Card image
Competições
Vettel garante a pole position para o GP do Japão

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 12/10/2019
  • Atualizado: 12/10/2019 às 23:27
  • Por: Leonardo Marson

Sebastian Vettel conquistou na noite deste sábado (12) a pole position para o Grande Prêmio do Japão, 17ª etapa da temporada 2019 da Fórmula 1. Após treinos livres marcados por um grande domínio de Valtteri Bottas e da Mercedes, a Ferrari mostrou força na classificação realizada no circuito de Suzuka, com o alemão da Ferrari cravando 1min27s064 para garantir a segunda pole do ano, a quinta em terras japonesas, e a 57ª da carreira.

Sebastian Vettel
Vettel garantiu a quinta pole position da carreira em Suzuka. (Foto: Ferrari)

A segunda posição ficou com Charles Leclerc, companheiro de Vettel na Ferrari, depois de ser 0s189 mais lento que Vettel. Valtteri Bottas, piloto mais rápido dos treinos livres, colocou a Mercedes na terceira posição, e dividirá a segunda fila com Lewis Hamilton, líder do campeonato e seu companheiro de equipe. Max Verstappen colocou a Red Bull em quinto, enquanto Alexander Albon, com a outra Red Bull, partirá em sexto.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Carlos Sainz garantiu a sétima colocação do grid, se tornando o melhor piloto fora os competidores das três equipes dominantes da F1. O espanhol dividirá a quarta fila com Lando Norris, companheiro de equipe McLaren. Pierre Gasly ficou com a nona posição com a Toro Rosso, enquanto Romain Grosjean, da Haas, fecha o grupo dos dez primeiros no grid.

LEIA MAIS:
FIA busca introduzir provas classificatórias em três GPs em 2020
Equipes se mostram contrárias a mudanças de regras da F1
Bottas comanda segundo treino da F1 no Japão
Bottas lidera 1-2 da Mercedes no TL1 do GP do Japão

A sessão contou com duas bandeiras vermelhas, ambas ocorridas na primeira fase. Logo no início da classificação, Robert Kubica bateu a Williams ao sair de frente na última curva do circuito e acertar a barreira de proteção, provocando a primeira paralisação. Depois, foi a vez de Kevin Magnussen rodar no mesmo ponto com o carro da Haas, acertando o muro e causando nova interrupção.

O Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1 será disputado logo mais, a partir das 2h10 de domingo (13), e contará com transmissão ao vivo da TV Globo, do portal GloboEsporte.com e da rádio Band News FM.

Confira como foi a classificação

Q1

A sessão classificatória para o Grande Prêmio do Japão foi iniciada pontualmente às 22h, pelo horário de Brasília, com os pilotos partindo rapidamente à pista. A temperatura ambiente era de 22°C, enquanto a pista tinha 34°C, com ventos de 16 km/h. Mas, logo nos instantes iniciais, Robert Kubica bateu na entrada da reta dos boxes quando abriria a volta rápida, forçando a bandeira vermelha.

Robert Kubica
Kubica bateu a Williams quando abriria a primeira volta rápida no Q1. (Foto: F1)

Após alguns minutos, a atividade foi retomada com muitos pilotos indo à pista. O primeiro a registrar tempo foi Kimi Räikkönen, que marcou 1min31s331 com a Alfa Romeo. O finlandês logo foi superado por Antonio Giovinazzi, seu companheiro de equipe, e por Pierre Gasly, que cravou 1min29s614. A sessão foi paralisada novamente com 11 minutos para o final, quando Kevin Magnussen rodou e bateu a Haas na última curva do circuito.

Kevin Magnussen
Magnussen rodou na última curva do circuito de Suzuka, acertando a barreira de pneus. (Foto: F1)

O Q1 recomeçou após alguns minutos, com o vento aumentando a velocidade para 35 km/h. Finalmente, os pilotos das principais equipes marcaram tempo. Valtteri Bottas cravou 1min29s413, e viu Lewis Hamilton aparecer 0s076 atrás. A marca do finlandês da Mercedes logo foi batida por Max Verstappen, mas Charles Leclerc colocou a Ferrari na frente com 1min28s405.

A atividade seguiu para os cinco minutos finais com Sergio Pérez, Kimi Räikkönen e Romain Grosjean entre os eliminados, juntando-se a Magnussen e Kubica. Pouco depois, Hamilton avançou para a segunda posição, mas 0s330 distante de Leclerc. Grosjean, por sua vez, avançou para a sétima colocação, deixando a zona de eliminação da primeira rodada da classificação.

Charles Leclerc
Leclerc foi o piloto mais rápido da primeira fase da classificação. (Foto: F1)

A fase inicial da classificação seguiu para o final com Leclerc terminando como piloto mais rápido, sendo seguido por Hamilton, Verstappen, Norris e Bottas. A zona de eliminação teve, além de Magnussen e Kubica, Daniel Ricciardo, da Renault, Sergio Pérez, da Racing Point, e George Russell, da Williams.

Q2

A segunda rodada da classificação começou com todos os pilotos partindo para a pista com pneus macios, e com vento mais fraco, 25 km/h. Leclerc foi o primeiro a registrar tempo, mas logo foi batido por Vettel, que marcou 1min28s174, tempo apenas 0s005 melhor em relação ao companheiro de Ferrari. Pouco depois, Hamilton cravou 1min27s826, tomando a primeira posição.

Lewis Hamilton
Hamilton se colocou na liderança da atividade logo no início. (Foto: Pirelli)

Verstappen passou a reclamar de falta de potência na Red Bull com oito minutos para o final do Q2, e marcou apenas o quinto tempo, ficando atrás de Hamilton, dos dois pilotos da Ferrari, com Vettel à frente de Leclerc, e de Bottas. Restando seis minutos para o final da atividade, Pierre Gasly, Daniil Kvyat, Antonio Giovinazzi, Lance Stroll e Nico Hülkenberg apareciam na zona de eliminação.

Valtteri Bottas
Bottas terminou o Q2 com o melhor tempo. (Foto: F1)

O Q2 foi para o final com Hülkenberg reclamando de perda de marchas no carro da Renault, sendo obrigado a visitar os boxes, se tornando um dos eliminados. Os minutos finais foram voltados aos pilotos que buscavam um lugar entre os dez que iriam ao Q3, com Grosjean se garantindo. Giovinazzi, Stroll, Räikkönen, Kvyat foram os outros eliminados. Ainda houve tempo para Bottas marcar 1min27s688.

Q3

Os pilotos partiram para os últimos 12 minutos da classificação tão logo a pista foi aberta, com Norris sendo o primeiro a marcar tempo, com 1min29s248 com a McLaren, marca logo batida por Bottas, que viu Hamilton não superá-lo. Então, Leclerc tomou a primeira colocação, mas por pouco tempo, já que Vettel registrou 1min27s212. Verstappen apareceu em quinto.

Sebastian Vettel
Vettel se colocou na frente na primeira tentativa de volta rápida no Q3. (Foto: F1)

Após um breve período nos boxes, os pilotos voltaram à pista para a última tentativa de volta rápida, com Leclerc, Verstappen não conseguindo melhorar seus tempos, enquanto Vettel marcou 1min27s064, deixando o monegasco em segundo. Bottas garantiu a terceira posição, sendo seguido por Hamilton e Verstappen.

Deixe seu Comentário

Comentários