Card image
Copa Truck
Copa Truck: Paraná faz a festa em Londrina para o novo líder do campeonato

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 11/07/2022
  • Atualizado: 11/07/2022 às 11:10
  • Por: Ana Oliveira

Londrina (PR) recebeu a Copa Truck com muito sol e calor na tarde deste domingo (10). O circuito de 3.145 metros registrava temperaturas de 45,1 graus Celsius minutos antes da largada, enquanto a temperatura ambiente esteve na casa dos 27 graus. As duas corridas, bastante disputadas, tiveram vitória do paranaense Wellington Cirino, da Mercedes-Benz, e do paulista Paulo Salustiano, da Volkswagen.

Londrina recebeu a quinta etapa da temporada 2022 da Copa Truck (Foto: Rafa Cateland)

Em uma pista de médias de velocidade mais baixas em comparação com outros circuitos, a exigência com os freios era significativamente menor; por isso, os pilotos tinham de trabalhar para manter as temperaturas do conjunto mais altas e economizar no resfriamento. Em média, nas provas deste domingo, as pastilhas chegaram a registrar quase 660 graus de pico segundo aferição realizada pela engenharia da Fras-le, fornecedora oficial das pastilhas de freio da categoria.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Wellington Cirino largou pela primeira vez da pole position no ano e venceu pela quinta vez em dez provas. Beto Monteiro era o segundo colocado, mas teve de cumprir passagem obrigatória pelos boxes por causa do excesso de emissões e terminou na 16ª posição geral. Assim, Roberval Andrade ficou com o segundo lugar e completou a dobradinha da Mercedes, com Paulo Salustiano fechando os três primeiros.

LEIA MAIS:
Cirino e Salustiano vencem corridas da Copa Truck em Londrina

Na inversão dos oito primeiros colocados do grid, o paranaense Jaidson Zini largou na frente com Evandro Camargo em segundo. Camargo, no entanto, escapou da pista na primeira curva, rodou e ficou virado de frente com os caminhões que vinham pela pista. Felizmente, todos conseguiram desviar e a prova continou.

Salustiano foi galgando posições até ultrapassar Zini – com um leve toque entre os dois no final da reta oposta, o que rendeu ao piloto do Volkswagen #55 uma advertência e a adição de três pontos em sua cédula desportiva -, e dali em diante o paulista abriu distância tranquila enquanto Zini tentava se manter em sua posição. Ele só foi superado novamente por Roberval Andrade, que terminou novamente na segunda posição. Zini fechou o pódio em terceiro.

Cirino, vencedor da primeira corrida, terminou a segunda com bons pontos e o sétimo lugar, tendo Beto Monteiro em oitavo – o pernambucano da Volkswagen cruzou a linha de chegada em quarto, mas recebeu uma punição de 20 segundos em seu tempo de prova, novamente por excesso de emissões.

A tabela do campeonato antes de Londrina tinha Beto Monteiro com seis pontos de vantagem sobre Wellington Cirno. Após as corridas deste domingo, agora é Cirino o novo líder, e com seis pontos de vantagem sobre o oponente (164 a 158). Felipe Giaffone, que teve de largar do final do grid e conquistou um nono e um sexto lugar, segue em terceiro na tabela com 144 pontos. Paulo Salustiano segue em quarto, agora com 138, seguido de Débora Rodrigues fechando os cinco primeiros colocados.

A próxima etapa da temporada acontece em São Paulo (SP) no dia 21 de agosto, no Autódromo de Interlagos.

Deixe seu Comentário

Comentários