Card image
Competições
Piquet supera Daruvala na largada e vence na F3 na Bélgica

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 31/08/2019
  • Atualizado: 31/08/2019 às 9:31
  • Por: Leonardo Marson

Pedro Piquet venceu na manhã deste sábado (31) a primeira corrida da sexta etapa da temporada da Fórmula 3, disputada no circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica. O brasileiro, que corre com um equipamento preparado pela equipe Trident, largou da segunda posição e tomou a liderança ainda na primeira volta, deixando Jehan Daruvala para trás, garantindo a primeira vitória na temporada.

Pedro Piquet venceu pela segunda vez na carreira na Fórmula 3. (Foto: FIA Formula 3)

A segunda posição ficou com Robert Shwartzman, piloto da Prema que terminou a corrida 2s222 de Piquet. O pódio ainda foi completado por Daruvala, que largou da pole position e terminou em terceiro com outro carro da Prema. Christian Lundgaard fez boa corrida de recuperação para terminar em quarto com um equipamento da ART Grand Prix, enquanto Juri Vips, da Hitech, foi o quinto.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!

Yuki Tsunoda fechou a prova na sexta posição com um carro da Jenzer, sendo seguido por Leonardo Pulcini, que teve um bom início com o equipamento da Hitech, mas perdeu rendimento durante a prova. Os dois escaparam da pista e acabaram superados por Lundgaard e Vips na volta final. Marcus Armstrong, da Prema, foi o oitavo, sendo seguido por Max Fewtrell e David Beckmann, ambos da ART Grand Prix. Felipe Drugovich largou da 23ª posição com a Carlin e terminou em 18º.

LEIA MAIS:
Daruvala garante pole position da F3 na Bélgica
Hughes lidera único treino livre da F3 na Bélgica

Após a corrida deste sábado, a liderança do campeonato segue nas mãos de Robert Shwartzman, que agora soma 142 pontos, contra 123 de Jehan Daruvala, o segundo colocado. Juri Vips, com 122, é o terceiro, sendo seguido por Marcus Armstrong, quarto com 102. Christian Lundgaard é o quinto com 82. Pedro Piquet é o sexto com 70, enquanto Felipe Drugovich é o 16º com oito.

A segunda corrida da Fórmula 3 em Spa-Francorchamps acontece neste domingo (1), a partir das 4h35, com transmissão ao vivo da plataforma de streaming DAZN.

Confira como foi a corrida

A prova começou com Jehan Daruvala mantendo a liderança nos metros finais, enquanto Pedro Piquet precisou se defender dos ataques de Yuki Tsunoda. A ponta da corrida, porém, mudou quando o brasileiro atacou o indiano na Raidillon, tomando a primeira posição. Alguns carros do pelotão de trás, como Jake Hughes e Devlin DeFrancesco, escaparam da pista, com Alexander Peroni, piloto da Campos, parando na barreira de proteção. O Safety Car Virtual foi acionado.

A corrida foi retomada ainda na segunda volta, com Daruvala sendo superado por Tsunoda, caindo para a terceira colocação, enquanto David Beckmann despencava na classificação. O indiano caiu para quarto ao ser superado por Leonardo Pulcini na terceira volta de prova. Quem começou a crescer na corrida foi Felipe Drugovich, que depois de largar em 23º, apareceu em 18º após três voltas.

Pulcini abriu ataque contra Tsunoda na quarta volta, e conseguiu a ultrapassagem para assumir a segunda posição, aparecendo distante 3s5 em relação ao líder Piquet. Um pouco mais atrás, foi a vez de Daruvala deixar Tsunoda para trás, retomando a terceira colocação. O japonês, então, passou a ser pressionado por Robert Shwartzman, que tinha Juri Vips próximo.

Na sexta volta, Shwartzman passou com facilidade sobre Tsunoda, tomando a quarta posição da prova. Quem também começou a avançar foi Christian Lundgaard, que tomou a oitava posição de Liam Lawson. Na frente, Daruvala voltou a ocupar a segunda posição na sétima volta, depois de superar Pulcini no sétimo giro da prova em Spa-Francorchamps, enquanto Vips entrou no top-5 ao superar Tsunoda.

Shwartzman assumiu a terceira posição da prova ao superar Pulcini na oitava volta da prova, enquanto Lundgaard avançou ao sétimo posto ao deixar Richard Verschoor para trás. Na décima volta, Shwartzman tomou a segunda posição de Daruvala, fazendo uma bonita ultrapassagem pela linha de fora da reta Kemmel, usando a asa móvel de seu carro.

Piquet viu Shwartzman baixar a vantagem para menos de quatro segundos, mas conseguiu controlar a distância em relação ao russo. Mais atrás, Logan Sargeant, punido ainda por um incidente na largada, superou Liam Lawson para assumir a 12ª colocação. Marcus Armstrong foi outro que avançou, ganhando a oitava posição de Max Fewtrell na 14ª volta.

A corrida se encaminhou para a volta final com Vips conseguindo linda ultrapassagem sobre Tsunoda e Pulcini na Raidillon. Os dois rivais escaparam da pista e também foram superados por Lundgaard. Na frente, Piquet seguiu para vencer pela primeira vez na temporada, sendo seguido por Shwartzman e Daruvala.

Deixe seu Comentário

Comentários