Card image
Competições
Leclerc voa na classificação e fatura a pole na Rússia

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 28/09/2019
  • Atualizado: 28/09/2019 às 10:22
  • Por: Leonardo Marson

Charles Leclerc conquistou na manhã deste sábado (28) a pole position para o Grande Prêmio da Rússia, 16ª etapa da temporada da Fórmula 1. O monegasco, que se mostrou forte ao longo dos treinos livres, foi dominante na classificação realizada no Autódromo de Sochi, registrando na fase final da definição do grid de largada 1min31s628, garantindo pela sexta vez no ano, e pela quarta vez seguida, a posição de honra.

Charles Leclerc
Leclerc foi o único a andar abaixo de 1min32s na classificação. (Foto: Ferrari)

A segunda posição ficou com Lewis Hamilton, piloto da Mercedes que acabou 0s402 atrás de Leclerc, se colocando à frente de Sebastian Vettel, que partirá em terceiro com a outra Ferrari. Valtteri Bottas partirá em quarto com a Mercedes, beneficiado pela perda de cinco posições de Max Verstappen, que teve componentes do motor Honda de sua Red Bull substituídos para esta etapa.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Carlos Sainz colocou a McLaren na quinta posição do grid de largada, e terá ao lado na terceira fila Nico Hülkenberg, piloto que defende a Renault. Lando Norris, companheiro de Sainz na McLaren, partirá da sétima posição, enquanto Romain Grosjean garantiu uma importante oitava posição para a Haas. Punido, Verstappen largará apenas em nono, enquanto Daniel Ricciardo, da Renault, fecha a lista dos dez primeiros.

LEIA MAIS:
McLaren retoma parceria com a Mercedes para 2021
Leclerc lidera 1-2 da Ferrari no TL3 na Rússia
Verstappen derruba Leclerc e lidera TL2 na Rússia
Leclerc lidera primeiro treino da F1 na Rússia

A atividade ainda contou com uma interrupção, o corrida ainda na primeira das três fases da classificação. Alexander Albon bateu o carro da Red Bull após rodar na curva 13 do circuito russo, acertando a barreira de proteção. A bandeira vermelha foi acionada e a definição das posições de largada foi paralisada por alguns minutos, sendo retomada logo depois.

O Grande Prêmio da Rússia de Fórmula 1 será disputado neste domingo (29), a partir das 8h10, com transmissão ao vivo da TV Globo, do portal GloboEsporte.com e da rádio Band News FM.

Confira como foi a classificação

Q1

A sessão começou pontualmente às 9h, pelo horário de Brasília, novamente com pista seca. A temperatura do ar apontava 22°C, enquanto a pista tinha 32°C. Tão logo a bandeira verde foi acionada, os pilotos partiram à pista, com Robert Kubica e George Russell, ambos da Williams, abrindo os trabalhos. Coube ao inglês marcar 1min36s201, registrando a primeira volta da sessão, enquanto o polonês rodou.

Leclerc, com pneus médios, apareceu na ponta da classificação ao marcar 1min33s613, mas logo foi superado por Hamilton, que cravou 1min33s230 com a Mercedes. Quem também apareceu à frente do monegasco foi Max Verstappen, da Red Bull. Após oito minutos, a zona de eliminação tinha George Russell, Robert Kubica, Alexander Albon, Sebastian Vettel e Daniil Kvyat, este último, com problemas desde o TL3.

A bandeira vermelha foi acionada quando restavam 6min38s para o encerramento do Q1, no momento em que Alexander Albon acertou o muro após uma rodada na curva 13. Após alguns minutos, a atividade foi retomada, e Sebastian Vettel se colocou na ponta da classificação, marcando 1min33s032, usando pneus macios, abrindo 0s198 em relação a Hamilton, o segundo colocado.

Com Kvyat sem partir à pista por conta do problema que teve com a Toro Rosso ainda no terceiro treino livre, e Albon impossibilitado de seguir na atividade por conta do acidente que teve com a Red Bull, a zona de eliminação contou com os dois pilotos, além de Robert Kubica e George Russell, ambos pilotos da Williams, e Kimi Räikkönen, da Alfa Romeo.

Q2

A sessão foi iniciada com os pilotos partindo à pista tão logo a bandeira verde foi acionada. O primeiro tempo registrado no Q2 foi obtido por Bottas, que marcou 1min33s281, marca logo superada por Hamilton. Pouco depois, foi a vez de Verstappen marcar 1min33s092. Com pneus macios, Leclerc registrou o melhor tempo do final de semana com 1min32s434, sendo seguido por Vettel.

A sessão chegou a metade com os pilotos visitando os boxes para troca de pneus, e com a tabela apontando Magnussen, Grosjean, Stroll, Ricciardo e Giovinazzi entre os cinco eliminados. Restando pouco menos de três minutos para o encerramento da atividade, os pilotos retornaram à pista para uma última volta, todos eles utilizando os compostos macios.

Vettel melhorou seu tempo, mas seguiu na segunda posição, enquanto Leclerc terminou como piloto mais rápido do segmento. Os eliminados acabaram sendo Pierre Gasly, Sergio Pérez, Antonio Giovinazzi, Kevin Magnussen e Lance Stroll.

Q3

A fase decisiva da classificação começou com os pilotos partindo imediatamente à pista. Lando Norris marcou 1min34s108 com a McLaren, sendo superado por Nico Hülkenberg, da Renault, logo na sequência. Bottas tomou a liderança, sendo batido por Hamilton na sequência. Pouco depois, Vettel marcou 1min32s135, mas viu Leclerc fazer 1min31s801, tomando a pole provisória.

Após um período nos boxes, os pilotos retornaram para a última volta rápida, e o que se viu foi Leclerc melhorar ainda mais seu tempo, marcando 1min31s628, garantindo a sexta pole position na temporada. Hamilton se colocou entre as duas Ferraris para garantir a segunda posição, relegando Vettel ao terceiro posto.

Deixe seu Comentário

Comentários