kvyat, da AlphaTauri, Esteban Ocon, da Renault, e Romain Grosjean, da Haas.

Q3

Assim como no Q2, os pilotos demoraram um pouco para visitar a pista na rodada decisiva da classificação. Mais uma vez a Mercedes foi a equipe a mandar seus pilotos à pista primeiro, com Bottas na frente de Hamilton. O finlandês quebrou o recorde da pista com 1min02s939, batendo o inglês por 0s122. Verstappen, Albon e Sainz apareceram na sequência.

Os pilotos foram aos boxes na sequência para colocar pneus novos. Neste momento, Leclerc reclamou de algo quebrado em sua Ferrari. Restando pouco mais de dois minutos para o final, a Racing Point mandou Stroll para a pista, e viu o canadense marcar o sexto tempo.

Bottas escapou da pista e não conseguiu melhorar seu tempo, mas viu Hamilton não melhorar o suficiente para superá-lo, garantindo a pole position. O inglês partirá em segundo, enquanto Verstappen partirá em terceiro. Norris e Albon completam o top-5.

Deixe seu Comentário

Comentários