Card image
Capa da Semana
Fórmula 2: Drugovich conquista a Espanha com duas vitórias!

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 23/05/2022
  • Atualizado: 23/05/2022 às 14:55
  • Por: Venicio Zambeli

Um final de semana inesquecível. Isso é o mínimo que Felipe Drugovich pôde dizer sobre sua participação na 4ª etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 2, disputada em Barcelona, na Espanha, neste fim de semana. Vencedor da prova do sábado, o brasileiro repetiu a dose na principal corrida da rodada no domingo, ampliou sua vantagem na liderança na tabela de classificação e, de quebra, teve a dupla vitória na principal categoria de acesso à Fórmula 1 como presente de aniversário.

Arte: Thomas Bento

A primeira prova no sábado foi marcada por uma sensacional largada, recuperando-se de forma perfeita de uma sexta-feira em que viveu uma tomada de tempos complicada e de uma punição imposta pelos Comissários Desportivos.

Felipe Drugovich vence na Espanha na F2
Piloto brasileiro lidera os concorrentes em Barcelona – Foto: Dutch Photo Agency / divulgação

Décimo colocado na tomada de tempos depois de um erro na estratégia, Drugovich deveria largar na pole position na Sprint Race, disputada em Barcelona, obedecendo a regra de grid invertido entre os 10 primeiros. Entretanto, a perda de três posições fez com que o piloto da equipe holandesa MP Motorsport largasse em 4º.

Com uma partida perfeita, Felipe Drugovich superou dois concorrentes à sua frente – o pole position Calan Williams teve que largar dos boxes – e assumiu a liderança da prova antes mesmo de chegar à primeira curva. Depois disso, o piloto de Maringá, PR, tratou de abrir e manter uma diferença superior a 1s para deixar Ayumu Iwasa, o segundo colocado, fora da zona de detecção de abertura da asa móvel, o DRS.

Felipe Drugovich vence na Espanha na F2
Felipe Drugovich comemora com a equipe MP Motorsport – Foto: Dutch Photo Agency / divulgação

Algumas voltas depois, a rodada do estoniano Juri Vips provocou a intervenção do Safety Car, o que fez com que a vantagem de Felipe Drugovich deixasse de existir. O brasileiro novamente fez uma boa relargada e então passou a abrir vantagem, que chegaria a 2s na bandeirada depois de marcar a melhor volta da prova duas vezes, o que lhe valeu um ponto extra na tabela de classificação do campeonato.

Na corrida de domingo, partindo da 10ª posição por conta do resultado obtido na tomada de tempos na sexta-feira, Felipe Drugovich – assim como no sábado – fez ótima largada e, ao fim das primeiras curvas, havia superado três concorrentes para assumir o 7º lugar.

Felipe Drugovich vence na Espanha na F2
Festa no pódio para o líder do campeonato da Fórmula 2 – Foto: Dutch Photo Agency / divulgação

Utilizando pneus de composto mole na primeira parte da prova, Felipe Drugovich esticou ao máximo seu “stint” e foi o último piloto com esta estratégia a parar nos boxes para a troca obrigatória, na 16ª volta. Após a troca, o piloto da MP Motorsport voltou à pista em terceiro dentre os pilotos que já haviam trocado pneus e logo tratou de atacar o dinamarquês Frederik Vesti para assumir o ainda “virtual” segundo lugar

Depois que os pilotos que utilizaram a estratégia contrária já havia feito sua para e com um ritmo bem mais rápido que o líder – que havia feito sua troca bem mais cedo –, o piloto de Maringá (PR) não demorou a se aproximar do australiano Jack Doohan e, na 27ª volta das 37 previstas, o ultrapassou no final da reta de largada para assumir a liderança efetiva e real da prova.

A partir daí Felipe Drugovich, avisado pela equipe, preocupou-se em abrir distância sobre Doohan por conta da possível punição por infração no momento do pitstop – que acabaria sendo aplicada apenas à equipe. Sempre mais rápido que o segundo colocado, Drugovich recebeu a bandeirada com 5,6 segundos de vantagem sobre o australiano.

Felipe Drugovich vence na Espanha na F2
Felipe Drugovich correu sob os olhares das equipes da F1 – Foto: Dutch Photo Agency / divulgação

Assim, excetuando-se o formato de 2021, quando foram disputadas três provas em cada etapa, Felipe Drugovich é o primeiro piloto na história da Fórmula 2 que venceu as duas corridas de um mesmo final de semana desde 2017. E, com mais 25 pontos somados à tabela de classificação, o brasileiro ampliou sua vantagem sobre Theo Pourchaire, 8º colocado hoje. Após Barcelona, Drugovich tem 86 pontos, 26 de vantagem sobre o piloto francês, o vice-líder.

“Final de semana impecável, fantástico. Graças a Deus fiz novamente uma boa largada e depois conseguimos esticar o stint com o pneu macio, que era nosso principal foco na estratégia, para ter o pneu duro mais novo que os outros pilotos quando eu voltasse à pista”, contou Felipe Drugovich. “Precisamos organizar melhor a classificação, o ritmo ‘está lá’, mas temos que ter estratégias mais simples. Nosso pacote para o ano está muito bom e agora vamos para Mônaco”, completou.

 

Enzo Fittipaldi também foi bem na Fórmula 2 na Espanha

Enzo Fittipaldi voltou a pontuar nas duas corridas da Fórmula 2, disputada no Circuito de Barcelona, na Espanha. O piloto da Charouz terminou em oitavo e em sexto lugar nas duas provas, respectivamente.

Felipe Drugovich vence na Espanha na F2
Enzo Fittipaldi foi bem novamente e pontuou mais uma vez na F2 2022 – Foto: Dutch Photo Agency / divulgação

O resultado confirma o ótimo momento de Enzo Fittipaldi na principal categoria de acesso à Fórmula 1. É a terceira corrida seguida que o piloto chega na zona de pontos – em Ímola, o brasileiro terminou na segunda posição, conquistando seu primeiro pódio na F2.

A 5ª etapa da Fórmula 2 será no próximo final de semana, em Mônaco.

Confira a classificação do campeonato (10 primeiros):
1 Felipe Drugovich (BRA) – 86 pontos
2 Theo Pourchaire (FRA) – 60
3 Jehan Daruvala (IND) – 41
4 Liam Lawson (NZL) – 37
5 Marcus Armstrong (NZL) – 36
6 Logan Sargeant (EUA) – 36
7 Richard Verschoor (HOL) – 32
8 Ralph Boschung (SUI) – 32
9 Juri Vips (EST) – 30
10 Ayumu Iwasa (JAP) – 28

Texto base: Erno Drehmer / divulgação

Fotos: F2 / divulgação

Deixe seu Comentário

Comentários