Card image
Mundial de Kart
FIA confirma realização do Mundial de Kart de 2020 para o Brasil

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 04/10/2019
  • Atualizado: 04/10/2019 às 14:14
  • Por: Leonardo Marson

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou nesta sexta-feira (4) a realização do Campeonato Mundial de Kart de 2020 para o Brasil. Será a primeira vez que o torneio, considerado o mais importante do kartismo do planeta, acontecerá no País, e terá como casa o SpeedPark, kartódromo localizado em Birigui, cidade localizada há 455 quilômetros de São Paulo.

Mundial de Kart
Mundial de Kart deste ano aconteceu na Finlândia. (Foto: divulgação)

A realização do Mundial de Kart no Brasil foi um trabalho feito por Felipe Massa, presidente da Comissão Internacional de Kart (CIK) da FIA e piloto da Fórmula E. O brasileiro nunca escondeu o desejo de trazer a competição para o interior paulista, tendo participado, inclusive, de um evento com o governador do Estado de São Paulo João Doria, no Palácio dos Bandeirantes, para buscar apoiadores para a competição.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

“Estou super feliz porque é um momento histórico para o kart brasileiro. Eu fico emocionado em fazer parte disso, em poder ajudar a criar esse momento tão importante para o automobilismo brasileiro”, disse Massa, que participou nesta sexta-feira da reunião do conselho mundial da FIA, realizado na sede da entidade, em Paris, onde a competição foi confirmada para Birigui.

LEIA MAIS:
500 Milhas de Kart será disputada no Kartódromo Granja Viana
Barrichello apresenta projeto para kartódromo em Salvador

“É o primeiro Mundial de Kart que acontece no Brasil, então, sem dúvida, será um campeonato importantíssimo. Agradeço a todos que fizeram parte desse projeto e que vão fazer parte desse campeonato. É, sem dúvida, um momento emocionante e vamos trabalhar firme para fazer um campeonato maravilhoso em Birigui, no interior de São Paulo”, completou o dirigente.

Inaugurado no dia 21 de março de 2018 pelo empresário Ricardo Gracia, o SpeedPark é considerado um dos kartódromos mais modernos das Américas. O complexo conta com um circuito de 1.280 metros e foi construído respeitando toda a regulamentação do CIK/FIA. O proprietário do kartódromo celebrou a confirmação da competição no interior paulista.

“Estamos muito felizes em receber o Mundial de Kart de 2020. É um momento marcante para o kartismo e para o automobilismo brasileiro em geral. Nós estamos nos preparando para sediar essa competição desde que inauguramos a pista, portanto agradeço o apoio de todos que viabilizaram essa verdadeira conquista para o esporte brasileiro”, disse Gracia.

Mundial de Kart
SpeedPark, em Birigui, será a casa do Mundial de Kart. (Foto: Divulgação)

“Nós temos uma estrutura capaz de realizar um grande Mundial e tenho certeza que a cidade de Birigui e todos da região abraçarão os participantes da melhor maneira possível”, completou o dono do SpeedPark, que também é pai do piloto Ricardinho Gracia, que tem se dedicado a competições no kartismo europeu nesta temporada, tendo disputado o Mundial deste ano, na Finlândia.

Com a confirmação do Mundial de Kart para Birigui, o SpeedPark deverá receber outros dois campeonatos importantes no próximo ano: o Campeonato Paulista, que terá todas as suas etapas disputadas na cidade próxima a Araçatuba, e o Campeonato Brasileiro, competição mais longeva do esporte a motor nacional, e que é realizada em duas fases, sempre no mês de julho.

A confirmação do Mundial para o Brasil quebrará um hiato de 26 anos sem que a competição aconteça na América do Sul. A última vez aconteceu em 1994, quando o campeonato foi disputado em Córdoba, na Argentina. Estarão em Birigui pilotos das classes OK e OK Júnior, esta última, onde Rafael Câmara conquistou o vice-campeonato mundial neste ano, em Alaharma, na Finlândia.

Deixe seu Comentário

Comentários