Card image
Coluna
Ayrton Senna e todos os acidentes de Ímola em 1994

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 01/05/2020
  • Atualizado: 01/05/2020 às 12:33
  • Por: Venicio Zambeli

Quem foram os protagonistas de um dos momentos mais importantes da história do automobilismo? Pilotos da Fórmula 1 tiveram papel fundamental na construção do roteiro dramático do GP de San Marino de 1994, em Ímola, que terminou com o falecimento de Ayrton Senna.

Ayrton Senna
Arte: Thomas Bento

Eis alguns deles que marcaram aquele fim de semana:

Rubens Barrichello

O piloto brasileiro foi o primeiro protagonista dos acidentes da semana. Nos treinos de sexta-feira, seu carro Jordan escapou na Variante Bassa e decolou após passar pela zebra, acertando com violência a barreira de pneus a mais de 220 km/h. O carro capotou e parou de cabeça para baixo. Com a batida, Barrichello, que chegou a ficar desacordado, teve uma luxação na costela e uma fratura no nariz, ficando de fora da corrida.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!
Roland Ratzenberger

Nos treinos classificatórios de sábado, o austríaco teve uma peça da asa dianteira do seu carro Simtek desprendida quando se aproximava da curva Villeneuve, feita em alta velocidade, a cerca de 300 km/h. Com o problema, perdeu o controle do carro e bateu violentamente contra o muro, fazendo com que seu cockpit ficasse exposto e fosse parar de volta na pista. Ratzenberger não resistiu aos ferimentos do choque e faleceu naquele mesmo dia.

LEIA MAIS:

RACING republica edição especial sobre Ayrton Senna

Gerhard Berger

Conterrâneo de Ratzenberger, o piloto da Ferrari acompanhou o acidente dos boxes e teve de tomar uma decisão difícil logo após a batida: admitiu que ou entrava no carro e encarava a situação naquele momento, seguindo no treino de classificação, ou nunca mais correria. Decidiu ir para pista e mal saberia que um dia depois ainda perderia seu grande amigo, Ayrton Senna.

J.J. Lehto

Competidor da Benetton, Lehto teve um problema na largada da corrida no domingo e seu carro ficou parado no grid. Alguns carros que partiram atrás conseguiram desviar, mas um deles não pôde evitar a batida e o acertou em cheio…

Pedro Lamy

O piloto português foi quem bateu no carro parado de Lehto. Seu Lotus atingiu a parte traseira da Benetton do finlandês, o que poderia ter tido consequências piores. Felizmente nenhum deles sofreu nada de mais grave. A batida causou a entrada do Safety Car, que ficou na pista até a relargada, com Ayrton Senna em primeiro, após manter a posição da pole position depois da largada.

Michele Alboreto

Em um pit stop do italiano da equipe Minardi durante a corrida, uma roda de seu carro soltou-se e acertou dois mecânicos da Ferrari e dois mecânicos da Lotus, que precisaram de atendimento médico ainda no pit lane.

Mika Häkkinen

Foi naquele GP que o bicampeão mundial Häkkinen liderou pela primeira vez uma prova de Fórmula 1. Além deste feito, o finlandês terminou a corrida na 3ª posição, subindo ao pódio.

Nicola Larini

Substituindo Jean Alesi (que se machucou após sofrer um acidente em um treino em Mugello) na Ferrari em plena pista repleta de tifosi, Larini teve sua melhor atuação na Fórmula 1 na prova de Ímola em 1994. Terminou a corrida com um consistente 2º lugar, para delírio da torcida. Foi um dos poucos pilotos a comemorar quando a prova terminou, carregando uma enorme bandeira da Ferrari quando levava seu carro de volta aos boxes, pouco antes de saber das notícias sobre o quadro crítico de Senna no momento em que subia para a cerimônia do pódio.

Michael Schumacher

O principal rival de Senna naquele ano vinha de duas vitórias nas duas primeiras corridas da temporada com sua Benetton – incluindo a conquista do GP do Brasil, em Interlagos. O alemão vinha exercendo enorme pressão sobre o brasileiro, incluindo o próprio GP de San Marino daquela temporada – que acabou vencendo no final. Schumacher estava em 2º lugar, bem atrás de Ayrton Senna, que liderava a corrida, quando aconteceu a batida do Williams nº 1…

Ayrton Senna

O personagem principal do GP de San Marino de 1994 encerrou sua carreira – e uma parte da história da Fórmula 1 – na Curva Tamburello, no circuito de Ímola, quando ocupava o seu lugar favorito: a primeira posição.

Venício Zambeli

Deixe seu Comentário

Comentários