Card image
Competições
Casagrande voa no Q3 e é pole da Stock Car em Goiânia

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 23/11/2019
  • Atualizado: 23/11/2019 às 16:27
  • Por: Leonardo Marson

Gabriel Casagrande conquistou neste sábado (23) a pole position para a primeira corrida da penúltima etapa da temporada 2019 da Stock Car, que acontece no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). Em uma classificação atrapalhada pela chuva na capital goiana, o piloto da Crown Racing voou no Q3, marcou 1min26s396 para garantir a posição de honra pela segunda vez na carreira.

Gabriel Casagrande
Gabriel Casagrande conquistou sua segunda pole position na temporada. (Foto: Duda Bairros)

A segunda posição no grid ficou com Thiago Camilo, piloto da Ipiranga Racing que é um dos postulantes ao título, e que foi 0s172 mais lento que Casagrande. Cesar Ramos, da Blau Motorsport, ficou com a terceira posição, sendo seguido por Lucas Foresti, quarto com o carro da Vogel. Felipe Fraga, da Cimed Racing, parte em quinto, enquanto Guga Lima, companheiro de equipe de Foresti, completa a lista dos seis primeiros.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

O líder do campeonato Daniel Serra foi o melhor entre aqueles que não se garantiram no Q3, e largará da sétima posição com o carro da Eurofarma RC, dividindo a quarta fila com Felipe Lapenna, da Cavaleiro Sports. Nelson Piquet Jr. ficou com a nona posição com o equipamento da Full Time, enquanto Guilherme Salas, que substitui Marcos Gomes neste final de semana na KTF Sports, completa o grupo dos dez melhores.

LEIA MAIS:
Serra bate Di Mauro e lidera terceiro treino em Goiânia
Coletta lidera segundo treino equilibrado em Goiânia
Diego Nunes lidera primeiro treino da Stock Car em Goiânia

A sessão foi desastrosa para Ricardo Maurício, vice-líder do campeonato. Apenas o 15º no primeiro grupo, o piloto da Eurofarma RC largará apenas da 27ª colocação na primeira corrida deste domingo. Entre os outros postulantes ao título, Cacá Bueno largará em 16º com o carro da Cimed Racing, Rubens Barrichello, da Full Time, partirá em 19º, e Julio Campos, da Prati-Donaduzzi, largará em 20º.

A penúltima etapa da temporada 2019 da Stock Car será disputada neste domingo (24), a partir das 11h, com transmissão ao vivo dos canais Sportv.

Confira como foi a classificação

Q1 – G1
A sessão classificatória em Goiânia teve um atraso de 40 minutos por conta da chuva que atingiu a região do Autódromo Internacional Ayrton Senna. Quando a pista foi finalmente liberada, o que se viu foi os tempos caírem com o passar do tempo. Diego Nunes foi o primeiro a marcar tempo com o carro da KTF Sport, marcando 1min33s499. Na sequência, Ricardo Maurício tomou a liderança com o equipamento da Eurofarma RC.

Thiago Camilo assumiu a liderança da atividade ao cravar 1min32s931, enquanto Galid Osman rodou com o equipamento da Shell Helix Ultra, conseguindo retornar à pista. Gabriel Casagrande, da Crown Racing, e Daniel Serra, da Eurofarma RC, chegaram a tomar o melhor tempo. No final, Felipe Fraga marcou 1min31s997 com o carro da Cimed Racing, terminando o G1 na liderança.

Q1 – G2
O segundo treino começou com a pista mais molhada do que em relação ao final do primeiro grupo. Por isso, Raphael Reis e Tuca Antoniazzi rodaram ainda na volta de instalação. Denis Navarro foi ainda pior: perdeu o controle do carro da Cavaleiro Sports na saída da curva zero e acertou o guard-rail, provocando o acionamento da bandeira vermelha.

Após uma rápida interrupção, os pilotos retornaram à pista com condições melhores, já que a chuva havia diminuído. Gaetano di Mauro se colocou entre os 15 primeiros com 1min32s535, eliminando Ricardo Maurício da sessão. Logo depois, Lucas Foresti fez o melhor tempo do grupo, cravando 1min32s133, superando o concorrente da Shell Helix Ultra.

O minuto final foi frenético, e viu Cesar Ramos, da Blau Motorsport, tomando a primeira colocação da atividade com 1min31s858. O gaúcho, porém, acabou superado por Foresti, que com 1min31s697, foi o mais rápido do grupo e da primeira fase da sessão.

Q2
A chuva parou e o Q2 contou com os 15 pilotos classificados enfrentando condições de pista bem melhores. Apesar disso, os pilotos demoraram para registrar voltas. Salas colocou a KTF Sports na frente com 1min31s008, mas os tempos seguiram baixando. Camilo se colocou na frente com 1min30s664, enquanto Foresti passou a ocupar a segunda colocação.

Houve tempo para que Camilo melhorasse ainda mais seu tempo, marcando 1min30s306, garantindo o melhor tempo do segmento. Além do piloto da Ipiranga Racing, se classificaram para o Q3, momento em que a disputa pela pole position é definida, Gabriel Casagrande, Lucas Foresti, Guga Lima, Felipe Fraga e Cesar Ramos.

Q3
Ramos foi o primeiro a partir para a pista, e marcou 1min27s156. Na sequência, Fraga partiu para sua volta, bateu o gaúcho nos dois primeiros setores, mas perdeu tempo na terceira parcial, marcando 1min27s582. Lima foi o próximo a partir à pista com o equipamento da Vogel, mas foi mais lento nos três setores em relação ao piloto da Blau, e marcou 1min27s913.

Foresti foi o quarto a visitar a pista, e cravou o segundo tempo com 1min27s275. A sessão prosseguiu com Casagrande partindo à pista, trucidando o tempo de Ramos ao marcar 1min26s396. A classificação foi encerrada com Camilo, que marcou apenas 1min26s568. Melhor para Casagrande, que garantiu a posição de honra.

Deixe seu Comentário

Comentários