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Fórmula 1
Blundell relembra atrito com Senna: “Incrivelmente egoísta”

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  • Publicado: 09/04/2020
  • Atualizado: 09/04/2020 às 16:34
  • Por: Leonardo Marson

Ayrton Senna sempre teve sua imagem atrelada a excelência para conquistar vitórias e títulos, mas a personalidade forte do tricampeão mundial de Fórmula 1 também foi e alvo de críticas. Entrevistado do podcast oficial da F1, “Beyond the Grid”, nesta semana, o inglês Mark Blundell, com passagem pela categoria e carreira também na Indy, nos Estados Unidos, lembrou uma passagem ruim que teve com o brasileiro.

Mark Blundell
Blundell tem como maior conquista na carreira a vitória nas 24 Horas de Le Mans, em 1992. (Foto: Twitter)

Blundell foi reserva da McLaren em 1992, ano em que Senna tinha como companheiro de equipe o austríaco Gerhard Berger. Em uma sessão de testes realizada em Ímola, na Itália, o inglês comentou que foi mais rápido em relação ao brasileiro, o que causou um atrito com o tricampeão mundial.

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“[Senna era] um pouco gênio, um pouco louco. E era incrivelmente egoísta, sempre fez questão de ter tudo que precisava para ter sucesso. Lembro de um teste em Ímola que eu andei com um carro de suspensão ativa e fui um pouco mais rápido do que ele, que estava em um carro sem o equipamento”, iniciou o inglês ao podcast da categoria máxima do automobilismo mundial.

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“Então, depois daquilo, eu deveria ir embora para o aeroporto com o Josef Leberer, fisioterapeuta. Quando fui me despedir e ir para Bolonha, Senna levantou e disse que Leberer não iria a lugar algum”, seguiu Blundell, que viu o brasileiro insistir na frente de todos na equipe que Leberer não iria embora, deixando-o sem a carona para o aeroporto.

“Foi um jogo psicológico para me fazer entender que eu era só um piloto de testes, um reserva. Mais tarde eu entendi que ele trabalhava assim. Sempre quis tirar proveito de tudo ao redor dele, ele sabia pressionar o sistema sem que as pessoas ao redor sentissem quão grande era a pressão”, completou o piloto.

Blundell disputou quatro temporadas na Fórmula 1, entre 1991 e 1995, conquistando como melhores resultados três terceiros lugares, obtidos na África do Sul e na Alemanha em 1993, pela Ligier, e na Espanha pela Tyrrell, em 1994. Na Indy foram cinco temporadas, sempre defendendo a PacWest, onde conquistou três vitórias, todas em 1997: Portland, Toronto e Fontana. No ano passado, o inglês correu no BTCC, o Campeonato Inglês de Turismo.

A maior conquista de Blundell no automobilismo foi a vitória nas 24 Horas de Le Mans em 1992, quando correu com um Peugeot 905 EVO ao lado de Yannick Dalmas e Derek Warwick. Em 2003, o piloto voltou ao pódio em La Sarthe, terminando a maratona de um dia inteiro na segunda posição.

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