Card image
Notícias
Piloto da Semana: Bubba Wallace

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 23/06/2020
  • Atualizado: 23/06/2020 às 12:17
  • Por: Leonardo Marson

Um dos pilotos que mais tem se destacado na luta contra o racismo nas últimas semanas é Bubba Wallace, que atua na principal divisão da Nascar, a mais importante categoria do automobilismo americano. Assim como Lewis Hamilton na Fórmula 1, o competidor da equipe Richard Petty Motorsport é o único negro nos campeonatos nacionais de Stock Cars dos Estados Unidos.

Bubba Wallace
Bubba Wallace pediu o fim das bandeiras confederadas, e foi atendido pela Nascar. (Foto: Getty Images)

Bubba, ou Darrell Wallace Jr., é o primeiro piloto negro a disputar uma temporada completa da Nascar Cup Series desde Wendell Scott, em 1971, e ainda não venceu na categoria. O atual dono do carro número 43 se manifestou logo que o assassinato de George Floyd, morto em uma ação abusiva da polícia de Minneapolis, se tornou pública, e foi apoiado pelos companheiros de grid.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Outro ato importante de Wallace foi criticar publicamente a presença da bandeira dos estados confederados, que remete aos estados do sul do território norte-americano que declararam independência quando Abraham Lincoln, um abolicionista, se elegeu presidente dos Estados Unidos. Uma guerra aconteceu e os americanos derrotaram os confederados. Atualmente, a bandeira é considerada um símbolo racista.

LEIA MAIS:

Blaney bate Stenhouse por 0s007 e vence em Talladega
Veja os highlights da etapa de Talladega da Nascar

A Nascar atendeu a solicitação do piloto e proibiu a entrada das bandeiras confederadas em seus eventos. Isso gerou uma onda de protestos contra a categoria e também contra Wallace na etapa de Talladega, no último final de semana. Além de carreatas e até um avião carregando o pavilhão sobre o circuito, a categoria encontrou um nó de forca na garagem do piloto, em um sinal que remete as mortes de negros provocadas pelo grupo supremacista branco Ku Klux Klan.

Bubba Wallace
Wallace chora durante homenagem. Richard “The King” Petty foi para Talladega apoiar o piloto. (Foto: Getty Images)

A categoria agiu rápido: iniciou uma investigação para encontrar o responsável por ameaçar Bubba Wallace, e o homenageou. Nesta segunda, quando a corrida foi disputada, pilotos e mecânicos empurraram o carro número 43 para a frente do pelotão. Wallace também recebeu um abraço do chefe e lenda da Nascar Richard Petty, que viajou para Talladega apenas para ver seu piloto, que foi às lágrimas com o gesto.

Wallace teve boa atuação na corrida em Talladega, chegando a liderar algumas voltas. No final, terminou em 14º, em prova vencida por Ryan Blaney. Na atual temporada, seu melhor resultado é um sexto lugar em Las Vegas, o primeiro dos dois top-10 do ano (o outro foi um décimo lugar em Bristol). Assim, Bubba ocupa a 21ª colocação do campeonato, e estaria fora dos playoffs.

Deixe seu Comentário

Comentários