Card image
Fórmula 1
Bandeirada antes da hora faz acidentado Pérez pontuar no Japão

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 13/10/2019
  • Atualizado: 13/10/2019 às 7:01
  • Por: Leonardo Marson

Um fato inusitado mudou o resultado do Grande Prêmio do Japão, 17ª etapa da temporada 2019 da Fórmula 1. A bandeira quadriculada no circuito de Suzuka foi acionada nos painéis eletrônicos ao redor da pista uma volta antes do previsto para a corrida, obrigando a direção de prova a considerar o resultado ao final da 52ª das 53 voltas previstas para a corrida disputada na madrugada deste domingo (13).

Sergio Pérez
Pérez recuperou a nona posição com o problema no acionamento da bandeira quadriculada. (Foto: Racing Point)

O regulamento da Fórmula 1 prevê que, caso acionada antes do fechamento do número original de voltas de um GP, a corrida é encerrada. A direção de prova só identificou o problema após o fechamento da 53ª volta, número inicialmente programado para o Grande Prêmio do Japão, sendo obrigada a considerar o giro anterior da corrida em Suzuka.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

“Se por qualquer motivo, o sinal de fim de corrida for dado antes do carro líder completar o número de voltas programadas ou o tempo limite seja concluído, a corrida será considerada encerrada quando o carro líder cruzar a linha de chegada pela última vez antes do sinal ser dado”, diz o artigo 43.2 do regulamento esportivo da principal categoria do automobilismo mundial.

LEIA MAIS:
Bottas supera Ferraris na largada e vence no Japão
Bottas exalta ritmo da Mercedes após vitória em Suzuka
Verstappen chama Leclerc de irresponsável após incidente no Japão
Leclerc evita entrar em polêmica após toque com Verstappen

Não houve mudanças nas primeiras posições, com Valtteri Bottas vencendo a corrida, mas no final da zona de pontuação, Sergio Pérez acabou beneficiado. O piloto da Racing Point bateu na 53ª volta, após um toque com Pierre Gasly, piloto da Toro Rosso, em disputa valendo a nona posição. Desta forma, o mexicano recuperou a nona posição, e tirou Lance Stroll, seu companheiro de equipe, da zona de pontos.

O Mundial de Fórmula 1 terá sequência daqui duas semanas com a realização do Grande Prêmio do México, prova marcada para o Autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México.

Deixe seu Comentário

Comentários