Card image
Notícias
Capa da Semana: Fórmula 1 virtual

6 Minutos de leitura

  • Publicado: 23/03/2020
  • Atualizado: 23/03/2020 às 12:07
  • Por: Venicio Zambeli

A Fórmula 1 virtual é uma realidade. A estreia da primeira prova que “substitui” uma corrida real aconteceu no domingo, dia 22 de março, data que estava marcada para acontecer o Grande Prêmio do Bahrein na pista. Devido aos GPs cancelados e adiados deste início da temporada 2020 devido á pandemia mundial do Coronavírus, a novidade foi Promovida pela F1Esports, plataforma oficial da Fórmula 1 para campeonatos virtuais com o game da categoria.

F1 Virtual

Esta nova ativação serviu não só para entreter virtualmente os fãs que estão carentes das corridas canceladas, mas também para captar um novo público para a F1. Os vídeos games podem ser a nova porta que a categoria precisa para se conectar com novas pessoas mais jovens, que atualmente possam não se interessar pelas corridas reais pela TV ou mobile, mas com o game oficial da competição, ter o seu primeiro contato com o mundo da velocidade, seus pilotos e, principalmente, seus patrocinadores.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Esta é também uma nova forma de entregar aos parceiros oficiais da F1, que ficaram sem a devida exposição na transmissão das provas reais, seus logotipos e marcas para potenciais consumidores do perfil de automobilismo, com a vantagem de disseminar o produto F1 em mais uma plataforma social – o vídeo game.

LEIA MAIS:
Começa a temporada de 15 anos da Porsche Cup

Segundo pesquisas divulgadas por empresas de consultoria de plataformas de jogos online, existem hoje mais de 2,5 bilhões de gamers (jogadores) no mundo, que movimentam mais de US$ 150 bilhões por ano. Esta é uma nova frente que a Fórmula 1 quer explorar fora dos circuitos do campeonato mundial, agora no campo virtual.

A nova série é chamada Grande Prêmio Virtual de Esports da F1, apresentando vários pilotos profissionais envolvidos com a categoria. As corridas ocorrerão no lugar de todos os Grandes Prêmios adiados. O primeiro deles foi o Grande Prêmio Virtual do Bahrein e teve diversas disputas, batidas e muitos views (mais de 1 milhão de visualizações no Youtube). A corrida contou com a participação de pilotos profissionais e ex-pilotos da categoria, competidores de outras modalidades e convidados famosos, como Nicholas Latifi, Lando Norris, Nico Hulkenberg, Stoffel Vandoorne, Esteban Gutierrez, Nicolas Hamilton, Anthony Davidson e Johnny Herbert. O vencedor do primeiro GP Virtual foi o piloto de Fórmula 2, Guanyu Zhou. Cada piloto participou remotamente da corrida.

F1 Virtual
Largada da etapa do Bahrein da F1 Virtual. (Foto: reprodução/YouTube)

Todo fim de semana subseqüente verá a corrida de Fórmula 1 do mundo real adiada substituída por um Grande Prêmio virtual. A série usa o videogame oficial para PC da F1 2019, desenvolvido pela Codemasters, e o primeiro GP virtual na pista de Sakhir foi transmitido nos canais oficiais da Fórmula 1 no YouTube, Twitch e Facebook, além do F1.com. O evento todo durou cerca de 1 hora e 30 minutos, incluindo a classificação para a formação do grid.

Muitos pegas e disputas na pista virtual. (Foto: reprodução/YouTube)

Devido à grande variedade de níveis de habilidade de jogo entre os pilotos, as configurações do jogo são configuradas de forma a incentivar corridas competitivas e divertidas. Isso inclui a execução de um desempenho igual no carro com configurações fixas, danos reduzidos no veículo e freios antibloqueio e controle de tração opcionais para aqueles menos familiarizados com o jogo.

Corrida teve momentos de adrenalina e emoção. (Foto: reprodução/YouTube)

A série é estritamente para fins de entretenimento, para trazer ação de corrida aos fãs neste cenário sem precedentes pelo qual o mundo foi afetado, sem nenhum campeonato oficial do mundo em disputa pelos pilotos.

Algumas ultrapassagens acabaram em toques e batidas. (Foto: reprodução/YouTube)

Nos fins de semana que não são de corrida, a Fórmula 1 também realizará eventos online, onde fãs de todo o mundo terão a chance de enfrentar os pilotos da F1 no vídeo game. Mais detalhes desses eventos estarão disponíveis nos canais oficiais de mídias sociais da Fórmula 1 nas próximas semanas. Confira mais em www.f1.com.

Briga por posições com 3 carros ou até mais. (Foto: reprodução/YouTube)

O que os envolvidos no GP Virtual da F1Esports disseram:

Julian Tan, Chefe de Iniciativas Digitais de Negócios e Esports:

“Estamos muito satisfeitos por poder trazer algum alívio leve na forma do F1 Esports Virtual GP, nestes tempos imprevisíveis, pois esperamos entreter os fãs que não tem agora a ação esportiva regular. Com todas as principais competições do mundo incapazes de fazer seus eventos reais, é um ótimo momento para destacar os benefícios do e-sports e a incrível habilidade que está sendo exibida.”

Frank Sagnier, CEO da Codemasters:

“Estamos entusiasmados por fazer parte da nova série de Grande Prêmio virtual de F1 Esports. Com os eventos esportivos atualmente suspensos em todo o mundo, é ótimo que o videogame oficial da F1® possa ajudar a preencher o vazio, reunindo uma empolgante linha de talentos para competir online durante os fins de semana adiados. Será competitivo, cheio de ação e muito divertido para todos os envolvidos.”

John Clarke, CEO da Gfinity:

“A Gfinity se orgulha de fazer sua parte no design e entrega da série F1 Esports Virtual Grand Prix, que trará emocionantes corridas virtuais para uma legião de fãs da Fórmula 1 e da Esports em todo o mundo. O GP virtual do Bahrein contará com todas as emoções e corridas de pilotos com pilotos de F1 e celebridades convidadas, que prometem retribuir um sorriso no rosto de milhões de fãs de esportes. ”

A iniciativa F1 Esports Virtual GP será estendida para além de maio, se a pandemia de coronavírus resultar em mais cancelamentos / adiamentos do Grande Prêmio.

No Brasil, Porsche Cup e Porsche Brasil promovem a Corrida das Estrelas em automobilismo virtual

Todos os motores do automobilismo brasileiro estão em silêncio por prazo indeterminado. Mas os carros de competição mais produzidos do planeta não ficam parados.

Primeira categoria do País a promover seu campeonato oficial de automobilismo virtual, na temporada passada, a Porsche Cup sai novamente na frente em matéria de e-sports e, em parceria com a Porsche Brasil, anuncia a Corrida das Estrelas.

Porsche
Porsche Cup realizará corrida virtual com pilotos da categoria. (Foto: ilustração/Porsche Carrera Cup)

A prova será realizada no circuito virtual de Interlagos na próxima quarta-feira às 19h e estão elegíveis competidores os principais eventos nacionais e internacionais do esporte a motor. O grid terá 40 inscritos e a corrida tem previsão de uma hora de duração.

Disputada em ambiente virtual na plataforma iRacing, a Corrida das Estrelas tem premiação real. O piloto vencedor ganha um exclusivo relógio Porsche, em kit que acompanha também uma miniatura do icônico Porsche 911.

Porsche
Vencedor levará um relógio da categoria. (Foto: Porsche Cup)

A lista dos 40 inscritos será publicada na próxima segunda-feira (23 de março) nos canais oficiais da Porsche Cup.

Após treinos livres e classificatórios, o evento terá duas baterias de 30 minutos mais uma volta. Na primeira largam os 40 carros, para apurar os 30 participantes da corrida final e sua ordem de largada. A Corrida das Estrelas terá 30 minutos mais uma volta e seu campeão é quem chegar na frente.

Este evento pioneiro abre a temporada de automobilismo virtual da família Porsche. Nos próximos dias, Porsche Cup e Porsche Brasil irão anunciar a segunda edição do campeonato de e-sports dos carros de competição mais produzidos no planeta.

O evento terá transmissão livestream pelo endereço www.porschegt3cup.com.br

CORRIDA DAS ESTRELAS

Cronograma:

Quarta-Feira (25/03)
15h00: Treinos Livres
18h00: Briefing
18h40: Treinos classificatórios
19h00: Corrida Knockout (30 min. + 1 volta, classificam os 30 primeiros)
19h35: Warm-Up
19h45: Corrida All Stars (30 min. + 1 volta)

FORMATO
Setup fixo
Combustível 100%

Deixe seu Comentário

Comentários